JORNAL DESTAK 2013

GOVERNO E POVO: SIMBIOSE NECESSÁRIA II
Na última edição do jornal Destak, chamei a atenção para a necessidade da participação popular para a construção da cidade que queremos. Povo e governo são responsáveis pela construção de uma Santa Izabel cada vez melhor, aquele tem o papel de conduzir o processo social e político, este o de contribuir com o governo para esta consecução.
Para enfatizar a importância desta simbiose necessária abordei no texto passado a questão do lixo, nesta, como havia afiançado, abordarei a questão do trânsito.
O Estado cria, por meio dos representantes do povo (legislativo), regras que a sociedade deve cumprir, entre estas regras estão as regras de trânsito que devem ser cumpridas sob pena de se perderem vidas. As regras de trânsito são importantíssimas porque só elas impedem a desordem nas ruas e vias das cidades, sem respeito a elas a conseqüência é a que vemos cotidianamente em santa Izabel: Acidentes, mutilações e morte. (Uma vizinha minha foi atropelada por uma moto ao cruzar o semáforo, o veículo não respeitou o sinal vermelho).
Basta ficarmos 1 minutos observando o comportamento dos condutores izabelenses em qualquer semáforo da cidade, o desrespeito ao sinal vermelho é comum. Algumas vias do centro têm sentido único, entrementes é comum vermos veículos trafegando na contra-mão. Estes são só dois exemplos de como nós- o povo- precisamos fazer nossa parte para a organização do trânsito de nossa cidade, não teremos uma Santa Izabel melhor se cada condutor fizer suas próprias leis, ignorando as regras estatais, o caos é o resultado, é o que temos hoje nas ruas.
O Brasil se desenvolveu muito na última década, a indústria automobilística é um reflexo disso, nunca teve tanto carro rodando pelo Brasil, existe um carro para cada sete habitantes, é uma frota gigantesca. Santa Izabel não ficou de fora desse desenvolvimento, segundo o último senso existem mais de sete mil carros em nossa cidade que não estava preparada para isso, daí a confusão nas ruas, principalmente no centro, por isso é tão importante respeitar as leis de trânsito para se evitar acidentes, é muito carro para pouca rua, sem ordem resta a barbárie.
O poder público municipal sinalizou algumas vias, instalou semáforos, criou um corpo de agentes de trânsito, mas isso não é suficiente se não for dado poder de multar para os agentes, em verdade a função das autoridades de trânsito é de organização, não de autuação, é preciso regularizar essa situação para que os agentes possam cumprir melhor sua função, sem o poder de multar os agentes muitas vezes são até desrespeitados por condutores que não se preocupam com a organização da cidade nem com o bem-estar dos munícipes. Cabe ao poder público organizar, o trânsito izabelense não pode ficar como está.
Em minha opinião a educação deve ser o instrumento utilizado pela prefeitura para resolver os graves problemas de lixo e de trânsito em Santa Izabel. É preciso envolver a comunidade, sem esse envolvimento a prefeitura sozinha não dará conta desta dantesca tarefa. Cada um de nós cidadãos izabelenses devemos contribuir para a transformação de nossa cidade, devemos participar em harmonia com os governantes que por seu turno devem assumir a responsabilidade de melhorar nossa querida cidade.
Creio que um dia viveremos na cidade que queremos, mas para isso cada um de nós deve assumir sua responsabilidade: governo e povo juntos, aquele conduzindo e este colaborando.
Um grande abraço a todos e até a próxima edição.