QUATRO PRÉ-CANDIDATOS NA MIRA DO MPF



A propaganda eleitoral antecipada continua sendo a principal preocupação do Ministério Público Federal em ano eleitoral. Ontem, o procurador eleitoral Igor Nery Figueiredo protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA) as quatro primeiras denúncias contra pré-candidatos de Belém (prefeito) e Ananindeua (vereador), acusados de propaganda eleitoral irregular.
Almir Gabriel (PTB), Edmilson Rodrigues (PSol) e Arnaldo Jordy (PPS), em Belém, e Miro Sanova (PDT), em Ananindeua, são acusados de utilizar o horário de seus partidos na televisão para divulgar suas pré-candidaturas à eleição municipal. O procurador requer à Justiça a cassação do direito de os partidos veicularem a propaganda partidária no próximo semestre, punição prevista na Lei 9.096/1995.
As propagandas do PSol, PTB, PDT e PPS foram veiculadas nos meses de março e abril, em que os partidos usaram apenas as imagens dos pré-candidatos, ignorando os outros integrantes da legenda. No caso do PTB, o prefeito de Belém, Duciomar Costa, apresenta o ex-governador Almir Gabriel em meio a obras de sua administração.
Na propaganda do PSol, a presidente do partido Marinor Brito aponta Edmilson Rodrigues como um político que defende “os mais humildes”. No caso do PPS, a propaganda partidária utiliza apenas a imagem de Arnaldo Jordy, que aponta soluções para problemas na saúde municipal. Já o vereador pelo PDT de Ananindeua, Miro Sanova, se apresenta como um dos pais dos projetos de educação do município.
Ontem à tarde, o procurador eleitoral se reuniu com o grupo de promotores designados para atuar nas eleições municipais deste ano e orientou os que vão trabalhar na comissão de propaganda para que ajuízem também ação contra os quatro acusados por propaganda antecipada para que sejam multados pela irregularidade, conforme prevê a legislação eleitoral, que estipula entre R$ 5 mil a R$ 25 mil o valor da multa. “Neste período, a nossa grande preocupação é a propaganda eleitoral antecipada”, ressalta Igor Nery.

Diário