NO BLOG DO PROFESSOR LUIZ SANTOS

Erros do Gestor Municipal

   Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas empresas. E olha que muitos nem são tão eficientes assim como empresários.
Creio que a Gestão Pública tem que se apoiar nos seguintes pilares: planejamento, transparência, controle e responsabilidade. Estes também são os pilares que balizam a Lei de Responsabilidade Fiscal. Evidentemente que além desses princípios ainda é imprescindível que o gestor atue com ética, o que balizará o seu comportamento perante a sociedade que representa.
Analisando a ação do atual prefeito de nossa cidade nos últimos 07 anos, pude constatar que como prefeito ele é um bom dentista. Veja alguns de seus principais erros:
Primeiro: O gestor público não programa as suas ações de forma planejada, mas sim as concebe no dia-a-dia, conforme a urgência de cada situação. O que demonstra uma absoluta falta de planejamento, de controle, de projeto para nossa cidade. Quer um exemplo mais recente: a atividade de recuperação da Avenida Antonio Lemos que por falta de planejamento está se arrastando e causando prejuízos para os comerciantes da praça do ginásio.
Segundo: O gestor público não gosta de descentralizar decisões, pois entende que isto significa perda de poder.
Alguma vez este prefeito já se reuniu com a comunidade para discutir as ações para uma determinada ação? Alguém já ouviu falar de alguma reunião envolvendo todo o seu secretariado?
Terceiro: O gestor público não investe em capacitação e nem tampouco busca as melhores referências profissionais. O seu foco é político e não técnico.
Exemplo disso são as nomeações que fez para os órgãos municipais tais como SAAE e Secretarias municipais.
Quarto: O gestor público tem receio de ser transparente, pois teme ser questionado sobre as suas ações.
                Até a presente data são raros os casos de divulgação das informações fiscais por parte da administração pública. Em geral, no final de cada exercício são publicados relatórios resumidos de execução orçamentária, mas em uma linguagem técnica que nenhum leigo no assunto consegue entender
Quinto: O gestor público ainda não acredita que será punido se cometer erros ou prejuízos à sociedade.
Claro que não havendo um único vereador que se manifeste contra o mesmo é muito fácil ser conivente com destruição de patrimônios históricos como a ponte Tibiriçá.
Sexto: O gestor público administra a coisa pública como se fosse uma administração doméstica e baseada em contabilidade de botequim.
A ausência de planejamento na gestão pública, assim como de decisões descentralizadas, de trabalho em equipe, e de outros procedimentos basilares de qualquer administração, faz com que o gerenciamento da coisa pública ocorra como se fosse uma administração doméstica.
Sétimo: O gestor público não se preocupa em ser responsável do ponto de vista legal, mas sim em ser eficiente do ponto de vista político. E assim nossa cidade regride a passos largos. Sem oposição ao governo, sem fiscalização e com o povo desinformado.
 
COMENTÁRIO DO BLOG
 
Sentiram a pressão? Eu tinha ou não tinha razão quando o exortava? É conciso e direto.
Deste texto o que mais gostei foi da mensagem implícita no seu início:
 
"Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas empresas. E olha que muitos nem são tão eficientes assim como empresários."
Percebam que está implícito que os empresários lutam, o médico não, não tá lutando não, né? Sou só eu, que os empresários não sabem administrar a coisa pública, mas o médico sabe, e deve saber mesmo.
No segundo período ainda, observa-se uma presunção, o blogueiro presume que os empresários vão administrar o público como o privado, e completa no terceiro período, que os empresários não são eficientes, pois estão quebrando suas próprias empresas, imaginem Santa Izabel? Mas o médico sabe, mesmo sem nunca ter gerido, nem o privado.
 
No terceiro período ainda, é qualquer coisa próximo a uma aberração, pressupor que o Evandro e o Gílson são empresários não eficientes, é distorção, tanto um quanto o outro são muito bem sucedidos, o Evandro ajudou a empresa do pai a se fortalecer, e a crescer. o Gílson ressucitou em 10 anos o Supermercado Freitas que estava em crise até 2001.
A não ser que o amigo Luiz esteja se reportanto a outros empresários, talvez.