DINHEIRO PARA QUÊ ?

Muitas pessoas dizem que o Evandro Watanabe ganhará a eleição porque é o que tem mais dinheiro. Dentro de uma visão paltada pelo senso comum a lógica é simples: Quem gasta mais, vence.

Custa-me acreditar em logicidade tão simplista. Política não é ciência exata, é humana, o que implica em variantes difíceis de se prever, além das previsíveis e instáveis. A história nos mostra que essa relação não é absoluta. Nem sempre quem gastou mais, levou.

Não acredito que seja dinheiro em si a força da campanha do Evandro, a grande questão é como se gasta esse dinheiro que tem, esse é o X da questão.

Lembro-me que na eleição de 2004 o Dr. Evandro, que havia arrendado o hospital, gastou uma boa quantidade de dinheiro na campanha e não teve 600 votos, gastou mal o dinheiro.

O dinheiro deve servir para agregar gente à campanha, ele deve ser gasto visando este princípio, se for gasto sem agregar, foi mal gasto, foi desperdiçado.

Para não desperdiçar dinheiro é preciso ter uma estratégia montada, com mapeamento das regiões e lideranças, diversificando de acordo com as categorias de eleitores, tentando atingir os mais numerosos como o da categoria jovem que deu duas eleições ao Marió.

O candidato não pode se restringir a gastar apenas para divulgar seu nome como é o mais habitual, patrocinar festas, eventos, cultos apenas para ter seu nome badalado, é preciso além disso ter o compromisso de quem faz o evento, por exemplo. Ou então é melhor apoiar apenas os eventos dos aliados já declarados.

O segredo das disputas democráticas é a aglutinação, nunca...nunca se tem gente demais em uma eleição, quanto mais gente, mais a vitória se aproxima. Não se pode fazer como um assessor de um dos prefeitáveis que barrou um pensador político da equipe de coordenação, porque já tinha gente demais, isso é quase idiotice.

Em uma república em que a consciência de cidadão é parca e não existe liderança popular posta no cenário político, o dinheiro bem empregado é o principal instrumento de conquista de lideranças, como o foi em toda  a história da humanidade. Porém, para isso, é preciso saber usá-lo, caso contrário se gasta um milhão de reais e não se ganha 5.000 votos.