FEIJÃO EMPANADO

Neologismo: Mariônica
Autor: Diego Sousa
Classificação morfológica: Adjetivo
Origem social: Política
Contextualização: Obra mariônica
Significado: Obra que o boi cagou.

O Diego usou este neologismo outro dia, eu acho que eu não entendi muito bem, entrementes, ontem, passando pela rua João Casa Nova, para verificar a qualidade da obra, passei ao processo de catarse que é o estimulante das relações sinápticas que ocorrem quando o cérebro capta um aprendizado. Acredito que aprendi o que é uma obra mariônica.

Segui na rua no mesmo sentido mostrado na foto, quem conhece a rua sabe que ao final do trecho em obras, tem as casa da família do Tatu incluindo um restaurante.

Os tratores espalharam a piçarra a qual foi muito bem compactada como demonstra o lado direito da rua na foto acima.

O serviço está bom, o problema é que tem uns dias que não chove, e nesta rua passa muito caminhão da Frango Americano e os ônibus da empresa, além do constante tráfego de veículos menores. O resultado disso é que tanto as cassa das famílias que moram lá, quanto o restaurante ficavam constantemente envoltos em uma nuvem espessa de poeira. Eu falei ficava, porque na última vez que passei por lá, vi uma cena bizarra do ponto de vista jurídico, o pessoal que mora por lá obstruiu metade da pista alternadamente ao longo de todo o trajeto em que as casa e o restaurante margeiam.

O primeiro obstáculo e o segundo são pequenas muretas organizadas, e isso torna tudo mais bizarro, com pedaços de cimento da própria obra, uma muretinha muito bem organizada com sobreposição dos pedaços. O terceiro obstáculo é o tronco de uma árvore. O quarto é outra mureta de restos da obra.

Imaginem uma coisa dessas, o cidadão determinando o tráfego na rua, por outro lado como o palácio não tem a sensibilidade de observar o quão mal está causando ao contribuinte. Está em jogo o negócio da família, e acima de tudo a saúde das crianças das casas que não são poucas. A poeira, sem os obstáculos, é constante por conta do tráfego intenso.

No mínimo os responsáveis oficiais deveriam fazer lombadas, ou molhar o trecho sempre que necessário. Não pode é o cidadão tomar esta atitude por omissão do Estado, afinal onde isso acontece é um sinal flagrante de que o poder público está desmoralizado e onde o poder público está desmoralizado, lá imperará a anomia que presenciamos nas ruas todo tempo.

A obra mariônica é aquela que mesmo quando é bem feita, sempre prejudica as pessoas ou a sociedade. Os exemplos estão aí expostos para todos verem.

A propósito, o restaurante supracitado é o único da cidade que está servindo feijão empanado, assim como arroz, carne, macarrão, farinha, refrigerante, cerveja, tudo.

Mesmo com os obstáculos, ainda tem poeira, menos, mais tem. Algo precisa ser feito por aquela gente!