SINAL DE VIDA

Na sessão da Câmara de quarta-feira

Estive presente na sessão de quarta-feira na câmara onde desde o inicío da mesma senti um clima de muita tensão, alguns vereadores estavam visivelmente incomodados com a minha presença, pois não paravam de me olhar, até próximo do término tudo corria tranqüilo até que levei algumas indiretas, como foi a do Vereador Edmilson Galeno/PR que em um dado momento chamou a oposição de Americano seu distrito de "cambada de fofoqueiros" e tabém afirmou que tinha gente em Santa Izabel escrevendo muita coisa, fazendo críticas que não tinham cabimento e que escrever era fácil mas estar na pele dos vereadores era difícil, tem mais o Vereador afirmou veemente que vereador só serve pra pedir mesmo e nada além, que o papel deles é esse, pois ao vereador vai a crítica: o Senhor deveria ter estudado um pouco mais sobre o seu papel até mesmo antes de ser candidato, parece que o senhor não leu minha matéria no Jornal O Impacto, se a tivesse lido saberia o minímo que um vereador pode fazer, só pedir é muito pouco, o senhor e os demais tem é que cobrar, ir em cima, só pedir faça-me rir vereador.
Esperei mesmo foi pelo posicionamento do Presidente da casa o Vereador Nunes Promoções que ao final também deu sua alfinetada, disse ele: "A imprensa é livre para publicar o que quiser, só tem que fazer isto de forma responsável, esta casa está aberta a você Diego, ao Bruno Marques e a qualquer outra pessoa que quizer informações, disse ainda: antes de publicar algo como a matéria das diárias venha até mim, pois você ficara mais respaldado, me procure e eu te digo o que você poderá publicar e estamos ao lado da gestão sim, mas a partir do momento que o executivo falha sentamos e conversamos para corrigir os erros democraticamente"

Minha resposta: Caro Presidente da Câmara não tive tempo de ficar para conversarmos, mas gostaria que soubesse que tudo o que publico e faço é sempre com muita responssabilidade, a respeito das diárias enviarei documento pedindo esclarecimentos ainda na semana que vem, não o fiz antes por falta de tempo, porém quando puliquei a matéria não afirmei nada apenas propaguei o tal boato das diárias, fique o senhor Excelência tranquilo, agora a sociedade izabelense quer esclarecimentos sobre esta questão, quanto a consultá-lo para saber o que posso publicar ou não, penso que como nunca tive um tutor minha inconformidade com as mazé-las que atingem meu município jamais permitiriam que vossa excelência o fosse, quanto a cobrança as possíveis falhas do executivo vossa excelência não deve estar morando em Santa Izabel, pois se as tais cobranças fossem realmente feitas nossa cidade não estaria na situação que retratei em minh matéria no Jornal: Santa Izabel, cidade sem oposição, aconse-lho o senhor a lê-la.
 
COMENTÁTIO DO BLOG
 
Em fim sinal de vida da outra!
 

BRAVATA

 Na sessão de quarta passada o vereador presidente da Câmara, segundo o blog do Diego Sousa, haveria afirmado: " esta casa está aberta a você Diego, ao Bruno Marques e a qualquer outra pessoa que quiser informações".
O leitor deste blog sabe, eu publiquei aqui a "nota de esclarecimento" que enviei ao vereador, colocando-me a disposição para o diálogo e mesmo uma parceria para divulgar o trabalho dos vereadores. A "nota" continha meu e-mail e meu telefone. Nunca tive a honra de receber um telefonema do presidente da Câmara para falarmos sobre coisas do Estado, tem tanto que quero saber.
O problema é esta mentalidade provinciana de achar que o opositor é um inimigo, podemos conversar, ver o que juntos podemos fazer para melhorar nossa cidade, não devemos ser inimigos, devemos ser um o contraditório do outro racionalmente. 

MAX CLARK

Caro amigo Max Clark, em seu comentário ontem você disse: "tenho muito orgulho de ter tido você como professor". Posso afiançar-lhe que meu orgulho é tanto quanto ou mais que o seu por ter sido seu professor. Uma das coisas que gosto na minha profissão, é a possibilidade de conhecer muitas pessoas todos os anos, sempre se tem alunos novos. Desses alunos um ou outro acaba extrapolando a esfera educacional, e acabam-se tornando amigo. Com você aconteceu isso.
Fico feliz por você ler-me aí de São Paulo. Um grande abraço! 

"cambada de fofoqueiros"

Segundo o blog do Diego Sousa, o vereador Edimílson Galeno fez a seguinte afirmação sobre a oposição em Americano: "cambada de fofoqueiros".
É preciso ter preparo para a vida pública, imaginem não respeitar a oposição que é salutar à democracia por permitir um outro ponto de vista de uma mesma realidade.
Quem não respeita a oposição, tem aspirações totalitárias que ameaçam qualquer República.

COMO PODE?

O blogueiro Diego Sousa fez a seguinte afirmação: "o Vereador afirmou veemente que vereador só serve pra pedir mesmo e nada além, que o papel deles é esse".
Imaginem só uma coisa dessas, como pode um parlamentar ter este nível de mentalidade. Vereador é um parlamentar não um pedinte; é um fiscal do povo, não um subordinado.
 A função do vereador é importantíssimo para o sucesso municipal, se ele não cumpre sua função constitucional, não tem razão para ele estar na Câmara, afinal pedir por pedir qualquer um pode, não precisa ser vereador para isso, agora, legislar só um vereador, eleito pelo povo, pode.

Ademir Andrade deixa a política

andrade
O “Blog do Bacana” anuncia, após ouvir o vereador Ademir Andrade, que este está deixando a política e não mais pretende ser candidato a cargos eletivos.
Ademir, que é presidente regional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), declarou que pretende também deixar a presidência do partido, mas, emenda que cumprirá o seu mandato de vereador até o final.
Referindo-se ao caso CDP, quando chegou a ser preso por suposto envolvimento em irregularidades na companhia, e acabou sendo condenado, em primeira instância, pela Justiça Federal em ação civil de improbidade administrativa, Ademir deita mágoas: "Fui e estou sendo perseguido, não tenho mais motivação para a política, não tenho mais ânimo. O jogo é muito pesado, esses vagabundos me perseguem e já perdi muito, já não tenho mais como continuar.".
Ademir Andrade, que chegou a ser senador da República por um mandato, unge o jovem deputado Cássio Andrade (PSB), como seu herdeiro político: “...ele tem disposição e juventude, eu já não tenho nem uma coisa nem outra.", vaticinou o vereador.
Eu digo sempre que a política é a uma das profissões mais mercuriais do mundo: ela sobe os seus prisioneiros aos píncaros da glória em um dia e os desce aos quintos dos infernos em outro. O guerreiro que quiser repousar, deve, como decidiu Ademir, tirar-lhe as vestes.

Blog do Parsifal

BLOGSFERA

Lendo a postagem do Diego, que reproduzi acima, lembrei-me de quando comecei a fazer o Blog do Bruno Marques. Meu principal objetivo era armazenar o que penso. Primeiramente tive a ideia de gravar-me falando sobre o que penso, porém o incentivo do Ariel para fazer um blog acabou sendo mais determinante.
Jamais pensei que esta história de blog ia pegar mesmo em Santa Izabel como em São Miguel, pensava que isso era uma possibilidade remota. Enganei-me, a postagem do Diego demonstrou isso.
Pela segunda semana seguida "blog" é tema na câmara, veja onde chegamos.
Essa repercussão foi possível por causa do estilo dinâmico e agressivo do blogueiro Diego Sousa. Esse estilo levou seus textos para o centro do debate político, seus textos suscitaram debates, levantaram bandeiras. Tornou dizível o indizível. 


Foto do blog do Ariel Castro da BR-010. A cratera interrompeu o tráfego na rodovia  isolando São Miguel deste lado de cá da região nordeste.

NO SÁBADO

Na noite de sábado dia 29-06 de 2008, marcamos uma conversa com o Marió e o grupo que defendia o nome do professor Franciel, entre tantos, eu, Tiago Sousa, Diego Sousa, Capitão Elias.
Quando o Marió chegou ao Conexão, acompanhado do seu coordenador político Edílson Veterano, o franciel estava no portão central da escadaria, o Franciel deu às costas e nem cumprimentou o Prefeito.
Naquele momento percebi o quanto era difícil para o Franciel aceitar a ideia de ser vice do Marió. Só estava sendo por pedido de uma parte do grupo que considerava a vice como estratégia para fortalecimento do nome para as eleições de 2012.
A conversa não foi boa para nós, pois o Marió já estava fechado com o grupo da professora Milani e do presidente do paratido Rodíson. O Franciel ficou mais desgostoso.
Do Conexão fui para o Luna, onde ocorreram os fatos que já narrei. como já disse na outra postagem, fui para casa, mas minha vontade era de ir naquela hora mesmo na casa do Franciel e dizer-lhe para não ser candidato a vice do Marió, eu sabia que ele só precisava me ouvir pedir-lhe isso, pois éramos cúmplices, nós comparo à época como Fidel e Che, se não pela importância, mas pela confiança que tínhamos um no outro, e que temos até hoje apesar da distância.
Pedi para o Franciel desistir pelo que vi no Luna, vi ali que o PT no governo seria ostracizado, já discutíamos sobre isso em nossos debates, porém lá tive certeza.
Relatei-lhe o que iria acontecer com ele se o Marió ganhasse, e não deu outra.
Hoje não sei se fiz certo, às vezes acho que não, tavez se o Franciel fosse o vice, a história do PT nesse governo tivesse sido outra, porque não chegaria só o Franciel, chegaria o nosso grupo, éramos muito democráticos, o que a maioria decidia nós fazíamos. Imaginem um grupo chegando na vice da república izabelense com o Diego , o Tiago, eu, já teríamos dado um Golpe de Estado democrático, se é que isso é possível.

COMENTÁRIO DO BLOG

Caro leitor, estou escrevendo estas memórias para que elas possam ser armazenadas em outra memória que não a minha que é finita e há de acabar-se um dia e com ela esse eventos tão importantes na minha vida. Espero que você não se sinta enfadado e consiga apreciá-las de alguma forma.

HISTÓRICO

Professores no Tauá saem às ruas no dia de paralisação nacional pela educação. Chamo a atenção para o caso do Tauá, porque lá a situação sempre foi feia para os professores, para se ter uma ideia muitos admiram a gestão do Marió neste sentido, assim como eu em parte.
Porém a cultura de subordinação gerada pelos contratos sempre impediu de a categoria se manifestar, como agora houve concurso, nasce um incipiente movimento que reivindica o PCCR da categoria entre outras bandeiras. Isso mostra a importância do concurso público para as lutas dos trabalhadores.

PARABENIZO TODOS OS POUCOS E CORAJOSOS PROFESSORES QUE SE PROPUSERAM A ENFRENTAR O PODER ESTABELECIDO NO TAUÁ.

ONDE ESTÁ O DIEGO SOUSA?

O meu amigo Diego Sousa está em missão profissional em outro município durante toda esta semana. Acredito que é por isso que ele não atualizou o blog. Estou ansioso, espero que ele consiga postar alguma coisa logo, ele tem muita coisa para dizer da reunião da Câmara, falei com ele rapidamente ontem por telefone.

COMENTÁRIO DO LINO

Lino disse...
TRÂNSITO PREOCUPANTE
Faz-se um apelo a nossa Direção de Trânsito,para que verificasse cotidianamente a av. Pedro Constantino em toda a sua extensão. Por trater-se de uma via estreita para o intenso e movimentado tráfego,não comporta o estacionamento por longo período, de veículos pesados (carretas,carros-tanques,caçambas) etc., que algumas vezes, até interceptam garagens.
Com a prática,alguns transeuntes obrigam-se a movimentar-se entre o veículo estacionado e o que está em movimento,em flagrante perigo, já que nem todas as calçadas permitem locomoção normal. Também seria providencial,
se tivéssemos indicadores de velocidade máxima,pois têm-se verificado excesso nesse sentido,pondo em risco a todos.
Agradece-se a atenção.


COMENTÁRIO DO BLOG

A situação do trânsito na cidade é terrível, reina a anomia. A gestão do Marió tem pontos positivos, porém entre as críticas que se pode fazer a sua era no governo, foi a falta de cuidado com a organização da cidade, isso compromete o nosso bem estar, estamos na contra-mão do desenvolvimento urbano racional que visa o bem estar dos cidadãos. Faltou pulso neste sentido, o poder público se omitiu.
Por onde sen anda os "cidadãos" jogam seu lixo na rua, como pode? Não consigo entender porque esse pessoal faz isso, como achar que a rua não é a extensão de sua casa.
Quando, o caro leitor, estiver andando pelas ruas de nossa cidade, repare quanto lixo tem na frente da casa das pessoas e nas ruas. Chamo a atenção para isso, porque estamos tão acostumados a ver tudo sujo que já nem reparamos. Não podemos achar que aquele lixeiro fétido que é a entrada da feira de peixe é normal, pode ser diferente. Se a sociedade não se importa com isso, o governo deve motivá-la a se importar e cumprir seu papel de gestão do Estado objetivando o bem comum.
Ao vim de Castanhal ontem, vi um casal limpando o mato da frente da casa, jogaram o mato na rua, estreitando o espaço de passagem de veículos, quanta falta de consciência.
 Vejam o exemplo da feira, é ridículo aquilo, as barracas não estão nas calçadas, estão nas ruas, já quebrei um retrovisor lá, já bati a cabeça em uma travessa de uma barraca daquelas.
Essa mazela estrutural é uma das marcas negativas que a gestão do Marió vai deixar. O futuro prefeito deve atacar isso, não deve ignorar de forma alguma, sob pena de transforma-se em uma situação sem solução por envolver uma séria questão social, no caso da feira, trata-se da sobrevivência daqueles que tiram seu pão naquela labuta.
Eu tenho uma proposta de solução para o problema, em um outro momento, mais adequado, exponho a vocês.

COMENTÁRIO DO COMENTÁRIO

Prof. Luiz Santos disse...

Dom Bruno,
Também concordo em parte com o Weber. O que gostaria de expor é que "Recursos financeiros suficientes" não necessariamente significa riquezas. Talvez o contentamento com o que possui, ou com o que nao tem.
Na minha visao, o politico por vocação, que viveria PARA a politica seria de carater solido o suficiente para nao trocar seus valores por recursos financeiros.
Um carater integro, puro, intocável, capaz de nao corromper-se pelo vil metal.
Cara...acho que viajei...mas sabe como é...um materialista histórico...crescido no bairro novo...com toda essa poeira...sei não.kkkkk

Maxi

Max disse...

Grande Bruno,
Seu blog já entrou, há muito, na minha lista de favorito, tenho muito orgulho de ter tido você como professor de portugueis (sacanagem), como amigo e agora de poder ler este blog. Parabéns de verdade, e torço para que este blog contribua para a qualidade de nossa querida cidade, que nossos políticos pensem antes de jogar a ética no lixo. Gostaria de sugerir que você fizesse uma coluna que cobrasse melhorias na estrutura de nossa cidade: limpeza, saneamento básico, escolas e creches. Quem sabe o senhor Kató, não haja agora como administrador.
Um abraço daqui de São Paulo,
Max Castro Cunha

BLOG DO BRUNO MARQUES disse...
Não me assusta caralho!!! Quase dou um desmaio com o tal "portugueis". Se você foi capaz de ter um asacada dessa no manuseio da palavra escrita, é sinal de que consegui te ensinar alguma coisa!! Um grande abraço Max!

Anônimo ataca Ed

"E desde quando Edmilson Rodrigues pode se vestir do rei da moralidade ?
Alguém aí se lembra que suas contas nunca foram aprovadas no Tribunal de Contas dos Municípios ?"

É vero ????
Blog do Bacana
COMENTÁRIO DO BLOG
Não me espanta em nada as contas do Edmílson não terem sido aprovadas, o que me assusta é as que são aprovadas pelo TCM que é um órgão ineficaz por causa da forma como são escolhidos os conselheiros. É por indicação do governador. Imagina se o TCM irá contra os interesses do governo, mesmo sendo um órgão do legislativo, jamais. O Edmílson é ou não governista? É mais isso que determina se a prestação de contas será ou não aprovada.

Extra, extra, extra

 


Sérgio Duboc acaba de pedir exoneração do Detran.
É que amanhã ele vai depor sobre o caso da Alepa, e Duboc achou melhor pedir afastamento para se defender das acusações.
Para substituí-la o nome mais cotado é de Maria do Céu, que trabalhou na Sepof no governo Jatene I.
Blog do Bacana

ÉTICA IZABELENSE

Funcionário Público Bruno;
Queremos primeiramente parabenizá-lo por ser um dos precursores na
área dos “Blogs”, esta é uma excelente ferramenta de comunicação. O
sucesso já está tão grande, que outros municípios estão adotando a
forma como sua pessoa disserta e trata dos temas. Parabéns!
Bom, mas agora o assunto é outro...
Sempre estamos mirando os políticos, esse acaba sendo um tema metódico
mas necessário, contudo, achamos oportuno explanarmos também outras
áreas....
Pois bem...
Há uma semana, nossa equipe fez uma perícia apurada nas padarias de
nossa cidade. Constatamos inúmeras irregularidades, sendo que a
principal refere-se a higiene dos estabelecimentos. Tem gente que pega
verminoses e
H pylori (Helicobacter pylori é uma espécie de bactéria que infecta o
revestimento mucoso do estômago humano) devido a falta de higiene.
Em todas as 7 padarias que fomos, incluindo centro e periferia, observamos:
- Pães que não são vendidos no dia e são aproveitados no dia seguinte,
sendo que tem 2 padarias que ainda colocam o letreiro “Produção
Diária”;
- Apenas uma autorizou a entrada de um de nossos agentes. Diga-se de
passagem, não ficou feliz com o que viu;
- Barata e Lixo próximos das formas de pães;
- Vitrine com moscas;
- Uma das padarias divide o espaço com o cachorro, sendo que o mesmo
quando está com sede, lambe a água que escorre de um dos freezer que
armazena refrigerante;
Isso é o menos importante, o pior problema trata-se deste:
A PESSOA PEGA NO DINHEIRO E COM A MESMA MÃO PEGA NO PÃO E LHE SERVE!
TEM CASOS QUE USAM UM SACO EM FORMA DE LUVA, MAS O MESMO TAMBÉM ESTÁ
INFECTADO, POIS SENTAM MOSCAS, TROCAM DE MÃO, UMA VEZ PEGAM COM A
DIREITA, OUTRA COM A ESQUERDA (A QUE EM MOMENTO ANTERIOR) PEGOU NO
DINHEIRO!
Em cidades, que de fato a vigilância sanitária atua e que o freguês é
exigente, situações como essas não acontecem, pois tem uma pessoa
EXPECÍFICA para ficar no caixa. Em Santa Izabel isso é pouco, ou
melhor, pouquíssimo comum! Pois os empresários visam única e
exclusivamente o lucro, empregando poucos funcionários, logo, o mesmo
funcionário tem que:
- Atender o cliente;
- Colocar o pão na sacola;
- Pegar o dinheiro e passar o troco;
- Receber mercadorias;
- Limpar o estabelecimento no final do dia;
- Prestar contas do dinheiro apurado;
Bom, isso é apenas a ponta do yceberg do que detectamos, sugerimos que
coloque em discussão este tema em seu blog, de repente, nossa opinião
não reflete a realidade. Quem sabe também alguma padaria queira se
manifestar, pois se dependemos dos órgãos públicos enquanto
fiscalizadores, é melhor esperarmos o Clube do Remo subir para
primeira divisão.

PROFESSOR LUIZ SANTOS



Prof. Luiz Santos disse...
Meu Caro Bruno,
Parabenizo você mais uma vez pelo dom de usar a palavra escrita com presteza, verdade e vontade.
Essas situações todas que vivemos em nossa cidade, sem governo para o povo, sem OPOSIÇÃO como bem esclareceu o Diego Souza,sempre me faz lembrar algo que já li em algum lugar.(sabes bem que é no elo do mundo dos intelectuais com minha vida Bairronovística que busco suportar viver neste mundo que vivemos).
Pois bem, esta sua postagem fez-me relembrar um texto que reli recentemente de Max Weber "Política como vocação" Weber discorre sobre o processo de formação do Estado Moderno destacando como ele foi acompanhado com o surgimento de uma figura muito peculiar no Ocidente: o político profissional.
Ele diferencia dois tipos essenciais do políticos: os que vivem para a política e os que vivem da política.
O político que vive da política é aquele que não possui recursos materiais para a sua subsistência para além dos recursos provindos da própria atividade política. Sua atuação pública se confunde com uma luta não apenas por ideais comuns ou interesses de classes, mas também pela conquista de meios de conseguir renda, o que de alguma forma prejudica a capacidade de distanciamento para a análise racional dos problemas de seu cotidiano enquanto profissional da política.
Já o político que vive para a política representaria o tipo ideal no âmbito de atributos do político vocacionado, pois sua independência diante da remuneração própria da atividade política significa, também, uma independência de seus objetivos no decorrer da vida pública. Sua conduta pode esta voltada para a busca de prestígio, honra, ideais, ou até mesmo do “poder pelo poder”, mas não tomaria como prioridade a busca por recompensas financeiras em decorrência da profissão política, pois já disporia de recursos materiais suficientes.

E antes que alguém queira me processar....SÃO Palavras do MAX WEBER.


COMENTÁRIO DO BLOG

Caro amigo e professor Luiz Santos, achei a teoria de Weber muito interesse apesar de estéril.
Gostei dela porque adoro apreciar esta capacidade cognisciva do homem de criar realidades a partir de conceitos abstratos fruto do exercício intelectivo, porém considero-a estéril por ser elitista demais, não tem como se sustentar uma teoria dessa. Sempre considerei Weber elitista apesar de adorá-lo como pensador.
Não desacordo totalmente desse raciocínio, em verdade só desacordo da afirmação de que para ser o tipo ideal de político se deva ser rico, ou pelo menos não ser pobre, ou desempregado.
O político ideal não precisa ter posses, precisa ter caráter e isso independe de classe social depende de cada homem, da sua subjetividade, Vejamos os vários exemplos de homens de posses que entram na política para defender os interesses pessoais, o que os ruralistas fazem no Congresso? Olhemos exemplos como o de Chico Mendes por outro lado.






ANTES DA ELEIÇÃO VI PARTE

 Em pauta a questão do transporte. Santa Izabel do Pará entrou na Região Metropolitana de Belém, depois que o Projeto de Lei 02/2001 do Deputado Cezar Colares não foi sancionado pela Governadora do Estado, Ana Júlia Carepa. Novamente o Projeto voltou para a Assembléia legislativa, que vetou a Revogação da Governadora e por isso, ficou garantido ao município que hoje se localizar na RMB. Santa Izabel Conta com duas vias para o transporte Belém/Santa Izabel e Santa Izabel/Belém, trata-se da empresa Bonsucesso (Afiliada do Grupo Expresso Modelo) e da Cooperativa Contespa.
Uma breve analise de localização: Santa Izabel dista 38 km da capital, Santa Barbara dista 40 km da capital, Benevides dista 33km e algumas linhas internas de Belém fazem um trajeto de mais de 38 km todos os dias, até aí tudo bem certo? Errado... A passagem Urbana custa nesses lugares R$1,85 e a meia passagem custa R$0,90, já em Santa Izabel a passagem custa R$3,00 e a "meia" passagem R$1,75 (façam as contas comigo 1,75 + 1,75= R$3,50 nossa!!!... a Ana Paula minha Professora no ensino médio no Marieta Emmi deve achar um absurdo, assim como eu acho, só nas contas da expresso modelo e do prefeito a metade ou 50% de R$3,00 dá R$1,75), por é óbvio questões políticas a passagem urbana ainda não foi reduzida e a câmara com os 11 bund... Opa quer dizer vereadores não da um pio.
Desmitificando a tarifa, vamos lá...
 Primeiro a desculpa das duas empresas era a de veículos confortáveis com ar condicionamento e tudo, o que hoje não existe mais, sem contar o desconforto de ônibus que vez ou outra prega, ainda tem os motoras que acham que estam guiando carroça de boi.
Segundo a desculpa de que a empresa vai quebrar, falir, fechar as portas... enfim.... não passa de mito, pois se a expresso Izabelense chegou a falir nada teve haver com a tarifa cobrada e sim com a incompetência administrativa.
Terceiro o prefeito e as empresas dizem praticar a meia passagem, o que já vimos é Mentira, no busão se paga R$1,75 e no micro R$2,00, acho que não preciso fazer os cálculos para vocês.
O quarto e ultimo mito, a distância da capital torna a tarifa de R$1,85 impraticável, como mostrei a cima outro mito, municípios que ficam ainda mais distantes que Santa Izabel praticam a tarifa de R$1,85 e vão muito bem obrigado, ninguém faliu e nem vai falir, porque o ganho nas linhas é garantido.
Ah... Ia esquecendo o prefeito disse que Mosqueiro fica na região metropolitana e a passagem é maior que a cobrada na capital, não posso aqui achar nada além do que o prefeito é um verdadeiro cara de pau, ao afirmar isso, pois Mosqueiro dista 77 km do terminal no Bairro de São Braz ( Belém continental ) até o terminal no Bairro da Vila em Mosqueiro, o que significa dizer que daria para dar uma volta de ida a Belém e uma volta de Belém até Marituba, ou seja, realmente estamos pagando o dobro do que deveria ser cobrado ( volta de ida a Belém R$1,85 + R$1,85 volta de Belém até Marituba = R$3,50).

AMOSTRA GRÁTIS

A indicação do professor Alexandre para o CAIC é uma amostra grátis de como foi a relação entre as tendência do PT no governo Ana Júlia.
A tedência que ficou com a URE foi a Articulação do vice Keko e do vereador Tubarão, uma vez na cadeira da Unidade Regional de Educação fizeram a indicação do Alexandre.
A indicação dele foi motivadada por favorecimentos múltiplos,  ele se tornaria o diretor e a Articulação faria o trabalho de tirar proveitos eleitorais do espaço de poder. Foi uma conveniência, esse foi o princípio que prevaleceu nesta indicação. Poderia ter dado certo, porém foi péssima a passagem do indicado da tendência.
A Articulação não tinha nomes na área de educação, por isso cooptou um professor da escola, entre tantos bons profissionais da escola tiveram o azar de escolher-lo.
No PT pra Valer, minha tendência à época, tínhamos muitos bons nomes que poderiam ter ocupado esse espaço, porém como éramos de outro grupo, não podíamos ocupar o espaço daqueles.
Bestialidades deste tipo aconteceram a rodo.
Isso aconteceu muito em todos os grupos. Para se ter uma ideia, o meu amigo Junhão do Caraparu que passou para a Articulação após as eleições de 2008, cristão novo no partido, conseguiu fazer indicações para a penitenciária enquanto alguns companheiros históricos eram ostracizados por serem de grupos mais fracos.
Hoje penso que deveríamos ter focado mais no partido e menos nas tendências, devíamos ter fortalecidos uns aos outros. Não quero dizer com isso que a estratégia de disputar o poder internamente foi errada, entrementes fica um gostinho histórico de que será, a depender do resultado do ano que vem, em que essa estratégia será colocada à prova eleitoralmente.

E AÍ?

Passei ontem o dia esperando a tal de bomba e nada, chega fiquei nervosa. Tomara que ela estoure hoje!

TROCADO

A primeira troca de direção de escola foi no CAIC, saiu o professor Alexandre após uma uma gestão atrapalhada e pífia, por isso urgia sua saída da escola. Para seu lugar volta a Coordenadora pedagógica Elza Macieira. A expectativa é de que ela volte a fazer uma boa gestão, como fora a anterior.

PARABÉNS

Quero parabenizar o blogueiro e anarquista Tiago Sousa pela excelente postagem sobre a questão do ônibus urbano em nossa cidade.É simplesmente perfeita, uma das melhores postagens do ano. Atendeu muito bem ao apelo do blogueiro Denis Braga. A tese relativiza todos os argumentos oficiais sobre a indecência que é o preço da passagem estudantil no município.
O Tiago está escrevendo uma série de postagem sobre questões estruturais em nosso município, devo reproduzi-la toda aqui no blog daqui uns dias, porém não resisti em antecipar esta postagem pela sua excelência.

Na noite do dia 29-04 de 2008

Em 2008 o PT por meio de votação direta dos filiados, decidiu ter candidatura própria, também por meio de votação dos filiados o nome escolhido para ser o candidato a prefeito foi o do professor Franciel Paz, tivemos dois meses para procurar alianças, mas não conseguimos, isolados vimos que seria quixotesco enfrentar um processo eleitoral sozinhos.
Após um processo tenso entre os grupos, um queria aliar-se ao Marió:  a professora Milani, professora Sandrinha, o Ronilson e o Beto do sindicato, o outro ao Gilberto: Professor Franciel, Eu, Diego Sousa. Ambos os candidatos queriam o PT de vice. Saiu vitorioso o grupo que defendeu a tese do PMDB.
Por esta razão, na condição de secretário de formação política dom partido, eu, acompanhado do professor Pedro Eduardo e do sindicalista Danilo, fui ao Luna Recepções na noite do dia 29-06 de 2008. Iríamos defender os interesses do partido na formação de chapas para proporcional.
Ao chegar ao Luna, além do incômodo que percebi nos outros com a nossa presença, entendi que havia uma estratégia armada pelo palácio Capitão Noé de Carvalho, quando os debates começaram confirmei a suspeita. A ideia governista era congregar todos os partidos aliados em duas chapas, uma encabeçada pelo PTB do Nunes, e outra pelo PMDB do Tony, os outros partidos entrariam em uma ou em outra chapa: PT, PC do B, PP, PDT, PMN entre outros que não sou capaz de recordar. Essa estratégia era perfeita para os interesses dos principais candidatos a vereador, porém acabava com os partidos pequenos, pois só iríamos servir de escada para fazer legenda para os candidatos mais ricos.
Imediatamente eu e os meus companheiros chamamos o Denílson do PC do B, o Chico da Luz do PDT, o Delegado Dilermano do PP e propusemos uma chapa desses partidos sem o PTB, nem o PMDB que vinha fortíssimo com o Tony, o Vadico, o Jr Brasil, Celito.
Após acordarmos, enunciamos para a assembleia nossa decisão. Foi um rebu danado, gente gritava, gente apupava, gente ligava, era uma confusão danada. Não nos envolvemos fomos para a sacada do Luna e ficamos aguardando, três ou quatro vezes vieram comissões nos demover da ideia, mas estávamos inamovíveis. Para a última comissão que veio nos convencer a formação de duas chapas apenas, nós recrudecemos e impusemos: ou era a nossa chapa, ou nós nos uniríamos em torno da candidatura do professor Franciel. Quando essa oportunidade surgiu, vibrei e comecei a torcer para os caciques não aceitarem a nossa insurgência e manterem só as duas chapas, esse foi o momento de todo o processo que nós ficamos mais próximos da nossa candidatura própria que era a tese que eu defendia. A questão se alongou, 4:38 da madrugada do domingo dia 30, prazo máximo para a inscrição da chapas, a coisa não estava resolvida, decidi ir embora, fui para casa, tomei duas latinhas de cerveja para esperar dar 6:00 h, nessa hora fui para a casa do professor Franciel apoiar sua decisão de não ser o vice do Marió. Eu era do grupo do Franciel e nós vivíamos um dilema danado, não queríamos a aliança com o Marió, como iríamos ser vice dele? Eu estava eufórico, pois fui levar a ele a notícia de que ainda era possível a candidatura própria bastava que não houvesse consenso na quantidade de chapas.
No domingo meio-dia o Marió conseguiu reverter a situação, convenceu os mais exaltados a aceitar as três chapas. Fiquei triste, porque morria ali a nossa chance de ter nosso candidato, mas feliz porque sabia que o partido faria um ou dois vereadores.
Por conta disso até hoje o Vadico e o Celito me responsabilizam pela derrota deles, se tivesse passado a tese das duas chapas os dois teriam entrado no lugar do Denílson e do Tuba se tivessem ficado na chapa com o PMDB.
Hoje era para o PMDB ter três ou quatro vereadores, mas a manobra que encabeçamos impediu isso. Foi um dos momentos mais quentes daquela eleição para mim.
Hoje a história mostra que o PT não ganhou nada se unindo politicamente ao PMDB no município, se tivéssemos tido o nosso candidato, o PT na eleição do ano que vem teria, uma maior capilaridade eleitoral.

VICE KEKO

O Keko virou vice no domingo dia 30-06 de 2008 às 4:00 da tarde. No domingo, após sabermos que tinham aceitado nossa proposta de chapa e a desistência do Franciel da vice, iniciou-se um novo processo de escolha do nome do vice. estavam na disputa a professora Telma e o Keko, nosso grupo fincou o pé, ou o vice era o Keko, ou o Franciel ia ser candidato na marra, na verdade era mais pressão, porém a DS aceitou e negociou com a Articulação a Secretaria de Educação. assim foi feito, com a vitória do Marió o Keko se tornou vice e a professora Telm secretária de educação.

PERDA DA SEMED

A professora Telma e a DS perderam a secretaria de educação por conta de esperteza do Marió.
A relação entre o PMDB e o PT estadual vinha se deteriorando até chegar a ponto de romper. O PMDB entregou vários órgãos ao governo da Ana entre eles a saúde.
Ocupou a saúde o PT, representantes da Articulação em Santa Izabel correram em Belém e conseguiram emplacar a diretoa da Regional de Saúde, no lugar da Carla Kató irmã do Marió. A saída da Drª Carla seria natural, porém o Marió aproveitou a situação e despachou o pessoal da professora Milani como se fosse retaliação pela saída de sua irmã. O grupo da Milani já estava incomodando o governo, pois não atendia aos pedidos políticos de outros partidos só os da DS.
O mais engraçado disso é que até hoje a DS culpa a Articulação pela derrocada na SEMED, quando na verdade a Articulação só teve o mérito de indicar, a saída da Dr. era certa já.

CONTRADIÇÃO

Uma das maiores contradições políticas do PT izabelense foi a postura de membros da DS ligados à professora Milani.
O grupo dela defendeu com unhas e dentes a aliança com o Marió no debate interno do partido. Venceram a eleição, ocuparam a educação, fizeram lá seu nepotismo, sua politicagem.
Ano passado, no dia 7 de setembro, vi a professora Milani segurando um microfone bradando contra o prefeito que ela ajudou a eleger, e o píor levando um monte de senhoras com ela por debaixo de sol e correndo o risco de um confronto com a polícia.
 o que justifica uma coisa dessas?

CÂMARA

Hoje o Diego está na Câmara, vamos ver o que ele nos trará. espero que seus direitos não sejam vilipendiados na casa do povo.

NO BLOG DO DENIS BRAGA

A MEIA PASSAGEM EM SANTA IZABEL É ASSIM:

VC PAGA R$ 1,75. O PREÇO INTEGRAL É R$ 3,00.

DOMINGOS E FERIADOS NÃO SE É ESTUDANTE, POIS NÃO ACEITAM SUA CARTEIRINHA.

E AÍ?

ESSE SISTEMA DE COBRANÇA TEM QUE SER FISCALIZADO. CADÊ OS VEREADORES? E A PREFEITURA?
 
BLOGUEIROS VAMOS ENTRAR NESSA LUTA!! ( AI BRUNO MARQUES , DIEGO SOUSA, TIAGO SOUSA E OUTROS

COMENTÁRIO DO BLOG

Caro Denis, podemos divulgar este absurdo que você constata, porém a legitimidade maior para agir é dos estudantes, onde está a assossiação de estudantes? Os estudantes precisam se organizar, parece-me que esta é uma bandeira de luta aglutinadora. Na minha época tínhamos a AESIP e enfrentávamos mesmo não só a prefeitura, a empresa também.
Uma sociedade sem estudantes organizados é uma sociedade menor!

Certa vez a empresa izabelense não quis aceitar nossa meia-passagem decidimos em assembleia que ou era meia ou nada. Eu ainda comandei dois motins em ônibus juntamente com o hoje profesor Célio de Matemática e outros 12 estudantes que agora não recordo, lembro-me da quantidade, porque fui o último a assinar na lista e o meu número foi o 12. No primeiro o fiscal só anotou nossos nomes, não sei para que, no outro o ônibus parou na federal, passou quase meia hora lá  e diante do impasse viemos sem pagar de novo. A prefeitura acabou se acertando com a empresa e a coisa se normalizou.

É preciso demonstrar insatisfação. Radicalizar se preciso, pois neste caso a lei está com os estudantes, só falta a pressão social. O MP já foi acionado?

EXTRA: NO BLOG DO DIEGO SOUSA

Vice-prefeito critica ação do eterno candidato Cadinho

O Vice-prefeito de Santa Izabel Keko do PT enviou-me este e-mail em que retrata toda a sua indignação em relação ao dirigente do PSDB de Santa Izabel Doutor Ricardo Holanda mais conhecido como Cadinho que foi candidato a prefeito do municiípio nas 2 últimas eleições, a indignação se da pelo fato de Cadinho não ter se manifestado a sobre a construção de três novas penitenciárias em Americano, veja: 
E-mail de Keko: 

NÃO BASTOU A MULER NO DETRAN ELE QUIZ MAIS UM CADINHO SÓ PRA ELE

ELE QUE CHEGOU A DIZER QUE  A CONSTUÇÃO DE MAIS UMA  PENITENCIARI EM AMERICANO PELO GOVERNO DO PT ERA UMA VERGONHA.
VAMOS VER SE ELE TEM A CORAGEM DE SER CONTRA A CONSTRUÇÃO DAS 3 ANUNCIADA PELO GOVERNO ATUAL QUE ELE AJUDOU A ELEGER.
SÓ AGORA EU ENTENDI PORQUE ELE E SEUS AMIGOS, NÃO APERECERAM PARA DEFENDER AS FAMILIAS QUE MORAM AO ENTORNO DA PENITENCIARIA, E QUE FORAM DESPEJADAS PELA JUSTIÇA A PEDIDO DA SUSIPE.
PORTARIA Nº. 3.042/2011-CCG DE 12 DE ABRIL DE 2011
O CHEFE DA CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas, e
CONSIDERANDO os termos do Ofício nº. 507/2011 – GAB/SUSIPE,
R E S O L V E:
nomear ANTONIO RICARDO AMARAL HOLANDA para exercer o cargo em comissão de Vice-Diretor, código GEP-DAS-011.4, com lotação na Superintendência do Sistema Penitenciário, a contar de 1º de abril de 2011.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
CASA CIVIL DA GOVERNADORIA DO ESTADO, 12 DE ABRIL DE 2011.
ZENALDO COUTINHO
Chefe da Casa Civil da Governadoria do Estado

MAIS UM

Quero pedir desculpas aos torcedores do Fluminense pela desclassificação de domingo, título carioca agora só ano que vem, esse Flamengo não respeita o sofrimento alheio, por isso me desculpo. Quem sabe da próxima, não é?

QUE NENEM CRIANÇA

O blogueiro e meu amigo Ariel Castro está que nem criança, o seu prefeito cassado de São Miguel, volta ao madato na quinta por decisão do Ministro Aldir Passarinho.
Nene Lopes foi cassado pelo TRE, entrementes a decisão não foi ratificada pelo TSE que devolveu a cadeira para o homem.
Espero que isso facilite a candidatura do Ariel, vamos aguardar.
Oclima na cidade está tenso, alguns festejam e outros se revoltam. deve haver um reforço policial na cidade até a nova posse do Nene.

PARABÉNS AO A.C. IZABELENSE

No próximo 26 de Abril (terça-feira), o esporte de Sta. Izabel está em festa, quando o Atlético Clube Izabelense completará 87 anos de fundação.
Tendo como principal idealizador o cametaense, Manoel Ernestino da Silva, o Mestre Silva,que juntamente com outros baluartes como: Manoel Souto,Francisco Jardim e Bento Lima, brindaram a esta terra, o primeiro clube oficializado.
Nas décadas de 60 a 90, teve a honra de ter como presidentes os seguintes desportistas: José Pedro de Almeida Campos,Edilson Abreu,Junior Mártires,Antônio Simão entre outros. Destaque para os atletas que marcaram época como: goleiros, Quirica,Célio,Marques,Cacareco,Nunes, Careca e Luizinho;os zagueiros:Padeirinho,Schuterschits,Juranir,Edmilson,Formiga,Kenzol,Chico,Vicente;meio-campistas:Walter,Osvaldino,Ratinho,Pipio,Neves;os atacantes: Bira,Orlandino,Abílio,Ceará,Duca,Orivaldo,Lola,Alderico,Zé Campos.
Atualmente sob a presidência do desportista Nilson Solon e outros dedicados diretores,têm realizado significativas obras, bem como,lutando para que Frangão volte aos seus áureos tempos no Certame Paraense.
Parabéns portanto, daqueles que fizeram e fazem hoje a história deste glorioso e querido clube, desejando-lhe mil conquistas.
 
Blog do Lino Line

Rapidinhas - Já pensou Bruno Marques?

 

Já imagino até o discurso: "meu povo sou candidato, pois sei que farei o melhor por vocês, o povo merece Rôla!, Rôla pra você!, pra sua filha, sua mãe, seu pai, Rôla para a terceira idade, o povo brasileiro merece Rôla!", e o povo gritando emocionado apôs o discurso Rôla, Rôla, Rôla, Rôla é isso que precisamos.
Um cara como esse eleito entraria para os annais da história da política brasileira!
 
Blog do Diego Sousa
 
 

NO BLOG DO TIAGO SOUSA

IRRESPONSABILIDADE
 
É no minimo irresponsável a atitude da edição do jornal Destak que na coluna entitulada reporter Destak chama a senadora Marinor de sem expressão e sem voto, ora aqui está em questão a figura de uma pessoa que sempre lutou em defesa das causas populares e mantem uma conduta ética e moral intocada, ao contrário do dito cujo que a matéria faz menção como Dr. só se for das causa pessoais e de seus apadrinhados. Senado não é só para quem tem voto, mas para quem tem ficha limpa e nunca foi pego em uma batida policial. Senado é coisa séria não é parque de diversões.


É POUCO

Acho pouco a colocação que o Dr. Cadinho conseguiu no governo. Em geral é uma função que é exercida por qualquer um, até sem estudo. Para ele que é Bacharel em Direito, ser vice diretor de penitenciária, mas parece penitência, porque há um real perigo na função que um homem público como ele não poderia correr. Acredito que pelo desempenho e o resultado eleitoral que ele conquistou na última eleição, deveria ficar em uma assessoria jurídica, acho que era mais digno e estaria mais a sua altura. Se eu fosse seu assessor político, não o aconselharia a pegar uma cargo desse. Pensando nas eleições, era mais apropriado alocar no espaço, alguém de seu grupo e se preservar de desgastes. Dessa forma como o Dr. está agindo, as pessoas vão ficar com o pé atrás com ele, pois tudo que ele consegue no Estado é para sua família, e o grupo? Como o seu grupo vai se motivar a ajudá-lo, se é só no venha a nós e o nosso reino nada? 
O Dr .tem lideranças em Americano que poderiam ocupar este espaço, poderia ter prestigiado essas lideranças que também precisam ser fortalecidas.

A matéria que gerou a revolta:

 

Clique em cima para ver a imagem ampliada

etica izabelense disse...





Com certeza prof. Bruno. Diego simplesmente colocou a tona como se move a máquina da política, isso já vinha desde a era Vargas.
A corrupção começa muito antes....o próprio eleitor é corrupto, pois se vende por qualquer porcaria, como: cigarro, cachaça, camisa de futebol, rodada de cerveja, nóia, ingresso pra festa, comida, e por aí vai. Alguns até que concordo, realmente são miseráveis (falo isso no sentido literário), mas outros são extremamente OPORTUNISTAS! Sugam até a cueca do candidato. Eta povo fudido esse de santa Izabel meu! Vende o voto e depois quer cobrar do político educação, saúde, emprego, asfalto, fala sério....
Hoje é complicado ser candidato, principalmente em santa Izabel, ou você tem grana ou tá ferrado. O povão não que saber de projeto nem de idéias coletivas, vence o dinheiro e o individualismo, “o meu primeiro”.
Agora uma coisa é certa, tem carinha com o porco gordo pra gastar na campanha...e aqui mando a fala de um dos papudinhos que perambulam pela praça matriz “O tempo da política é o que mais me dou bem,durmo e acordo porre todos os dias, pois tem sempre um que me paga cachaça, seja candidato ou alguém que ande com ele, espero que chegue logo as eleições...”

LIÇÃO DA COHAB

Qual o ensinamento que ficou do escândalo na eleição da COHAB?
Para mim ficou uma lição muito estarrecedora, pois vi diante de meus olhos como é conduzido os bastidores do processo eleitoral em nossa cidade. Não que eu não soubesse, o problema é que eu nunca tinha visto, é estranho, dá uma indignação tremenda.
O Diego Sousa postou o primeiro flagrante de corrupção eleitoral da história de Santa Izabel. Espero que consigamos ter outros ano que vem. Vamos formar uma rede de anônimos em toda cidade para filmar este tipo de indecência. A meta é fazer o primeiro flagrante em eleições municipais. Do jeito que a coisa é, não vai ser difícil.

NAVEGAPARÁ SERÁ MANTIDO POR MAIS SEIS ANOS

 

A execução doprograma Navegapará será estendida por mais seis anos. A decisão foi tomada em uma reunião entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), a Prodepa e a Eletronorte. 
Durante os próximos anos, a execução do programa continuará vigorando com as mesmas condições, previstas até o ano de 2017. Os infocentros do projeto serão triplicados.
O projeto
O programa Navegapará foi lançado em 2007 e atualmente atende cerca de 900 mil pessoas em todo o Pará. O programa está presente em 45 municípios por meio de 180 infocentros públicos e 60 pontos de acesso livre.
(DOL / Com informações do Diário do Pará)

PPS VAI APOIAR A CPI DA ALEPA

 

Partido vai engrossar lista para a criação de comissão que investigará escândalo
A direção do Partido Popular Socialista (PPS) anunciou ontem que o deputado estadual João Salame, único representante da legenda na Assembleia Legislativa do Pará, vai assinar a CPI que visa apurar irregularidades na Casa. Salame será o décimo parlamentar a apoiar a comissão, que contava apenas com as assinaturas do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL), autor da proposta, e dos oito deputados do PT. Agora, só falta a adesão de mais quatro deputados para deslanchar a CPI que vai investigar o Poder. A executiva estadual do PPS também divulgou um manifesto em que reconhece "vícios e irregularidades" na Assembleia e pede o "afastamento imediato dos funcionários fantasmas, dos que foram beneficiados com supersalários e dos envolvidos em qualquer tipo de irregularidade". ORM

CONFUSÃO

Ainda bem que me confundiram com o Lino, imagina se é com o Diego que sofre ameaça e tudo. Credo em cruz!

SEMANA

A semana que passou foi quente, nunca pensei que ser blogueiro fosse tão emocionante: O Diego sofreu ameaça, o Maquei foi flagrado, o Luiz me chamou  a atenção com razão pelo baixo-calão, alguns leitores do blog me consideram o Lino. Que venha a próxima semana do resto de nossas vidas.

COMO DISSE O DIEGO: QUEM FOR PODRE QUE SE QUEBRE

etica izabelense disse...


Pois bem...agora está explicado, pois pensávamos que não estavam acreditando na informação. Nos desculpem!
Realmente tem que ter coragem pra falar, por isso que acreditamos que o PORTAL SANTA IZABEL não publicou. Deste meio de comunicação já desistimos! Vamos investir no seu blog, pois é mais transparente e o que é mais interessante, se o contador de acessos for verdadeiro, seu blog é campeão de público. Nesses últimos 3 dias o número subiu de forma considerável.
Sobre a matéria do MAQUEI AVELISMO, pra vocês verem que é verdadeira, em uma das noites que era montada a equipe para rasgar cartazes que o NUNES mandava, tinha um cidadão que sempre nos seguia e enquanto não dava um pouco da nóia pra ele, não nos deixava em paz. Nos referimos ao CARANGUEIJO, um viciado que reside no Jardim das Acássias, faz pequenos furtos para sustentar seu vício. Sempre assalta quem transita nas proximidades da BR 316 a noite, mas as vezes ele faz simplesmente o papel de olheiro, passando a informação pra outros 2 roubarem. Pois bem...quem perguntar pra ele, terá a confirmação, ele é uma testemunha ocular, mas coitado, sempre estava tão noiado que será difícil detalhar. Mas vão lá, quem duvidar, fale com ele. Não podemos falar nomes de outros, mas o MAQUEI sim, ele sabe!
Agora tem outro problema, tem um carro cinza, peliculado circulando a noite aqui na COHAB, depois da ameaça que o blogueiro Diego vem passando, tudo fica suspeito! Mas espero que nessa história vença o mocinho e não o vilão. Quanto ao carro, um de nossos agentes ficou de pegar a placa, futuramente postaremos.


COMENTÁRIO DO BLOG

Caro ÉTICA IZABELENSE, o Portal Santa Izabel tem uma linha de comunicação diferente, não tem finalidade política como os blogs, é mais voltado para eventos, e neste sentido é o melhor da cidade. Quanto ao vereador Nunes, se a coisa é assim como parece ser, é uma pena!

BAIXO CALÃO

Caro ÉTICA IZABELENSE, contenha-se com o baixo calão, o professor Luiz Santos é leitor deste blog e por conta do seu pudor estou me policiando, policie-se também se for possível, eu estou tentando, tomara que eu consiga.

Do Blog do Tiago Sousa

 

Blogueiro Sofre Ameaças

                  O Jornalista, Radialista e também blogueiro, Diego Sousa, foi procurado por um mandatário do prefeito que disse que um dos assessores do prefeito ficou muito fulo da vida pela matéria do jornal e que ele seria "queimado" na cidade se ele não parar de mexer com quem "não deve", ou seja vão começar a caça as bruxas e defamar o quanto puderem o blogueiro.Tem mais... vão fazer uma seção na camara na quarta que vem e um dos alvos dos vereadores será a matéria do jornal e sua repercução dada a ela pelo povo, será colocada em cheque a imagem publica do blogueiro pelos que não aguentam ter "oposição", se se pode chamar opositor aquele que constata a realidade, nossa cidade não tem, não teve e pelo visto não terá oposição de verdade, o que o blogueiro fez foi um excelente trabalho jornalístico e que retrata a dura realidade da nosso cidade. Já no início de seu mandato de presidente da camara o vereador Nunes afirmou com veemência: - Nesta casa todos estão com o prefeito Marió Kató...
                Ao que tudo indica os comerciantes que divulgam no jornal estão prestes a ser julgados e procurados por aqueles que não tem nenhum compromisso com a verdade e fazer propostas descabidas que nem quero cogitar aqui.

COMENTÁRIO DO BLOG
O Diego escreveu para o Jornal "O Impacto" uma matéria (postarei amanhão aqui) sobre a falta de oposição na cidade. A matéria está causando rebu. Tudo indica que ele perderá sua vaga no jornal.
Eu particularmente não vejo nada demais.
Alguns vereadores ficaram chateado s(eufemismo) com a matéria, mas não deveriam, por um lado alguns foram eleitos apoiando o Marió como o meu amigo Tony, o meu amigo Tuba, o Nunes, o Denílson, o Júnior Brasil, é claro que eles devem defender o governo que eles apoiaram. A questão fica por conta dos vereadores que foram eleitos pela oposição como o Galeno, o Boró, o Luciano, o meu amigo Totó (não lembro de que lado o PSC do meu amigo João estava, acho que era com o Gilberto).
Bom! Os vereadores de oposição em geral também passam para a situação por diversos fatores, um deles é o de atender aos seus redutos e/ou a sua forma assistencialista de fazer política.
Vejam o exemplo do ex-vereador Ceará, duas vezes vereador e não quis mais um terceiro mandato, abandonou a política, acredito que ele fez isso, porque percebeu a cíclicidade da coisa, era preciso guardar dinheiro os 4 anos para poder ter chance de ganhar de novo, principalmente em uma eleição inflacionada como a nossa. É por isso que muita gente sai falido de política, principalmente vereador. Dificilmente um não é endividado, pois atendem a demanda do povo do próprio bolso, o que é errado e obriga a uma série de descomposturas que caracterizam a nossa política, como pagar cerveja em qualquer lugar que chegue. O pior é que dificilmente se ganha uma eleição para vereador sem esse tipo de prática pelo caráter pessoal desta eleição, o candidato é um amigo, um parente o que estreita os laços entre o eleitor e o político, o meu candidato na eleição passada perdeu o voto do seu cunhado para o Zé Rosa por não ter pago uma garrafa de vinho a ele.
É essa lógica eleitoral que devemos dinamitar com candidatos que consigam vencer uma eleição pelas ideias que propaga, não pelo assistencialismo barato, como vemos em toda eleição municipal.
Ficar chateado com o que o Diego escreveu no jornal, é ter um olhar muito provinciano da política, de ser uma pessoa pública, dá ideia do nível de preparo do nosso parlamento.
O Diego está certo simplesmente, não precisa alvoroço por isso. O que o Diego constata é comum a quase todos os parlamentos de municípios do interior, é praticamente uma regra demonstrando a fraqueza de nossa república.

Pra cada ação uma reação!

 

Estive ontem conversando com váiros amigos e entregando a nova edição do Jornal O Impacto que neste mês trouxe a matéria: Santa Izabel, Cidade sem oposição, que é de minha autoria, pois bem, muitos já tinham ouvido falar a respeito da matéria que esta ganhando uma repercurssão muito grande devido o seu conteúdo. Para minha surpresa fui abordado na rua por um cidadão que me informou que o grupo do Prefeito e alguns Vereadores ficaram muito incomodados com o conteúdo de minha matéria, também pudera em quase quatro anos de gestão ninguém os "afrontou" desta forma, até aí o papo fluia bem, mas derrepente o camarada me soltou que ouvi um Aspone(Acessor de Porra Nenhuma) da prefeitura dizer que eu me "queimaria" muito por conta da publicação, só gostaria de dizer a esse acessor que será  impossível que eu me queime tanto quanto ele e o seu exclentissímo prefeito com a população de nossa cidade, mas se o que este Aspone quis dizer é que eu me queimarei com o grupo do prefeito, ele pode ficar tranquilo, pois não dependo da prefeitura para me sustentar , porém é claro que a falta de oganização e a ingestão que eles estão fazendo me atingi também, pois sou um cidadão izabelense o que não é o caso deste forasteiro que a quase oito anos se beneficia do poder em nossa cidade.

É como costumo dizer: O negócio vai tremer e quem for podre que se segure, pois a queda será certa!
 
Blog do Diego Sousa

JESUS: A HISTÓRIA MAIS REPRODUZIDA PELO CINEMA

Vivemos neste dias a Semana Santa, momento muito importante para os cristãos, e particularmente, para mim, um momento de grande inspiração.
Em comum, nesses dias, os filmes enfatizam a vida do filho de Deus, do homem enquanto divindade, enquanto mito, isso é muito importante para a afirmação da fé em Cristo e em Deus, por essa sublime razão são filmes que valem à pena ser assistidos. Lembro-me que desde criança assistia aos filmes da vida do Cristo, nas primeiras vezes chorei com tamanho sofrimento, por isso passei um tempo sem os assistir. Ainda hoje os assisto.
Desde criança o que mais me chamava a atenção na história de Jesus, muito mais que os milagres, que para mim eram secundários, era o fato de ele ser um homem. É claro que à época não tinha toda a consciência que tenho hoje, mais sentia instintivamente.
Se pensarmos na vida do homem Jesus, perceberemos um outro aspecto da grandeza do Cristo. Olhar para história de Cristo, vendo-o como o filho de Deus, parece que torna a missão dele mais branda, nos afasta dele enquanto irmãos que são todos iguais. Dá a impressão de que ele pôde se insurgir contra os poderosos de sua época, porque ele era o filho de Deus que o protegia diretamente. Por isso ainda hoje existem provérbios populares como: "Eu não sou Cristo", que significa: Cristo sofreu, mas ele era o filho direto de Deus, eu não aguentaria sofrer tanto quanto Ele, pois sou filho de segundo escalão.
Se pensarmos em Cristo como homem um igual a nós, um irmão igual a nós, compreenderemos o quão grandiosa foi sua missão na Terra, é uma das histórias mais bonitas da raça humana, um exemplo inspirador para todo homem bom e que busque um mundo bom. As ideias que esse homem difundiu mudou a história da humanidade, se vivemos em um mundo em que relativamente existe a paz, foi graças as ideias Dele.
Gostaria muito de ver um filme que enfatizasse isso, que enfatizasse o homem.
Há algum tempo, fizeram um filme "As Tenatções de Cristo" que buscava fazer a relação que sugiro, foi muito polêmico por sinal, por apresentar um Cristo sem o princípio da castidade.
Não é nesse enfoque que  penso, no homem comum cotidiano. Penso em um filme que mostre o caráter revolucionário das ideias e atitudes humanas de Cristo, relacionado isso com o mundo em que vivemos, não enfocando tanto o aspecto divino, claro que isso não poderia ficar de fora , pois descaracterizaria o cunho religioso que é necessário a essa linda história. 
Não creio que esteja longe de fazerem um filme com este enfoque, primeiro porque há uma saturação nas produções dos filmes com o enfoque tradicional, por isso há uma ciclicidade nos enfoques dos filmes que narram a vida de Jesus, de tempos em tempos fazem um filme com enfoque diferente, o último foi o do Mel Gibson. Fiquei esperando que este ano aparecesse algum, mas não apareceu.
Segundo porque algumas correntes de pesquisa no Vaticano avançam neste sentido.

HOT-CAT LITERAL

MAQUEI AVELISMO

Lino disse...

MAQUEI AVELISMO ?
Conforme a explanação de "ética izabelense" acima, deixa a nu a credibilidade e uma lastimável impressão dos arraiais políticos de nossa terra. Custa-nos porém acreditar, que fatos dessa natureza tenham realmente ocorrido.
Os cidadãos citados (ou atingidos), por certo, darão os devidos esclarecimentos ao público.



Lino, adorei o a criatividade e sapiência na construção do título de seu comentário, é uma construção própria a uma pessoa culta, confesso inveja, queria eu tê-lo criado e intitulado uma de minhas postagens.
Por concordarmos em muitas ideias, olha o que as pessoas estão pensando: que eu e você somos a mesma pessoa, o que é uma grande honra para mim, sem dúvida. 

ÉTICA IZABELENSE



etica izabelense disse...
O clima aqui na COHAB não está nada bom...tem gente que nem mete a cara pra fora de casa! Outros estão com o celular desligado...e outros foram pra sua 2ª casa de alvenaria, que fica em outro bairro de Santa IZabel.
A verdade dói...mas deve ser mostrada.

ÉTICA IZABELENSE- II

etica izabelense disse...
Se atingirem algum dos blogueiros de Santa Izabel, vão comprar briga com mais de 32.000 seguidores! Todos blogueiros de Santa Izabel são de EXTREMA IMPORTÂNCIA para abrir os olhos desta burra sociedade.
Quem for nesse circo (câmara municipal), grave a sessão, não apenas com áudio, mas com vídeo. Com certeza o tiro vai sair pela culatra! Vamos ver que são os Vereadores que vai ter CULHÃO para afrontar a mídia.
"Ética Izabelense" não é apenas uma pessoa, e sim um grupo de 10 indivíduos. Não se enganem (políticos), temos muita influência nesse Estado, não nos subestimem.
Já pensou se formos colocar em público as licitações da Prefeitura aprovada por vocês, junto com os 10% que alguns pegam? Tem uma empresa de licitação que tem gravada uma negociação, nós já estamos com ela!!
Pensaram se falarmos que muitos de vocês enchem o tanque dos carros de gasolina, com recurso da câmara municipal (pago por nós!) e vendem pra terceiros em Ananindeua? Quanta miserabilidade! Um dos compradores mora próximo ao Abacatão (Ananindeua). Estão vendo como somos informados?
E os cargos negociados pro ultimo concurso fraudado da Prefeitura de Santa Izabel? (isso pode ser provado, vocês sabem muito bem como).
"Imprensa deve ser livre para publicar o que bem entender"
O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, disse hoje que a imprensa brasileira é "absolutamente livre para publicar o que bem entender e informar a população".
A declaração, feita em Salvador durante coletiva de imprensa, faz referência à censura imposta pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Tocantins a notícias que relacionem o governador Carlos Gaguim (PMDB), candidato à reeleição, a um suposto esquema de corrupção.

http://www.paraibaja.com.br/?p=noticia_int&id=3872
Estão avisados!

PARA O LINO

etica izabelense disse...


Professor e futuro advogado Bruno Marque(todos sabemos que você e LINO são as mesmas pessoas!), quando escreve “Custa-nos porém acreditar, que fatos dessa natureza tenham realmente ocorrido”, essa sua opinião, não é diferente da maioria da população aqui de Santa Izabel. Realmente o povo é burro e de fato não acredita no que é publicado, por isso estão na merda! Estamos torcendo para que os citados na denúncia se pronunciem...mas já vai o alerta, vão mexer num grande formigueiro! Como já falava uma publicação em um dos blogueiros....”quem for podre que se quebre”.


Caro ÉTICA IZABELENSE, quando o Lino diz "Custa-nos porém acreditar..." não é duvidando daquilo que é flagrante, mas busca mostrar estupefação diante da realidade dos fatos que você expôs com propriedade e coragem.



E aí Lino?  Te defende! (De ser considerado o Bruno)
Uma coisa eu posso, adiantar, o estilo do Lino é muito mais requintado que o meu, acredito que ele deve ser mais velho, entrementes fico alegre, porque sei que caminho em direção a sobriedade que o Lino demonstra. O que me dá certeza disso é que um dia eu já fui igual ao Diego Sousa, e confesso saudade. Entrementes gosto do momento atual, e gostarei muito mais do por vir.

AL: JUÍZA NEGA HABEAS CORPUS A ACUSADA DE FRAUDES

 


A
Filmagens feitas por Mônica Pinto estão sendo analisadas pelo MPE (Foto: Arquivo)


A juíza Helena Farag negou ontem pedido de liminar em habeas corpus impetrado pelo advogado Américo Leal em favor da ex-chefe do Gabinete Civil da Assembleia Legislativa do Pará (AL), Semel Charone. A juíza, convocada para o plantão de feriado no Tribunal de Justiça do Estado, alegou que precisa de mais informações para tomar uma decisão. Com isso, o caso só volta a ser analisado a partir da próxima segunda-feira.

Além de Charone, outros três servidores da AL permanecem presos. A prisão tem prazo de cinco dias e é decretada para facilitar a coleta de provas. As três mulheres continuam no Corpo de Bombeiros Militar. Jorge Moisés Cadar, chefe do setor de informática da AL, foi levado para o Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM).

O Ministério Público Estadual (MPE) e a Delegacia Especial de Operações e Investigações Especiais da Polícia (Dioe) já ouviram todos os servidores presos na operação realizada na última terça-feira. A partir da próxima semana começarão a ser ouvidas testemunhas e acusados que não foram presos.

Serão pelo menos mais oito depoimentos, entre eles os do atual diretor-presidente do Departamento Esta-

dual de Trânsito (Detran) e ex-diretor do Departamento Financeiro da AL, Sérgio Duboc. Também serão intimados o ex-deputado Domingos Juvenil e o ex-deputado pelo PTB, Róbson do Nascimento, o Robgol. Eles foram alvos de busca e apreensão. Na casa de Robgol foram encontrados R$ 500 mil em dinheiro e cerca de R$ 40 mil em tíquetes alimentação, fornecidos pela AL. (Diário

RESUMO

O que quis dizer com o texto OPOSIÇÃO ontem é o que o PSDB tem que fazer enquanto oposição, deve contribuir para que os eventos esportivos que irão acontecer no Brasil sejam um sucesso, ao invez de torcer contra, partir para cima para fiscalizar as obras, as verbas, denunciando, cobrando prazos, destacar-se nisso. Isso seria uma oposição como eu penso que deva agir quem no momento não está na situação.

COMENTÁRIA À POSTAGEM "OPOSIÇÃO"

Prof. Luiz Santos disse...



Meu Caro Bruno,
Nossa Democracia tão adolescente ainda tem muito a aprender. Após a abertura democrática (1989) - que nao foi tao democratica assim - Vivemos um período de embates politicos entre Direita e Esquerda. Uma direita consolidada historicamente como tal, e uma esquerda que importou discursos leninistas.
A partir da Eleição de Lula, a esquerda que sabia ser oposição, mostrou que sabia ser governo, pelo menos no assistencialismo, nas tramoias e conchavos politicos; Claro que sofreu rupturas, se desfez, refez-se ( caso do PSOL.
A direita por outro lado, atarantada com a perda do poder, nao soube ser oposição. O PSDB ainda nao aprendeu a ser oposição. O FHC diz que pode ganhar uma outra vez de Lula, Delírio? Inconsciencia politica?

Devemos porém ressaltar que que um estudo do Ipea revelou que 10 entre 13 aeroportos em obras para a Copa de 2014 não ficarão prontos a tempo.

Isso não pode ser negado.



Professor Luiz Santos, é sempre uma honra, tê-lo aqui neste espaço de debates. Você é da casa entre sem bater! Outro dia conto nossa história para o pessoal que lê o Blog.

FEIRA DO PEIXE VIVO

Foi um sucesso a Feira do Peixe Vivo em Santa Izabel. Estive lá de manhã e ouvi de um produtor que ele e outros venderam todo o peixe que trouxera.

UM PENSAMENTO

Lino disse...



CABE SOMENTE A NÓS
Todos nós izabelenses sabemos, que necessitamos de políticas (e políticos) que realmente acionem o nosso progresso.Mais de sete décadas se passaram e hoje que já somos 60 mil habitantes,nossas carências tendem a aumentar, justamente em função do célere crescimento populacional nos últimos anos.
De outra forma,pelo fato de não termos voz (e nem vez) na Assembleia Legislativa,por incoerência de alguns, que preferem trabalhar para candidatos alheios a nós, o que torna mais difícil e tênue a nossa imagem junto ao Executivo Estadual.
Isso que vê aí e muitas outras carências que infelizmente existem, são frutos de toda essa incongruência política,que nos tem arrastado a um PIB (Produto Interno Bruto) muito aquém do desejável,longe de suprir a crescente demanda populacional.
Depende naturalmente de nós,a consciência e a vontade de avançar -escolhendo-se entre nós mesmos, os mais capazes, para esta inadiável e decisiva transformação.



BLOG DO BRUNO MARQUES

Caro amigo Lino! Há tempos tenho procurado coragem para dizer algo que penso a cerca da Administração Pública municipal, tinha receio de não ser compreendido, porém este comentário que fizeste encorajou-me a expor este pensamento.

É preciso considerar que é uma tarefa inglória governar uma cidade com os problemas que o Lino aponta em seu comentário, é perfeita a abordagem dele, é exatamente o que penso. Como se governa uma cidade que sobrevive dos repasses constitucionais? É muito difícil.
Mostrei esses dias o muro caído na Guilherme, a ponte da rua Igarapé Açu,basta andar pelas ruas para ver que estão quase todas em estado péssimo. Como resolver tantos problemas sem recursos? É leviano não considerar isso ao se criticar a gestão do Marió. O problema é que o a gestão pública deveria conversar mais com a sociedade discutir soluções. Por isso que eu defendo aqui no Blog a participação da sociedade ativamente, o poder público pode ser o animador disso, imaginem se todos limpassem e pintassem de cal ao menos a frente de suas casas, só nesta simples ação mudaríamos a cara de nossa cidade, mas como convencer o povo a ações coletivas fundamentado na falta de verbas suficientes, se na campanha política, há um derrame de dinheiro e de compra de votos nos moldes do que vimos na COHAB, quem acredita em um líder que tem essa prática? A única coisa que a sociedade vai querer dele é aproveitar-se.
O governante que irá mudar nossa história será eleito pelo povo consciente, enquanto a vontade do povo for viciada como vimos no exemplo da COHAB, não teremos um líder com moral suficiente para promover a participação popular como é preciso.
Ações de urbanímo por exemplo podem ser feitas com a ajuda da sociedade, e em verdade só dão certas se ela participar.
Concordo plenamente com a opinião do Lino.

AOS LEITORES DESTE BLOG

Recomendo a leitura do segundo comentário feito na postagem OPOSIÇÃO, aí em baixo, quem não leu vai lá, é esclarecedor, escracha uma faceta conhecida da política izabelense, mas que ninguém tem coragem de contar o ÉTICA IZABELENSE contou, contou tão contado que eu não tive coragem de postar, mas queria que vocês vissem. Sei que deveria postar, mas eu tenho cu, meu filho!
Parabéns pela coragem do ÉTICA IZABELENSE!

TIRADENTES

Prof. Luiz Santos disse...

Novos estudos históricos apresentam uma inconfidência mineira diferente daquela que nos narram os livros didáticos.

Embora a historiografia oficial considere a inconfidência mineira (1789) como uma grande luta para a libertação do Brasil, o historiador inglês Kenneth Maxwell, autor de "A devassa da devassa" (Rio de Janeiro, Terra e Paz, 2ª ed. 1978.) que esteve recentemente no Brasil, diz que "a conspiração dos mineiros era, basicamente, um movimento de oligarquias, no interesse da oligarquia, sendo o nome do povo invocado apenas como justificativa", e que objetivava, não a independência do Brasil, mas a de Minas Gerais.
Esses novos estudos apresentam um Tiradentes bem mudado: sem barba, sem liderança e sem glória. Segundo Maxwell, Joaquim José da Silva Xavier não foi senão o "bode expiatório" da conspiração. (op.cit., p. 222) "Na verdade, o alferes provavelmente nunca esteve plenamente a par dos planos e objetivos mais amplos do movimento." (p.216) O que é natural acreditar. Como um simples alferes (o equivalente a tenente, hoje) lideraria coronéis, brigadeiros, padres e desembargadores?

A Folha de S. Paulo publicou um artigo (21-04-98) no qual se comentam os estudos do historiador carioca Marcos Antônio Correa. Correa defende que Tiradentes não morreu enforcado em 21 de abril de 1792. Ele começou a suspeitar disso quando viu uma lista de presença da Assembléia Nacional francesa de 1793, onde constava a assinatura de um tal Joaquim José da Silva Xavier, cujo estudo grafotécnico permitiu concluir que se tratava da assinatura de Tiradentes. Segundo Correa, um ladrão condenado morreu no lugar de Tiradentes, em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria. Testemunhas da morte de Tiradentes se diziam surpresas, porque o executado aparentava ter menos de 45 anos. Sustenta Correa que Tiradentes teria sido salvo pelo poeta Cruz e Silva (maçom, amigo dos inconfidentes e um dos juízes da Devassa) e embarcado incógnito para Lisboa em agosto de 1792.


Isso confirma o que havia dito Martim Francisco (irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva): que não fora Tiradentes quem morrera enforcado, mas outra pessoa, e que, após o esquartejamento do cadáver, desapareceram com a cabeça, para que não se pudesse identificar o corpo.


"Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil". Como só tinha uma, talvez Tiradentes tenha preferido ficar com ela.



MUITO OBRIGADO PELO FUNDAMENTO CIENTÍFICO, PROFESSOR LUIZ SANTOS!