JORNAL DESTAK-OUTUBRO 2012

            ELEIÇÕES 2012- QUEM GANHOU E QUEM PERDEU EM SANTA IZABEL
Mais uma eleição se passou e como toda eleição, esta também teve seus vencedores e derrotados.  Este texto que escrevo é para expressar minha perspectiva, para dar minha opinião sobre quem ganhou e quem perdeu em 2012.
Antes de abordar o tema a que me proponho, quero esclarecer o que considero derrota e vitória em eleição. De forma simplista e vulgar, em geral, as pessoas consideram que ganhou a eleição quem venceu nas urnas e perdeu a eleição quem não se elegeu. Minha análise é mais profunda que isso, buscarei justificar minha tese com base no princípio da legitimidade, em uma eleição vence quem se legitima como liderança política, perde a eleição quem demonstra fragilidade enquanto líder  social. Perceba então que abordarei os conceitos de derrota e vitória em um sentido latu não em sentido strictu. Começaremos a análise sobre os perdedores.
QUEM PERDEU NA ELEIÇÃO 2012
1-      O PT izabelense foi um dos derrotados das eleições 2012.
Diminuiu muito a votação na legenda em relação à eleição para vereador em 2008, nesta eleição o PT teve mais de 3.000 votos com o Tubarão sendo eleito com mais 670 votos, professor Franciel  ficou na suplência com 610 votos. Na de 2012 o vereador Tubarão teve 296 votos, o mais votado foi o Edir com 401, o vice prefeito Keko teve surpreendentes 196 votos. Em 2008 os candidatos a vereador do PT tiveram mais de 3.000 votos, em 2012 não chegou em 1900.
 O Partido teve no atual governo duas secretarias, um vereador e o vice-prefeito. No futuro governo o PT não terá mais o vice, nem o vereador e talvez uma secretaria apenas.
Creio que o eleitorado petista não assimilou a união entre o PT e o PSDB, são os principais adversários políticos do Brasil, é paradoxal esta união.
O partido perdeu legitimidade, é preciso rever seu direcionamento, é preciso compreender o recado das urnas, sob pena de se tornar um partido fisiológico, o que seria uma pena.
Os principais derrotados dentro do PT são o Keko e o Tubarão, não só porque perderam o mandato, antes pela votação pálida que tiveram. Entrementes é preciso observar que nem todos perderam no PT, o jovem Alcides Brito correu por fora e por 9 votos não foi o mais votado da legenda, com 397 votos, ficou atrás do Edir com 401. Ele se legitimou neste processo, está cacifado para as próximas eleições.

2-      O sempre prefeitável Jaime Brito também é um dos derrotados da eleição 2012. Isso aconteceu porque ele não conseguiu reconquistar seu eleitorado de 2004, quando ele teve mais de 2.500 votos. Em 2008 caiu para pouco mais de 1.500 e agora em 2012 para pouco mais de 1.600. De 2008 para 2012 a quantidade de votos válidos cresceu 12% e o eleitorado do Jaime não cresceu 1%. Há um flagrante intanguimento da força política deste inspirador candidato. Nesta eleição o Jaime teve um bom apoio dos evangélicos, o que fez muita gente acreditar que o prefeitável reconquistaria seu eleitorado, mas ao fim, no abrir das urnas, o resultado se mostrou pouco animador em relação a expectativa criada.

QUEM GANHOU NA ELEIÇÃO 2012

1-      O principal vencedor desta eleição foi o povo izabelense, mostrou maturidade, coragem e atitude, o povo contrariou muitas previsões simplistas, mostrou complexidade em seu processo de escolha. O povo izabelense demonstrou que é exigente e quer mais, apesar das realizações e conquistas do governo Marió, o povo mostrou que considerou insuficiente estas realizações e estas conquistas, o que aumenta a responsabilidade de quem assume o governo. O futuro prefeito não pode fazer igual, nem menos que o Marió fez, vai ter que fazer mais, se conseguir a reeleição é certa, porém se problemas antigos como o atraso de salário voltar, o governo será de um mandato só. Por esta razão é que não se pode dizer que o Marió é um dos perdedores desta eleição, é preciso esperar o desempenho do governo do Dr. Gilberto, se for bom, o Marió poderá ser considerado um dos derrotados das eleições 2012, todavia se o governo vindouro for ruim, o Marió está legitimado a concorrer em 2014 com chances de voltar ao poder,  além disso, o seu candidato conseguiu uma expressiva votação, o que mostra sua força política.
2-      Além do povo izabelense um dos grandes vencedores desta eleição é o insistente Dr. Gilberto, graças a sua personalidade determinada, conseguiu não se demover do propósito de ser prefeito, conseguiu. Apesar de ter sido derrotado nas urnas duas vezes, o Dr. Nunca foi perdedor nas eleições que disputou. Na primeira teve pouco mais de 5.500 votos, na segunda cresceu para mais de 10.000, na terceira cresceu mais ainda, quase 17.000 votos.
A reeleição do Dr. só depende de ele fazer um bom governo, se fizer, dificilmente alguém tirará dele a sua reeleição, observo que o mandato precisa ser bem diferenciado para isso.
3-      Apesar de derrotado nas urnas, não se pode dizer de forma alguma que o Evandro Watanabe saiu derrotado desta eleição. O Evandro há pouco mais de um ano era um ilustre desconhecido, hoje é uma das principais forças políticas da cidade. Observo em relação ao Evandro que ele conquistou muitas pessoas neste processo eleitoral, seu jeito carismático lhe rendeu uma legião de seguidores que o apóiam incondicionalmente. O sucesso eleitoral do Evandro ainda pode ser visto nas ruas, por onde se anda, ainda se vê bandeiras verdes do 15 tremulando, muitos eleitores não tiraram sua bandeira, mesmo depois de terem perdido a eleição e serem achincalhados pelos amarelos na segunda e na terça feira após a eleição.
Por isso também considero o Evandro um dos vencedores desta eleição, perdeu nas urnas, mas está legitimado para disputar até a cadeira de deputado estadual se quiser daqui a dois anos, com o apoio do povo izabelense.

P.S.: Caros leitores desta coluna, tenho mais derrotados e vencedores da eleição para analisar, porém o texto foi se alongando e ficou por demasiado grande, decidi encerrá-lo aqui, quem sabe volte ao tema na próxima edição. Felicidade a todos!