JORNAL DESTAK JANEIRO- 2013

SANTA IZABEL

Em janeiro do ano corrente, fez 79 anos que a Vila de João Coelho elevou-se à qualidade de município, aqueles eram outros tempos, as pessoas andavam  à cavalo, a carne mais consumida era a de porco, os remédios eram os caseiros e o principal meio de transporte era o trem.

Hoje vivemos em uma outra Santa Izabel que, assim como a Amazônia em geral, está contextualizada à nova ordem mundial, à globalização, não existe mais o caboclo, as casas com piso de tábua, as janelas com tranca, a galinha no quintal.

Hoje vivemos na Santa Izabel das luzes vermelha, amarela e verde do semáforo, dos carros e motos enchendo as ruas, do facebook, vivemos em outro tempo, no tempo do presente.

Apesar de ser, não quero parecer saudosista em demasia, afinal não estou problematizando se é boa ou ruim a mudança (o tempo presente), quero apenas constatar que aos 79 anos de nossa cidade, ela mudou muito e cabe a nós, todos nós izabelenses, contribuirmos para fazer de nossa cidade um lugar melhor, e devemos fazer isso, não só pelos que já viveram aqui no passado, não só por nós que ainda aqui estamos, não por aqueles que aqui ainda viverão como os netos que ainda não tenho; devemos todos contribuir para fazer de nossa cidade um lugar melhor, por ela mesmo, por Santa Izabel, por ser este o local o qual chamamos de nosso, de nossa casa.

 Nossa casa não é onde moramos (feita de paredes e telhado), nossa casa é onde vivemos, e é aqui que vivemos, em cada rua, em cada pessoa, em cada casa que compõe esta realidade peculiar a qual chamamos SANTA IZABEL. Por isso devemos, cada um de nós, cuidar de nossa grande casa, de nossa casa coletiva que é nossa cidade. Podemos fazer isso não jogando lixo na rua, respeitando a sinalização do trânsito, limpando a frente de nossas casas, pintando nossos muros... contribuindo de qualquer forma possível.
Sem nossa participação e ajuda, enquanto povo e munícipes, pouco se poderá fazer para tornar nossa cidade um lugar melhor. Estou convencido disso.

VIVA SANTA IZABEL! E que possamos viver aqui os anos que ainda nos restam, PARABÉNS A TODOS NÓS POR SERMOS IZABELENSES!

Um grande abraço a todos e felicidades sempre!