PT, DEM GENÉRICO E PSDB

Quem diria... Se isso fosse dito na década de 90, ninguém acreditaria, o PT coligado com o DEM (genérico) e o PSDB. Seria como se os republicanos coligassem com os democratas nos EUA.

É a constatação deste paradoxo que me faz desconfiar daqueles que se julgam melhores que os outros em política especificamente.

O política é um espaço de disputa de poder, não tem santo, tem interesses de poder. Alguém pode dizer que o PT izabelense não fez uma boa escolha eleiotoral? Claro que não, fez a melhor escolha política que poderia ter feito.

Ia ter candidatura própria, depois ia coligar com o Jaime, por fim fechou com o Gilberto, há algo de errado nisso? Claro que não, polítca é negociação, o momento político pede a união da oposição. Com adesão ao demo(genérico)-tucanos, o PT garantiu pelo menos uma vaga na Câmara, e reforçou sobremaneira o Gilberto. Isso não é bom para a oposição? Claro que é.

Não aconteceu outra coisa com o PPS, ia ter candidatura própria, depois coligou com o  PMDB, o que há de errado nisso? Não é política?

Não entendo portanto porque o Gílson foi tão severamente criticado e o PT não, está sendo louvado, mesmo incorrendo em seu maior paradoxo histórico em nossa república.

Vejo então que algumas análises possuem dois pesos e duas medidas, é isso que eu sempre chamo de pré-conceito ou preconceito.

Exemplo: O Jaime fez uma boa reunião com 60 pessoas, o Diego disse que ele mostrou força, o Evandro fez uma com mais de 2.000 pessoas o Diego viu nisso fraqueza.

O Luiz Santos escrachou o Gílson por aderir ao Evandro, mas não fez o mesmo com o PT por aderir à campanha de seu candidato.

Há nítidos dois pesos e duas medidas nas análises, pois se fizermos análise a partir da pescpectiva política das co-relações de poder, veremos no caso do PT e do PPS idênticas razões.

É isso que eu chamo de não respeitar a inrteligência das pessoas, pois alguns analistas não estão defendendo um ponto de vista , antes um interesse pessoal de poder. 


DO BLOG DO LINO


SEM VOZ NEM VEZ


    Se atentarmos bem, durante esses 78 anos de existência, o nosso município teve apenas dois deputados estaduais, eleitos aqui mesmo. Quer dizer, a cada 39 anos conseguimos eleger 1 representante na Alepa. 
    O primeiro, o médico Vitor Paz (filho da terra), que militou em nossa política por cerca de 25 anos e que comseguiu 5 mandatos consecutivos, apoiado por um grupo que lhe era fidelíssimo. Favorecido por sua profissão humanista, sendo também um aficionado pelo nosso futebol, o que muito lhe ajudou, enveredou pela política assistencialista, esquecendo quase que totalmente sua verdadeira função parlamentar, pois sem uma atuação convincente e nem projetos que viessem engrandecer o município, fomentou  seu próprio declínio político. Mesmo assim conseguiu eleger alguns prefeitos, porém faltava-lhes com o devido apoio naquela Assembleia e aos adversários ignorava-os todos. Teve portanto cinco oportunidades para fazer um bom trabalho no sentido de desenvolver esta terra, porém seu sistema de conduzir a política, lhe fora o maior adversário. Já mesmo nos anos 60, muitos de seus adeptos lhe cobravam satisfações e depois de não serem ouvidos pelo então líder, o abandonaram e 15 anos depois, terminava seu longo ciclo de liderança em Sta. Izabel.Sem sua participação efetiva e decisiva no parlamento estudual, o município experimentou o maior ostracismo de toda a sua existência.
    Já nos anos 90, Edilson Abreu chegava à Assembleia Legislativa com uma expressiva votação, sendo o segundo mais votado. Após elaborar um interessante programa de atuação,renunciava meses depois, para se candidatar e ganhar um segundo mandato de prefeito em nosso município. Pelo menos àquela época dizia não ter vocação para legislar, daí sua renuncia. Apesar da explicação, frustrou muitos de seus eleitores, que eram também de municípios vizinhos.
     De lá para cá, tivemos novos pleitos para deputado, porém o que se vê é uma desmedida falta de senso político, onde muitos (às vezes), sem a menor condição ou estatura política, embevecidos ou inebriados pelo poder, embalados em devaneios , candidatam-se, somente para atrapalhar aos que reúnem possibilidades para tal. Sem se falar naqueles que trabalham para eleger "paraquedistas" que fazem daqui apenas horta eleitoreira.
     
     Por essas e outras, é que continuamos (e podemos continuar), sem voz e nem vez junto aos governos estadual e federal.

JR BRASIL

Tive a informação que o vereador Jr. Brasil não irá disputar a eleição.

A decisão é de livre arbítrio do vereador, pois ele está quites com a justiça eleitoral para disputar a eleição.

No último mandato, o vereador mostrou ter esfriado seu ânimo para a política. É uma decisão pessoal.

Isso não é novidade, é comum vereador não querer mais disputar eleição, já aconteceu com o Ceará, Obde, Daisy Melo entre outros.

Os exemplos citados são prova de que vida de vereador não é fácil como muita gente pensa.

EMPOLGAÇÃO

Tem petista izabelense muito empolgado com a coligação com o PSD-PSDB, chegou até a enaltecer a figura do Pioneiro e a receptividade deste aos vermelhos.

Se eu fosse religioso, diria que é o sinal dos tempos.

SEMÁFORO

Quando foi instalado o semáforo em nossa cidade, eu disse que aquilo era um marco na nossa história, pois dividia a história da Santa Izabel de ontem da Santa Izabel do porvir. Lembro que fui muito criticado por isso.

Estes dias em conversa com a pesquisadora e historiadora Minervina, ela disse-me que em seu novo livro, ela aborda a importância simbólica do semáforo como um divisor em nossa história.

Fiquei feliz quando ela disse-me isso, pois concordamos com o símbolo e com a história, pois mostrou-me que não era um pensamento só meu, como eu cheguei a desconfiar.

JOÃO PAULO

No primeiro grande evento do PMDB no Terreirão Central, repercutiu mal entre membros da equipe do Evandro o fato de  a festa ser dirigida por um radialista de Belém, famoso até, o qual não recordo o nome.

Para a convenção no último domingo a apresentação ficou por conta do João Paulo que como sempre deu um show.

Gosto dessa sensibilidade da coordenação do Evandro de sentir o que dá certo e o que não dá e ter coragem para mudar.

II FESTIVAL DE CINEMA

Local: Centro Assistencial da Igreja Quadrangular (em frente ao armarinho Matsumura).

Realização: Underline_ Produções

Horário de início: 19:00 h

Programação de hoje: 30/06

Filme: O Cara de Pano
Direção: Mouse Ribeiro
Duração: 25 min.
Gênero: Terror/Suspense
Produção: Santa Izabel


Filme: Criança Não Mente 2
Direção: Jorge Soares
Duração: 10 min.
Gênero: Teror/Suspense
Produção: Santa Izabel


Filme: Jhon Jhon Lee
Direção: José Arnald e Rosa Guimarães
Duração: 15 min.
Gênero: Policial
Produção: Belém


Filme: O Exterminador sem Futuro
Direção:  Mariana Lisboa
Duração: 5 min.
Gênero: Comédia
Produção: Santa Izabel



Filme: A Mala
Direção: Fabiannie Bergh
Duração: 2 min.
Gênero: Animação/Comédia
Produção: Belém



Filme: Violência Não Resolve
Direção: Alunos Projovem Adolescente
Duração: 5 min.
Gênero: Comédia
Produção: Santa Izabel

Filme: Sede de Jibóia
Direção: Dicarlos Santos
Duração: 8 min.
Gênero: Documentário
Produção: Belém/ Santa Bábara

A participação de todos é importante para a consolidação de mais esse evento no calendário cultural de nossa cidade.

SOCIAL

Até 1 ano e meio atrás eu praticamente não tinha uma vida social, depois que comecei a editar este blog, minha vida social transformou-se, por ter tornado-me uma pessoa pública, passei a receber muitos convites para eventos sociais, faço o possível para cumprir as agendas, mas nem sempre é possível, eu não falto em meu trabalho para isso. Desculpo-me sempre por isso.

Agradeço a todos pelos convites, dou maior importância em participar da vida social de minha comunidade. 

MATIAS

Foto do Denis Braga
Amigo Matias do Portal Santa Izabel na convenção do PMDB fazendo a cobertura do evento. Esse é o homem que começou a comunicação pela internet na cidade.

II FESTIVAL DE CINEMA

Iniciou ontem com um coquetel o II Festival de Cinema izabelense. Hoje começam as exibições dos filmes.

Local: Centro Assistencial da Igreja Quadrangular (em frente ao armarinho Matsumura).

Realização: Underline_ Produções

Horário de início: 19:00 h

Programação de hoje:

Filme: Um Presépio na Floresta
Direção: Edílson Veterano
Duração: 30 min.
Gênero: Documentário
Produção: Santa Izabel


Filme: O Capitão Chamava Carlos
Direção: Andradina Azevedo e Dida Andrade
Duração: 20 min.
Gênero: Drama
Produção: São Paulo


Filme: Para Todas as Horas
Direção: José Arnald
Duração: 15 min.
Gênero: Drama
Produção: Belém


Filme:Para que Não me Ames
Direção:  Andradina Azevedo e Dida Andrade
Duração: 17 min.
Gênero: Drama
Produção: São Paulo



Filme: Perseguida pelo Terror
Direção: Dicarlos Santos
Duração: 4 min.
Gênero: Suspense
Produção: Belém /Ananindeua



Filme: O Cara de Pano
Direção: Mouse Ribeiro
Duração: 25 min.
Gênero: Terror/Suspense
Produção: Santa Izabel

A participação de todos é importante para a consolidação de mais esse evento no calendário cultural de nossa cidade.










DO FECEBOOK DO ERISSON


  • Viva o facebook!! A pressão e comentários que foram feitos sobre o cimento que foi usado para tampar buracos na av. Antonio Lemos surtiu efeito. Na manhã de hoje os buracos estão sendo tampados com asfalto (pelo menos é o que aparenta). Infelizmente o material usado no "serviço" anterior não serviu. Quem paga com esse erro? Todos nós através de impostos. É uma pena ver obras sendo feitas em um dia e no outro já está danificada, como foi o caso dos buracos tampados com cimento. É triste ver os recursos públicos sendo jogados no ralo.

TRIÂNGULO

Tem rua no Triângulo onde não passa carro. Tive a infelicidade de entrar em uma dessas ruas, fui obrigado a voltar de ré. É preciso que alguma providência seja tomada, até porque o Triângulo é um dos maiores colégios eleitorais.

ESQUINA GOURMET

Para melhor atender seus clientes, o restaurante Esquina Gourmet está fechado para ampliação de seu salão e sua cozinha. O que já era bom, vai ficar muito melhor. Aguardemos!

DO BLOG DO DENIS BRAGA


Fotos da Convenção do PMDB
















DO BLOG AMERICANOPARA


OFICINA DE DANÇA DA FUNDAÇÃO CURRO VELHO

 A Associação Comunitária da Vila de Americano e a Fundação Curro Velho promoveram em parceria uma oficina de dança que foi recebida com bastante empolgação pelos jovens da Vila de Americano, o Professor Leonardo está de parabéns pelo belo trabalho em nossa comunidade, os jovens moradores já pediram a volta do professor para outras oficinas.


                      Essa oficina faz parte da programação do 19º Festival da Farinha de Tapioca

CONVENÇÃO

Não tive a oportunidade de ir à convenção do Dr. Gilberto, bem que eu gostaria. Disseram-me que não deu a quantidade de pessoas esperadas. É preciso dar um desconto, era uma quinta-feira à noite e choveu muito.
Não tive maiores informações sobre o evento infelizmente, esperarei pela rede de comunicação do Dr. para poder avaliar melhor o evento.

DO FORNO

Conversei agora a pouco com um correligionário do Dr. Gilberto, ele estava muito empolgado com a convenção de ontem principalmente pela adesão do PT que dará um gás extra para a campanha do Dr.

Algumas pessoas dizem que eu supervalorizo o PT izabelense, não é o caso, é que eu já fiz mais de uma campanha com esse pessoal, eu sei  do que eu falo. A campanha dos vermelhos é muito empolgante, é de rua, é de caminhada entrando de casa em casa, é uma coisa predatória, como tem que ser, uma campanha de rua, de pés no chão.

O amigom também revelou-me que o governador declarou apoio ao Gilberto, no caso do apoio do governador a coisa é muito simples, se ele vier a Santa Izabel defender o nome do Dr., deu apoio, se não vier, não deu apoio, é simples assim.

Quanto ao público, segundo o amigo, fou muito satisfatório, pois apesar da chuva o casarão atingiu sua capacidade máxima permitida, observando que o corpo de bombeiros pediu para que não se enchesse em demasia o espaço por questão de segurança, de acordo com ele.

O fato é que festa foi boa, isso é o mais importante, esse é o termômetro do que vem por aí, agora é só aguardar, já estamos em contagem regressiva.

Segura peão!

ENTRADA



A entrada do PPS na convenção do PMDB domingo foi o ponto máximo da festa.

Com podemos perceber na foto, o Gílson está ao lado do seu Abreu e a Mabel vem mais atrás. É possível perceber que o PPS entrou em bloco na convenção.

Houve uma receptividade muito grande aos membros do PPS que foram muito bem recebidos pelo povo e pelas lideranças do PMDB.

A união entre o PMDB e o PPS fortalece e dá vantagem na disputa ao Evandro.

APOIO


Foto do Denis Braga

Foto do Denis Braga


Alguns apoios são importantes para uma candidatura competitiva em uma eleição majoritária. Nesta eleição os apoios políticos mais importantes são o do Cadinho, do Gílson, do Carlinho, do Jaime Brito e do PT. 


Ano passado ainda o Dr. Gilberto conseguiu cooptar o Cadinho, colocando-o como seu vice. Este ano o Evandro conquistou o Carlinho e o Gílson. O Jaime quer ser candidato, não apoiará nenhum  dos dois principais candidatos. O PT ainda está solto, mas deve compor com o PSD do Gilberto, é um reforço e tanto nesta reta final de pré-campanha.


DO FORNO


Acabo de ter a confirmação de que o PT fechou com o Dr. Gilberto. A frente proporcional do Gilberto terá duas frente, uma encabeçada por PT e PSD e outra encabeçada pelo PSDB e o PSL do vereador Totó.


Foi a melhor coligação que o PT poderia ter feito, as chances do partido de manter a cadeira na Câmara
aumentam e pode até ampliar a bancada, quem sabe?


A coligação com o Evandro era a menos indicada, em todas as frentes proporcional de apoio do Evandro tem candidatos muito competitivos, o risco era maior, sem dúvida isso pesou na decisão do PT. A estratégia do PT é manter o que tem e se possível ampliar, neste sentido a estratégia está correta. Essa foi a mesma lógica utilizada pelo vereador Totó para coligar com o Gilberto.

DO BLOG DO PARSIFAL


Datafolha: aliança com Maluf é reprovada por 64% dos eleitores paulistas

shot011
Publicou hoje (27) a “Folha de São Paulo” pesquisa do Datafolha sobre a corrida à prefeitura de São Paulo.
A pesquisa é a primeira depois da alardeada fotografia de Lula, Maluf e Haddad na mansão do pepista.
A repercussão da aliança Maluf-PT foi negativa: 62% dos eleitores de São Paulo a rejeitam e 64% dos eleitores que se dizem simpáticos ao PT também rejeitaram a aliança.
> Intenção de votos é afetada pela rejeição da aliança
A reprovação da aliança teve repercussão direta na intenção de votos: 59% disse que não votaria num candidato apoiado por Maluf contra 12% que declarou seguir a indicação malufista. Para 26% a aliança com Maluf não tem repercussão.
> Influência de Lula ainda é alta, mas está em queda
A pesquisa demonstrou uma variável que não alvissareira aos petistas paulistas: a influência de Lula, ainda alta, aponta uma queda, pois em janeiro 49% dos eleitores da capital declararam que votariam em um candidato apoiado por Lula; na pesquisa atual o percentual caiu para 36%.
Abaixo a intenção de voto estimulada dos 7 principais candidatos à prefeitura de São Paulo:
shot010
O Datafolha ouviu 1.081 eleitores na capital paulista entre os dias 25 e 26. A pesquisa foi registrada no TRE-SP sob o número 87/2012.

DO BLOG DO ARIEL CASTRO


TIDO O MARTELO

Foto tirada ontem no Gabinete do Senador Flexa Ribeiro selando o apoio incondicional do PSDB para Márcia Cavalcante em São Miguel

COMENTÁRIO DO BLOG

Em todo o Estado o Apoio do governador é disputado pelos candidatos a prefeito, quem consegue o apoio incondicional do Jatene, estampa logo uma foto nos meios de comunicação local.


PACIFICAÇÃO

Tive informação de que a harmonia voltou a imperar no PPS. Em reunião o ex-vereador Vadico, mais tranquilo, pediu desculpas ao Gílson pelo incidente de domingo. O Vadico é um cara muito bacana, gosto dele, porém é muito cabeça quente, e por isso às vezes se excede. O importante é que ele reconheceu isso e marchará junto com o PPS que reafirmou apoio ao Evandro.

DO BLOG ESPAÇO ABERTO


O que ele disse


“Esse cara é um marginal, uma escória do esporte. Não merece estar no UFC. Teve problema com a Justiça americana, problema com doping, não respeita nada. Esse cara é um imbecil. No dia 7 vou acabar com a cara dele e com cada um dos dentes da boca.”
“Quem vive de passado é museu. Eu vou bater nele de novo, é isso que vou fazer. Não tem muito o que fazer. Vou enfiar a porrada. Acabou a brincadeira, acabou a falação. Está chegando perto da verdade. Estou 100% e vou quebrar a cara dele. Vou expulsá-lo do UFC. Vai apanhar como nunca apanhou. Vou bater nele para aprender a ser educado, tudo que não aprendeu da mamãe e do papai, para aprender a respeitar as pessoas e os pais das pessoas.”
Anderson Silva, o Spider (na foto). avisando que vai triturar Chael Sonnen, na luta do UFC 148, marcada para 7 de julho, em Las Vegas, valendo o cinturão dos médios do Ultimate.

COMENTÁRIO DO BLOG

Tem gente que merece ouvir este carão do Anderson Silva.

ESTRELA



Brilhou a estrela de um tal Romarinho mais uma vez para o Corinthians.

A primeira vez que o cabra é titular faz dois gols para o seu time contra o Palmeiras em um clássico, três dias depois faz mais um na final da Libertadores contra o Boca na La Bombonera no primeiro toque que deu na bola, e não foi qualquer toque, foi um toque de craque.

Conheço um certo Rafael Brito que deve estar feliz da vida com o Romarinho.

PENSA...



Reunião na casa do senhor Divoncir Lisboa após a convenção do PMDB. Cinco pessoas nessa foto são minhas amigas há mais de 20 anos Tony e Thiago Lisboa, Ângelo Oliveira, Shigueó Kanaí e Laureano Luiz.

VAI COMEÇAR


ENCERRAMENTO DA OFICINA DE IGUARIAS DO SENAC


                          Representantes do SENAC e da Associação Comunitária de Americano







Blog Americanopará

COMENTÁRIO DO BLOG

Começa hoje o Festival da Farinha de Tapioca de Americano, uma festa riquíssima culturalmente.

O amigo Kennedy ligou-me ontem para convidar-me a participar da abertura do evento na sede da ACA, infelizmente não poderei ir por conta de meu compromisso profissional com meus alunos, entrementes dei-lhe certeza de que no sábado estarei lá para prestigiar este grande evento.

As fotos nos dão noção das maravilhas de tapioca que são preparadas para o festival.

Vá, prestigie esta festa tipicamente izabelense.

RESPEITO

Tenho lido muita crítica negativa sobre o Gílson Freitas na internet. As críticas dão conta de que ele entregou o PPS para o PMDB.

Algumas críticas são ruins porque são desrespeitosas, buscam esculachar a pessoa.

Quero observar que o Gílson é um homem muito sério, foi um garoto do interior que conseguiu pelo seu trabalho melhorar de vida, é uma pessoa importante de nossa comunidade com intensa participação social. O Gílson ajuda muitas pessoas e instituições a partir de seu empreendimento empresário. Quem o conhece, sabe do que eu estou falando.

Por tudo isso creio que este homem mereça o respeito de seu pares, que se faça qualquer crítica ao seu posicionamento político, não tem problema, porém não precisa ser uma crítica desrespeitosa.

O pior destas críticas que li, é que desrespeitam os outros membros do PPS local, o Gílson não tomou só a decisão de apoiar o PMDB, ele reuniu o partido em sua casa e deu oportunidade, como presidente, para que todos se manifestassem, falei disso aqui no blog. Quem era a favor do Gilberto falou, quem era a favor do Evandro falou também, ao final venceu a opinião da maioria, ou seja, a decisão foi partidária e democrática, tanto que seu Abreu secretário estadual do PPS esteve na convenção domingo. Quando o Gílson entrou na convenção do PMDB não foi só, foi acompanhado por todos os seu correligionários de partido.

Gostaria que os críticos do Gílson levassem em conta essas informações e que por mais que permaneçam criticando-o que o façam com respeito, pois o proprietário do Supermercado Paraense merece, e muito. 

Afinal, respeito é bom e todo mundo gosta.

DO BLOG D EDILZA


Bastidores da Política: alianças para prefeito de Belém

Muita conversa hoje na politica e muita coisa ainda vai rolar até o dia 5 de junho, dia para registro das coligações para as prefeituras. 

Vamos começar a falar pelo palácio do Governo do Estado, o governador Jatene marcou conversa com vários partidos, e o ponto de pauta, era as eleições para prefeitura de Belém. Segundo minhas fontes, o governador teria dito na reunião com o DEM, na presença dos vereadores do partido, que o deputado Jordy não seria candidato, que está seria uma atitude sensata da parte dele, já que se preservaria dos ataques, e da exposição na mídia de forma negativa. O DEM disse que não ira compor com o PPS, porque não terá mais co-candidatura. O DEM já saio fechado da reunião com a candidatura de Zenaldo, só espera uma aliança com o partido do Candido Junior para compor na eleição proporcional. 

O DEM estava fechado com o PPS, já que no momento,  grande parte do DEM nacional foi para o Partido do Kasab. O DEM do Pará iria para o PSD, e os dois vereadores de Belém só ficaram no partido, porque foi dado á eles autonomia para compor com o PPS, na medida, em que a composição na proporcional seria interessante para reeleger os dois vereadores, Carlos Augusto e Abel Loureiro. Agora a coisa mudou e inclusive o PPS está cobrando o acordo com o DEM a nivel nacional que teria ocorrido, fechando o acordo para apoiar o ACM Neto em Salvador.

Soube também, que o deputado Lira Maia quando comunicado da  postura do governador, teria dito que os vereadores do DEM, deveriam compor, ou com o PPS, ou com o PMDB, e não com o PSDB, principalmente com o deputado Zenaldo. São rancores do plebiscito.

O deputado Jordy me afiançou que é candidato e, que nesta noite recebeu um comunicado do DEM , mantendo a aliança. O deputado não comentou as declarações do governador. Só ouviu. Outro partido chamado pelo governador, foi o PSB para este  retirar apoio à candidatura de Priante, e compor, também com o PSDB, ou seja, com a candidatura do deputado Zenaldo

Minhas fontes, me declaram que o deputado Cássio Andrade teria afirmado que comporia com Zenaldo para  atender o governador e deixaria a vice do PMDB. A composição com PMDB foi acertada em Brasília, junto ao presidente do PSB nacional,m e com aval de Cássio,  onde parte do acordo é o apoio do PMDB ao candidato do do PSB em Recife.

Outra informação, é que o governador teria conversado com o deputado Jordy e declarado á ele, que sua candidatura deveria ser retirada. O deputado teria discordado.  Uma coisa é certa, o governador demonstra que não apoia a candidatura do deputado Jordy, quando chama para conversar outros partidos e não está na mesma conversa o deputado Jordy.

O PMN e o PSDC também forma chamados para conversar. Eles h´viam fechado com Priante e o governador chamou e agora eles vão apoiar Zenaldo.

PEDRO EDUARDO

O professor Pedro Eduardo apresenta um programa semanal na rádio Aquarius todos os domingos de 9:00 às 11:00 h.

É um programa muito diferenciado, cheio de humor e com identidade izabelense.

O professor Pedro Eduardo dá um show na condução do programa, gostei muito de sua performance. O Eduardo tem um estilo próprio, este estilo determina o programa que é a imagem e semelhança de seu apresentador.

Quero parabenizar ao Pedro Eduardo por esta nova etapa em sua vida. Eu não conhecia o programa, pois em minha casa não tinha rádio, ontem fui atrás de um para poder ouvir o programa do Eduardo todo domingo.

Estendo os parabéns ao Adaílson (Mohamed) e à Jéssica que fazem parte da equipe do programa.


PT LIBERA PARTIDO PARA APOIAR PPS EM MARABÁ



O deputado João Salame (PPS), que em uma ampla coligação disputará a prefeitura de Marabá, teve ontem (25) uma ótima notícia: a Executiva Nacional do PT aprovou resolução autorizando o partido a coligar com o PPS em Marabá.
A deliberação do PT autoriza o que já estava acordado de fato: o PT já houvera participada do evento de lançamento da pré-candidatura de Salame, garantindo que o apoiaria.
Resta a João Salame decidir de onde sairá o seu vice, pois houveram conversas para tal tanto com o PMDB quanto com o PT.

Blog do Parsifal

RÁDIO

Foi muito bacana ter participado do programa do professor Pedro Eduardo na rádio Aquarius. Quem ouviu gostou, pelo menos as pessoas que conversaram comigo demonstraram isso.

Espero poder participar outras vezes.

E O PT VAI DE ...

Parece que é de 55 que o PT vai nas próximas eleições.

Vi o carro do vice-prefeito Keko em frente à casa do Dr. Gilberto ontem à noite. Não sei qual era o assunto do qual tratavam, mas tenho uma desconfiança de que o tema da conversa seja um acordo eleitoral.

Pela práxis política o Keko deveria estar negociando alguma secretaria uma vez que o Dr. não abre mão do Cadinho do PSDB de vice.

O PT será um reforço de peso para o Dr., creio que o quadro esteja favorável a esta união só vai depender de o Dr. abrir espaço no governo para os vermelhos.

Será muito interessante ver o PT e o PSDB juntos em uma eleição em nossa república. Isso só mostra que inimigo de hoje é o aliado de amanhã e o aliado de hoje é o inimigo de amanhã, ou seja, a política supera paradoxos.




DO FACEBOOK


  • Denize Sousa Pereira Espero que tudo seja com ética e imparcialidade, e que a verdade prevaleça com discussões de alto nível, de acordo com que o tema requer. Afinal, trata-se de nossas vidas, e, política e coisa muito séria, e para quem não pensa assim, deve rever seus conceitos.

    COMENTÁRIO DO BLOG

    O comentário da Denize é perfeito, quiçá pudesse ser assim, que as pessoas não desrespeitassem as outras só por opiniões diferentes. Gostei acima de tudo da parte que pede discussão de alto nível, assim só quem ganha é a democracia.

RELEITURA

Postei ontem que a chapa encabeçada pelo PMDB poderia fazer até três vereadores, fui corrigido com muita perspicácia por um político experiente da cidade.

Segundo ele com a saída do Vadico e do Celito, bem como a possibilidade de o Jr. Brasil não poder disputar as eleições, enfraquecerá o PMDB, só este três deram na última eleição mais de 2000 votos para a legenda,mais a votação do Tony Lisboa, chegou em quase 3000 votos.

Para esta eleição deve ficar só o Tony, e dificilmente  ele consegue repetir a mesma votação passada, mesmo sendo certo que o vereador ainda terá muito voto.

Concordo com o amigo, esta chapa não fará três vereadores e terá dificuldade para fazer dois.

 Em conversa com o vereador Tony Lisboa, ele contou-me que está indo para eleição contando apenas com uma vaga.

Apesar de a votação do PMDB ter tendência a diminuir em relação às últimas eleições em que foi o partido que absolutamente mais recebeu votos para vereador e se cenário não for composto pelo Jr.  Brasil realmente, parece que aumentam as chances do Tony conquistar a reeleição.

URBANIDADE

Tenho conversado com algumas pessoas que não concordam em nada com o meu ponto de vista sobre as eleições municipais, tenho aprendido muito com elas, sempre disse que sou amante das ideias adoro ser convencido com bons argumentos. Essas pessoas com quem ando conversando estão me permitindo ampliar minha percepção do quadro político de nossa república.

Falo sobre isso para mostrar que nós podemos divergir de ideias sem necessitar ser indelicados ou deselegantes e a té mesmo grosseiros com quem diverge do que pensamos. Pela troca de ideias podemos até mudar de opinião como acontece comigo neste momento.

Eu acreditava que o Evandro poderia ganhar a eleição com facilidade, agora, depois de ter ouvido alguns bons argumentos, ainda acredito que o Evandro vença, mas já não acredito que seja com facilidade.

Citarei alguns argumentos que me foram expostos:

1- O Evandro conseguiu aglutinar as lideranças políticas, a cúpula econômica, mas isso não significa que conquistou o povo.

COMENTÁRIO: O argumento apresenta alguma fragilidade, mas não sua total consistência. De fato conquistar as lideranças não significa conquistar o povo, entrementes, este momento de pré-campanha é para a conquista de lideranças, não do voto popular ainda, neste sentido o Evandro foi quem mais conseguiu aglutinar força. O momento de pré-campanha é importante para cooptar lideranças porque no momento de campanha são essas lideranças que irão pedir voto para o candidato, e aí nós podemos questionar se a liderança tem ou não capacidade de transmitir seus votos ao candidato.

2- O Carlinho tem voto quando é candidato, quando não é, não transmite voto.

COMENTÁRIO: É um argumento interessante, porém é frágil, porque por mais que o Carlinho não consiga transmitir todos seus votos, mesmo assim creio que ele atrai votos que são dele e muitos.

3- Uma parte do PSDB vai apoiar o Gilberto.

COMENTÁRIO: Segundo algumas leituras ( era a minha também), o Dr. Gilberto estaria fragilizado em relação ao PSDB estadual, a prova disso seria a tentativa de enquadramento do Dr. ao PMDB ao qual ele foi enfático em debelar. Alguns pensadores da política izabelense analisam este episódio de outra forma, para eles o não enquadramento do Dr. demonstrou sua força, pois se estivesse fragilizado de fato ele teria que ter cedido.

Gostei muito desta argumentação, é uma leitura muito interessante, meus olhos brilharam quando eu escutei este argumento, porque parece tão óbvio e certo, e eu não fui capaz de abstraí-lo, confesso até uma certa inveja.

É um argumento bom, porém o PSDB deveria estar todo unido em defesa da campanha do Gilberto, não está coeso, uma parte de fato está com o Evandro, porém não é a maioria como pensei.

E aí, caro,leitor deste blog, gostaram dos argumentos? Fazem pensar não é?

Observo que nas conversas que tive com estas pessoas que me apresentaram um ponto de vista diferente do meu, em nenhum momento alguma delas foi deselegante comigo, ou deixou de ser cortês.

Gostaria muito que os debates de ideias fossem sempre assim, infelizmente não são, tem pessoas que se sentem no direito de ser grosseiros com aqueles que têm um pensamento divergente. Faltem-lhes urbanidade e senso democrático.


BADALADO

Os 15 anos mais badalado da cidade será o da Bia Cruz, filha da Nerci Cruz, pelo esmero com que a mãe vem tratando do evento podemos esperar uma grande festa.

Sem dúvida o aniversário da Bia terá uma forte conotação política , pois já estaremos no período eleitoral.

Estarei lá para conferir.

CONVENÇÃO

A convenção do Dr. Gilberto será na próxima quinta, às 19:00 h no Casarão da Saudade.

Há uma expectativa enorme em torno da convenção do Dr., será um termômetro do que virá pela campanha, o Evandro mostrou força na sua convenção, o Dr. deve mostrar também segundo alguns de seus coordenadores.

No dia 30 será a convenção do PT em seu escritório político na PA-140 ao lado do bar do seu Osório no Juazeiro.

Estou tentando descobrir a data das convenções do PSOL e do PSC.

É importante a participação popular no processo político e democrático. Essas convenções são uma ótima oportunidade para se ouvir o que pensam os políticos que desejam nos governar,  principalmente para aqueles que ainda não escolheram seus candidatos. Participe!

TONY LISBOA E THAÍS OGUINO

Convenção do PMDB
Foto do facebook

PT

Conversei com meu ex-aluno, amigo e vereador Jorge Tubarão por telefone ontem. Liguei para saber sobre a convenção do PT e o caminho que o partido deve seguir nas eleições.

O Tubarão disse-me que os diálogos estão sendo feitos e não há nada definido, pode acontecer de um tudo ainda, até a candidatura própria.

Pelo que pude inferir do que o vereador me disse, deu para trás mesmo a coligação com o Jaime tão propalada por alguns petistas que já se diziam precipitadamente 20, agora os mesmos petista poderão até dizer: Agora é 15! ou, agora é 55 com 45! Só dia 30 saberemos, vai depender do melhor diálogo.

TENSÃO E DESINTELIGÊNCIA

Domingo após a convenção do PMDB no lava jato que fica na esquina do Terreirão Central, o ex-vereador Vadico e candidato do PPS demonstrou com grosseira ênfase ao presidente do partido Gílson Freitas sua insatisfação com a coligação do PPS com o PMDB.

Quem assistiu ao embrólio diz que foi constrangedora a situação em virtude da forma como o Vadico expressou-se utilizando palavas de baixo-calão. por sua parte Gílson Freitas, homem educado que é nada disse diante de tamanho e inesplicável despautério.

A relação entre os dois azedou, mesmo a política, acabou-se, segundo alguns interlocutores do Gílson, ele não quer conversa com o Vadico nem para ir para o céu, como diria vovó.

Sai perdendo o Vadico que teria o apoio do Gílson para sua campanha.

NO BLOG DO DIEGO SOUSA


Insatisfação total na convenção do PMDB

Ao contrário do que propagam os marketeiros do palácio a convenção Pmdbista ontem não foi essa belezura toda, muita gente insatisfeita e a ameça do PPS sair da base ainda não passou , a direção do partido estava convicta que o acordo fechado para que o PPS fechasse com o PMDB fosse ser cumprido, ou seja, no domingo o Empresário Gilson Freitas seria anunciado na convenção como o vice na chapa governista, o que não aconteceu. O PPS entrou na convenção subiu no palanque, mas não fechou sua ata e rediscutirá o acordo, pois segundo informações não oficiais a insatisfação foi muito grande e eles estão repensando uma possível ida para a frente do Dr. Gilberto, tanto o PPS quanto o PDT reunirão hoje a noite para decidir de uma vez por todas se continuam na aliança ou se retomam a conversar com o Dr Gilberto. Além do problema com a frente antes encabeçada pelo Gilson, as coligações proporcionais foram motivo de muita dor de cabeça e ontem a noite apôs a convenção todos os dirigentes de partidos e vereadores do bloco governista se dirigiram para a casa do Vereador Tony Lisboa pra tentar formatar melhor as coligações afim de apaziguar os ânimos e preservar todo mundo no bloco, se conseguiram ainda não sei, mas a bruxa tava solta ontem e até o dia 5 que é o prazo final para a entrega das atas das convenções muita coisa pode mudar, até mesmo o Carlinho pode não ser o Vice até lá.

COMENTÁRIO DO BLOG

Muito boa a observação do Diego, só não concordo com o fato de ele relativizar a beleza da festa, foi uma festa muito bonita sim pela participação popular, porém as repercussões políticas apontadas pelo Diego são exatas, de fato a coisa não está resolvida ainda no PPS, não confirmo que haja a possibilidade de o PPS apoiar o Gilberto, porém a tensão do momento pode sim levar para isso. Ainda pode acontecer muita coisa até  o fechamento das atas. 

Também é verdade que o fechamento das coligações deu muito trabalho e nem todos ficaram satisfeitos.

Devo observar que tudo isso não é extraordinário neste momento de fechamento da chapas, em toda eleição acontece o mesmo. Os problemas que o Marió teve na eleição passada foram bem maiores.

EMOÇÃO

O calor do povo é o melhor calor que existe, ter o apoio e a adoração do povo deve ser o objetivo de todo político. Esse calor gera emoção.

Percebi na fala do Carlinho, e em especial na do Evandro, que eles estavam emocionados com toda aquela receptividade das pessoas que encheram o Terreirão Central para vê-los. Gritos, aplausos, fogos, confetes e aquela massa humana a frente.

O Carlinho estava eufórico, nunca o vi com tanta vontade de falar. Nos olhos do Evandro, que olhavam a plateia no prelúdio de sua fala, consegui perceber que ele foi definitivamente conquistado pela política, ele estava gostando muito de tudo aquilo, creio que envaideceu-se com razão, ele fez um trabalho político muito bom, conquistou diversa lideranças, criou um grupo político forte e consistente. A primeira parte da campanha, a pré-campanha, foi bem feita, agora começa uma nova etapa, diferente porque é mais intensa e se pode utilizar diversos instrumentos de campanha.

ÔNIBUS

Dessa vez a coordenção do PMDB foi cuidadosa, não contratou ônibus que fazem o transporte escolar, os ônibus foram contratados junto a uma empresa de Benevides. Esse cuidado é importante para não permitir que se gere ilações quanto a lisura do processo eleitoral.

Mais uma vez a coordenação está de parabéns, foi uma festa muito bonita com muitas bandeiras, gente, alegria e suor.

PPS

O ponto máximo da convenção foi a chegada do PPS ao evento após a tenção criada quanto a ratificação ao apoio ao Evandro ou a debandada do grupo para o Gilberto. 

Gílson Freitas, a frente do grupo ao lado de sua esposa Mabel sendo seguido pelos seus correligionários que vestiam uma camisa amarela com as mangas vermelhas e a sigla do PPS estampada, entrou no Terreirão Central de forma triunfante, eles passaram pelo meio da multidão e ganharam o palanque. Foi uma entrada simbólica e bonita.

A maior virtude do Gílson foi conseguir trazer seu grupo coeso para a base do Evandro, alguns membros do partido declinaram da decisão do Gílson. O Aranha, a Helani Sá e o Rafael Brito não acompanharam o partido, apesar disso o partido veio em bloco.

O Gílson está preocupado com o desgaste que ele pode sofrer por ter decidido apoiar o Evandro, creio que político algum deva se preocupar com isso, porque toda decisão política gera desgaste de uma forma ou de outra com umas pessoas ou com outras. Quem se preocupa com este tipo de desgaste não pode almejar a vida pública, nem Lula escapou da língua alheia, imaginem nós que somos pobres mortais. A política é dinâmica e possui uma lógica própria, quem não compreende isso fica mais sujeito a decepções, vide o caso do PT com o Maluf em São Paulo.


CONVENÇÃO DO PMDB

Como esperado, a convenção do PMDB foi um sucesso, muita gente, muitos fogos, muito vuco-vuco, como deve ser a festa da democracia.

A personalidade de peso do partido que esteve presente foi a deputada Elcione Barbalho que fez um discurso muito motivador.

A chapa majoritária trará o Evandro e o Carlinho. As coligações proporcionais ficaram organizadas em quatro frentes:

1- PMDB, DEM e PHS:  Destaques do PMDB são o Tony Lisboa e o Jr. Brasil, do DEM é o Boró. Se a coligação fizer dois vereadores, um dos três deve ficar de fora, porém a chapa é muito forte e pode fazer uma boa sobra par puxar o terceiro.

2- PTB, PC do B e PRP: Destaque para o Nunes do PTB, Denílson do PC do B e Ricardo Amaral do PRP. Também é uma chapa forte, fará dois vereadores podendo também fazer um terceiro com a sobra do coeficiente eleitoral.

3- PR, PP e PMN: Destaque do PR são os vereadores Edmílson Galeno e o Luciano, no PP tem o Junhão do Caraparu e o Valdeci do Travessão.

4- PPS e PDT: O destaque desta coligação é o Vadico pelo PPS e o Paulo do Detran pelo PDT.

Caso Evandro ganhe a eleição, ele terá uma boa base de apoio na Câmara, das 13 vagas pelo menos 8 devem ser conquistadas pelo seu bloco de apoio.


VIDA DIFÍCIL

Como disse-me meu amigo Cavada ontem, vida de blogueiro não é fácil. Dei uma informação na sexta (Gílson vice) e no sábado já não era mais a informação que condizia com a realidade (Carlinho vice).

Dei a informação de que o PPS estava com o Evandro, ontem, quase tive que retificar esta informação também.

Em verdade isso faz parte da política, é esse dinamismo que me conquista, passei a gostar de política por conta disso.

Política por ser uma ciência humana e possuir várias variantes é cheia de surpresas, são dessas surpresas que mais gosto. 

AGORA SIM, O VICE É...

Carlinho Cancela é o vice de Evandro Watanabe, mais uma vez o Carlinho emprestará seu nome e sua popularidade ao PMDB.

Devo dizer aos leitores deste blog que eu não esperava tanta movimentação nestes últimos dias pré-convenção. O vice era o Gílson, depois foi o Carlinho. Ainda hoje de manhã houve uma tensão tremenda no PPS, diante da impossibilidade de dar o vice ao PMDB, com a reviravolta do sábado, houve um movimento interno para levar o partido ao Dr. Gilberto, o que só não aconteceu porque o Dr. acredita que com o Cadinho de vice, ele terá apoio do governo do Estado.

Só já próximo ao meio-dia é que o martelo foi batido e o PPS fechou com o Evandro mesmo.

O Evandro trará quatro frentes de coligação às eleições proporcionais.

O PT não fechará mais com o Jaime Brito, algumas lideranças do partido como o vereador Tubarão declinaram da chapa. O Marquinho do PT do diretório estadual, desceu na cidade e passou a orientação de coligação com o Evandro ou com o Gilberto. Pelo cenário atual, tudo indica que o PT deva apoiar o PSD. A convenção do PT é esta semana, até lá não saberemos de fato que ventos o PT deve seguir.


NO BLOG DO DIEGO SOUSA


Vereador Totó e PSL fecham com Dr. Gilberto

Está confirmado o Vereador Totó está fechado com Dr. Gilberto Pessoa inclusive o PSL partido do qual é o presidente está com sua convenção marcada para o dia 28 deste mês, não se surpreendam se mais vereadores e partidos saírem do arco de alianças do PMDB, pois lá o bicho tá pegando pra quem almeja uma vaga na Câmara Municipal, pois como já disse não é nada fácil agregar muita gente, ainda mais em um contexto que aponta a formação de apenas 2 ou 3 frentes de candidaturas proporcionais na chapa governista. Com PSL o Dr. Gilberto soma 8 partidos em sua base, são eles: PSD, PSDB, PV, PTC, PRTB, PRB, PSB e mais a nova aquisição PSL.
Imagino que os governistas devem estar alvoroçados com a possibilidade de perder mais partidos e consequentemente mais força.
Será que foi por isso que eles anteciparam a convenção Pmdebista que estava inicialmente programada para o dia 30 e agora será uma semana antes dia 24?

COMENTÁRIO DO BLOG

Foi o caminho mais acertado o escolhido pelo Totó, assim ele aumenta suas chances de voltar para a Câmara. Em coligações com o PMDB ou o PTB seria muito difícil sua reeleição. Bom também para o Dr. Gilberto que ganha um ótimo reforço de última hora. 

ARIEL CASTRO



Ao centro, de óculos, meu amigo e companheiro Ariel Castro visitando seus eleitores ao lado da prefeita de São Miguel Márcia Cavalcante (a loira).

Impeachment Express



shot001
O Paraguai inventou o “Impeachment Express” e em 48 horas processou e cassou o mandato do presidente da República Fernando Lugo, dando posse ao vice-presidente Federico Franco, que antes do final do primeiro ano de governo de Lugo já era o seu mais ferrenho opositor.
> Não houve golpe de Estado
Não houve golpe de Estado (embora eu tenha a convicção de que houve um golpe constitucional), pois o impedimento de Lugo se deu de acordo com o texto substantivo da Constituição e as regras adjetivas, embora açodadas, votadas e promulgadas por quem tinha plena competência e prerrogativa para erguê-las: o Senado.
> Sanções não são cabíveis
O estriamento do processo não pode ser usado pelo Cone Sul como mote para retaliar o Paraguai com sanções, como a expulsão do Mercosul, que alguns tão açodados como os senadores paraguaios já pregam: embora a democracia tenha sido sarrafeada, a atitude sensata de Lugo em aceitar o veredito e a ascensão imediata do vice ao cargo, afastando quaisquer vislumbres de quartelada, garantem ao país continuidade institucional que deve ser respeitada.
> A harmonia entre os poderes
O episódio demonstra a fragilidade a que chega um gabinete executivo quando esse não consegue administrar a correlação de forças com o Parlamento, perdendo condições de governar e, ao final, de permanecer no governo.
Em uma democracia parlamentar a República exige harmonia entre os poderes. Quando um insiste em ignorar o outro, a indiferença passa a ser o prelúdio da ruína.

Blog do Parsifal

RECLAMAÇÃO

As pessoas que fazem caminhada na praça do ginásio estão insatisfeitas com os vendedores de comida que deixam o lixo jogado no chão.

Restos de maniçoba, vatapá e outras iguarias obrigam os caminhantes a mudar de percurso.

A administração da praça deveria tomar uma providência.

Todos nós cidadãos somos responsáveis por uma cidade mais limpa, não devíamos nós sermos os responsáveis pela sua imundície. 

COLIGAÇÃO

Foi difícil e complicado como haveria de ser, mas já estão fechadas as coligações de proporcionais da base do Evandro, apesar de tudo foi mais simples que na eleição passada, quando o PMDB teve severas dificuldades em fechar as coligações, e na verdade nem conseguiram com queriam, Desta vez foio do jeito que o palácio quis, uma frente encabeçada pelo PMDB e outra pelo PTB, além claro, da coligação do PPS-PDT-PSB que já veio fechada para a base pmdbista.

Para conseguir tão simétrica adequação, foi preciso tirar o Carlinho da candidatura a vereador e colocá-lo como vice, ninguém queria coligar com o PTB trazendo o presidente da Câmara Nunes e o fortíssimo Carlinho que tem voto a rodo..

DINÂMICA

Uma das maravilhas da política é o seu dinamismo.

As últimas notícias dão conta de que o vice do Evandro será o Carlinho Cancela, o dia ontem foi de intensas negociações e diálogos para fechar as coligações proporcionais.

O vice seria o Gílson, o Carlinho por vontade própria gostaria de ser candidato a vereador, entrementes, deverá ser o vice.

Aguardemos, hoje saberemos quem será o vice da chapa do PMDB.

MATRIX 4


O PPS


O DEM vê na aliança com o PPS a possibilidade de pelo menos manter suas duas cadeiras na Câmara Municipal, o que segundo Carlos Augusto seria mais fácil.
Em São Domingos do Araguaia o candidato do PPS Pedro Paraná está em ótima posição, assim como o candidato Divino em Eldorado dos Carajás. Marilda em Canãa dos Carajás estaria segundo o deputado, se destacando - lá a coligação vai ser com o DEM e com o PR.
Ele acredita que terão 65 candidatos a prefeito sendo 15 com boas chances de vitoria, segundo as pesquisas que vem realizando.
Jordy disse que em Tucuruí a reeleiçao de Sancler deve ser tranquila, já em Castanhal o partido esta indefinido, em Paragominas vão apoiar Paulinho, o candidato de Adnan.
Hoje Helenilson foi para Santarém, articular as composições na região, mas o partido deve mesmo apoiar Alexandre Von em Santarém.
Já em Belém Jordy segue firme com sua candidatura, e com 52 candidatos a vereador.
Sobre o marketing da campanha, Jordy disse que não tem nada fechado mas Pedro Galvão e Tito Barata estão ajudando informalmente até agora.

Blog do Bacana


Modelo


Comenta-se em Castanhal que Marcio Miranda teria sido deixado de lado pelos tucanos por conta da candidatura peemedebista de Titan.
Miranda nega, diz que foi tudo um mal entendido.
Há quem jure que não foi não.

Blog do Bacana

COMENTÁRIO DO BLOG

Em Santa Izabel acontece o mesmo. Segundo os bastidores de nossa política, o PSDB estadual tentou enquadrar o Dr. Gilberto para ser vice do Evandro Watanabe.

Na última quinta-feira, houve uma reunião na casa do Dr. onde ele reafirmou sua candidatura.

Quem conhece o Dr. Gilberto sabe o quanto é difícil demovê-lo de uma ideia, ele quer ser prefeito da cidade. Na última eleição o loby foi forte para fazê-lo vice do Marió, ele não aceitou. Desta fez, não aceitou também.

O fato é que o apoio do PSDB estadual será do Evandro. O Dr. nunca enfrentou um cenário tão adverso em uma eleição.

Parabenizo ao Dr. Gilberto pela decisão de manter seu nome para mais um pleito. Politicamente não é uma decisão sábia, entrementes, que tipo de homem é aquele que desiste de seu sonho?


E O VICE É...

Gílson Freitas deverá ser o vice do Evandro. O martelo será batido hoje. Gílson deve ser o vice e o Carlinho Cancela, candidato a vereador.

A única possibilidade de o Gílson não ser o vice é o Gilberto aceitar ser o vice do Evandro, como isso não acontecerá, o Gílson será o vice.

Especula-se que com esta decisão o Gílson esteja tentando emplacar mais uma secretaria além das duas já fechadas, é possível.

As Vadias




            No último mês de maio, As Vadias, sob o lema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, saíram às ruas para lutar contra a opressão histórica a que estão submetidas. Não há espaço mais simbólico para elas, onde expressam a síntese perfeita da liberdade.

            Aliás, elas estão em qualquer lugar, pois ao tomá-las como referência para a liberdade não podemos deixar de perceber a simbiose entre a mulher e a natureza, porquanto geradoras da vida.

            Vida é vadiagem, como sugere o parágrafo anterior? Não é só isso, porque é também solidão e ambas são filhas siamesas da liberdade.

            E isso está impregnado no DNA psicológico de todo ser humano, pois durante algum tempo todos foram vadios e solitários quando desfrutam do paraíso no ventre materno. Obviamente que só a mulher pode, então, proporcionar uma vida livre - o que certamente é uma ameaça para aqueles, os salvadores de qualquer matiz, que se pretendem como os únicos capazes de garantir essa humana desejada condição, ensejando daí a raiz da opressão contra a mulher.
 
            Ora, se o lugar dela é onde quiser como diz o lema da marcha, há de se imaginar que podem estar em um puteiro, sendo - e por que não? - putas  como bem é a vida, esta que em sua inexplicável condição não ilude quanto à oferta do prazer, do orgasmo, do intenso êxtase, como proporcionam as putas a quem as procura. Se enganados estão aqueles que se deleitam com elas (putas e vida), certamente devem procurar a culpa em outro lugar. Quem sabe se onde encontram-se os santos e os moralistas? Portanto, a puta tende a ser a mais honesta das mulheres que não finge virgindade, logo, não há engano – algo insuportável a qualquer um.
           
Do mesmo modo é a natureza que não se oferece, mas está a disposição de todos. É perfeita, porque, de todos e de ninguém, leva a humanidade sempre para o adiante, para a transformação permanente com sua dinâmica que não se submete a centro algum dominador.

            Assim As Vadias, no mais concreto sentido de vida, então, encarnam o que de mais prazeroso se impõe ao ser humano: a liberdade para ser e estar onde quiser. E, com isso, podem resgatar os machos da beira do abismo em que se encontram, pois enquanto construtores de mundos artificiais vivem sobre estes com pés de barro.

Luiz Mário de Melo e Silva
Coord.do Fórum em Defesa do Meio Ambiente de Icoaraci (FDMAI)
E-mail: luizmario_silva@yahoo.com.br  / Tel.: 83636720
Icoaraci – Belém –Pará.