No Planalto Central do Brasil

shot004
A presidente Dilma Rousseff, sem ter conseguido conter a gula do PT pelos espaços de governo nem a insatisfação da coalizão com o avanço estratégico do seu partido nas searas eleitorais da Federação, recebeu ontem (06) um recado mais explícito da insatisfação da base: o Senado rejeitou a recondução de Bernardo Figueiredo para a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), um dos homens de confiança da presidente.
> Senador Lindebergh Farias (PT-RJ): foi o PMDB
Embora a derrota imposta à presidente Dilma tenha tido a participação de 36 senadores, o senador Lindebergh Farias (PT-RJ) carimbou no PMDB a articulação da estocada: “Foi um recado do PMDB. O partido articulou para derrotar o governo”, declarou Lindebergh.
> A “Ala independente”
O movimento do Senado mostra, como na Câmara, a maior nitidez da divisão interna do PMDB entre a corrente que comunga com o governo adquirindo espaços orgânicos na estrutura administrativa e outra que enfrenta o governo (no Senado chamada de “Ala independente”) quando este usa a sua estrutura para arredar o partido dos seus espaços eleitorais.
Isto coloca o PMDB em uma encruzilhada na medida em que a corrente governista alimenta a não governista e vice-versa: quanto mais esta se fortalece mais o governo precisará daquela para alimentar o equilíbrio da base aliada.
O mais novo membro da “Ala independente” do PMDB no Senado é o senador Vital do Rêgo (PB) com o qual a dita corrente já soma 9 senadores.
> A coalizão em transe
Como o PMDB é o maior partido da coalizão é o mais notado nas dissensões, mas o PR e o PDT vivem às turras com o governo por conta dos ministérios dos Transportes e do Trabalho respectivamente.
Os líderes destes partidos, para eriçar a liça, ameaçam colocar as siglas à ilharga de Serra em São Paulo, que já está com o PSB praticamente no colo, o que causa preocupação no neo caudilho nordestino Eduardo Campos (governador de Pernambuco) que tem como sonho de consumo ser vice-presidente de Dilma Rousseff na reeleição dela.

No blog do Parsifal