VIVA A DEMOCRACIA
QUEM É QUEM
Descrente na reeleição, Ana articula candidatura ao Senado
Antes mesmo da votação deste domingo para definir o novo chefe do governo estadual, Ana Júlia e a direção estadual do PT dão mostras de que não acreditam na vitória da petista, segunda colocada nas pesquisas eleitorais, muitos pontos atrás do concorrente Simão Jatene, do PSDB.
PT e PMDB entrarão nos próximos dias com recurso na Justiça Eleitoral solicitando a realização de uma segunda eleição para definir o ocupante de uma das vagas ao Senado, já que Rocha e Barbalho obtiveram, juntos, 57% dos votos, mais da metade do total de eleitores que escolheram os outros dois concorrentes – Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (Psol). Nestes casos, a lei prevê uma segunda votação com a anulação dos votos dos concorrentes cassados pela Justiça. Se não conseguir se reeleger amanhã, o que é provável, Ana Julia concorreria novamente em dezembro no segundo pleito para o Senado.
Para conseguir esta reviravolta, a governadora terá que convencer o próprio partido a indicá-la. Ana Júlia está isolada politicamente dentro da própria corrente ideológica do PT, a Democracia Socialista (DS), e sem força para impor seu aos demais petistas. Outro nome do grupo politico é André Farias. A DS preferiu concentrar esforços para eleger dois deputados estauais e um federal do que fazer eforçopara releger Carepa.
Paulo Rocha, que lidera a maior tendência no estado, o Campo Majoritário, defende a indicação do deputado estadual eleito agora Waldir Ganzer, que foi parlamentar federal na década de 1990, ou Mário Cardozo, liderança estadual que disputou (e perdeu) uma vaga no Senado em 2006.
Depois da publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) cancelando as candidaturas de Barbalho e Paulo Rocha atingidos pela Lei da Ficha Limpa porque renunciaram aos respectivos mandatos para escapar dos processos de cassação no Congresso, o TRE paraense vai definir se haverá ou não a segunda disputa para o Senado. É nessa tábua de salvação que a governadora mantém as remotas esperanças.
A vingança de Duciomar no "Jogo Aberto"
O alto índice de rejeição de Duciomar seria o motivo de ele ter se escondido em Brasília durante a maior parte da campanha eleitoral, seja no primeiro ou no segundo turno, mas o PT recomendou que a contaminação não atingisse Ana Júlia. Ela própria, com rejeição elevada, precisava trabalhar com maior tranquilidade sem ter ao lado a incomoda presença de Dudu, que hoje ultrapassa 70%.
O prefeito, obviamente, não aceitou a exclusão dos palanques e agora prepara o troco.
Blog Espaço aberto
IBOPE
Jatene 59%, Ana Júlia 41%.
Ibope dá como certa a eleição de Jatene.
RECURSO IMPROVIDO
NA DÚVIDA
PARA BRUNA CAR 7
Lembro-me que quando começamos a fazer as primeiras campanhas do Lula éramos só estudantes e professores, hoje tem gente de todas as classes sociais. Inimaginável para mim naqueles anos que um dia o PT faria uma carreata como a que fez em Santa Izabel, naquele tempo eu pensava que nós nunca chegaríamos ao poder, pois éramos tão poucos, hoje são tantos.
CARREATAS
LULA FEZ DE TUDO PELA VITÓRIA DA DILMA
Substituta de Jader Barbalho não vê possibilidade de novas eleições no Pará
Nesta quarta-feira (26), os ministros do Supremo analisaram recurso do candidato, que teve o registro negado por ser considerado “ficha suja”. Jader renunciou ao cargo de senador em 2001 para fugir de processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.
Em entrevista ao R7, Marinor diz acreditar que a decisão da Justiça deve ser mantida e que a população não tem se manifestado para uma nova votação. A senadora fala sobre sua campanha e os projetos que defenderá no Senado.
R7 – A senhora esperava a decisão do STF?
Marinor Brito - A decisão do Supremo era esperada, porque já havia movimentação política, discussão desde o início da coleta de assinaturas [para que o projeto da Lei Ficha Limpa fosse votado no Congresso], acompanhamento do Legislativo até a aprovação final. Essa movimentação em torno da lei já vem contribuindo sobremaneira para o processo eleitoral.
R7 – Como recebeu a notícia de que poderia assumir a cadeira no Senado?
Marinor – A minha eleição se deu no paralelo desse debate, nessa mudança de valores que vem se consolidando, para que a gente possa ter representantes que não se utilizem de dinheiro público, das instâncias públicas do país para se favorecer. Recebo a decisão do Supremo como uma sintonia do processo que já estava em curso. O eleitor brasileiro rejeitou cerca de 70% dos candidatos que concorreram impugnados. Recebo com alegria a decisão e fico muito orgulhosa de estar protagonizando, em nome do povo do Pará, essa representação.
R7 – Qual sua avaliação sobre a possibilidade de novas eleições no Pará, que foi pedida pelo PMDB?
Marinor – O presidente do Tribunal Regional do Pará já se manifestou na imprensa dizendo que não acredita nessa possibilidade, embora não seja uma decisão unilateral dele. E a posição clara do Ministério Público do Pará [órgão que pediu impugnação dos candidatos] é que não existe nenhuma possibilidade de nova eleição. Eu estou acreditando que essa posição vai ser acatada e recebida como definidora dessa discussão. Há praticamente esgotamento da possibilidade de recursos – não que as pessoas não tenham direito de fazê-lo. Mas o sentimento da população e da Justiça não parece se manifestar no sentido de uma nova eleição.
R7 – A senhora vê algum problema em ter sido eleita com base em uma decisão na Justiça e não por maioria nas urnas?
Marinor – Foi por decisão das urnas, porque eu não tenho nenhuma responsabilidade de os candidatos que concorreram comigo terem problema na Justiça. Eles [Jader Barbalho e Paulo Rocha] foram impugnados. Eu cumpri todos os ritos legais da inspeção da minha candidatura, fiz uma campanha com pouco recurso, consegui ter quase 800 mil votos. Então, tenho legitimidade suficiente, se você considera que meus adversários disputaram abusando do poder econômico e usando a máquina pública. Não tem questionamento político, porque estou legitimada pelas urnas também.
R7 – Como foi a sua campanha?
Marinor – Minha campanha foi feita com uma estrutura muito pequena, com pouco recurso, mas muita disposição, serenidade e muita coerência com o debate programático do PSOL. Nós utilizamos o tempo na TV para propagandear essa alternativa. Nossa tática política foi correta.
R7 – A sua estimativa era gastar até R$ 200 mil na campanha. Isso foi cumprido?
Marinor – Acho que foi bem menos. Ainda não fechei a prestação de contas, mas acho que não chegou nem à metade disso.
R7 – Quais serão as suas principais bandeiras no Senado?
Marinor – Vamos ter um mês para planejar as atividades no Senado. Alguns temas estão colocados na ordem do dia, como a reforma política. Não dá para pensar que, depois de toda a mobilização nacional em cima do Ficha Limpa, que a gente não apresente alternativa ao abuso do poder econômico. Nós estamos estudando a possibilidade de entrar com um projeto. Estamos estudando a possibilidade de entrar com um projeto [sobre a reforma] e estarmos preparados para lidar com grandes temas, como o desenvolvimento da Amazônia, [a hidrelétrica] de Belo Monte, a questão do agronegócio. Não vamos deixar de nos posicionar em favor dos ribeirinhos, dos quilombolas e dos indígenas, que estão ameaçados por esse projeto. Vamos entrar também na questão dos direitos humanos, ligada à minha trajetória em defesa da infância e da adolescência, no combate à violência sexual.
Pesquisa Datafolha mostra Dilma com 56%, 12 pontos à frente de Serra
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece com 12 pontos de vantagem sobre José Serra (PSDB) a dois dias do segundo turno. Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (29) aponta que Dilma tem 56% dos votos válidos – quando brancos e nulos são descartados –, contra 44% de Serra, indicando estabilidade na corrida eleitoral. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na sondagem geral, a candidata do PT tem 50% dos votos e o tucano aparece com 40%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos chegam a 4%. Se a eleição fosse hoje, Dilma seria eleita sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (28) mostrou Dilma com uma vantagem de 14 pontos em relação a Serra. Na sondagem do Ibope, a candidata do PT aparece com 57% dos votos válidos, contra 43% do tucano.
A sondagem mais recente do Datafolha foi divulgada no dia 26 de outubro, quando a vantagem de Dilma era de 12 pontos. Na ocasião, a petista tinha os mesmos 56% dos votos válidos, contra 44% de seu adversário na disputa pelo segundo turno.
O Datafolha ouviu 4.205 eleitores nesta quinta-feira. A sondagem foi feita a pedido do jornal Folha de S.Paulo. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito com o número 37721/2010.
DITADOR?
PESQUISA
VERITATE
Ana Júlia:34.8%
Nenhum/Branco/Nulo:5.9%
Sem Resposta:9.8%
ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
CHUPA ESSA MANGA!
TIRIRICA DIZ QUE NÃO PODE PROVAR QUE SABE ESCREVER
Imagens de ÉPOCA mostram Tiririca dando autógrafos. Ao juiz, sua defesa disse que ele não tem condições de escrever
Para provar que o deputado eleito com 1,3 milhão de votos é alfabetizado, condição necessária para garantir sua posse, a defesa reconstituiu a biografia do humorista. O documento diz que ele não frequentou escola por ter sido criado por um padrasto que batia muito nele. A relação familiar difícil teria feito com que Tiririca saísse de casa ainda criança para trabalhar num circo. Só a partir dos 12 anos, por iniciativa de uma funcionária do circo, ele começou a ser alfabetizado, diz. A infância difícil é apontada pelo laudo como um dos fatores que causaram os problemas motores de Tiririca.
Há uma segunda contradição nessa explicação. A defesa diz que o parecer médico, assinado por quatro profissionais de São Paulo, é fruto de uma bateria de testes feitos com o humorista desde o início do mês. Imediatamente após a eleição do dia 3 de outubro, porém, Tiririca tirou férias e viajou para Itapipoca, no Ceará, sua cidade natal. Uma reportagem da TV Globo gravada no dia 4 já mostrava Tiririca no aeroporto de Fortaleza. Em várias ocasiões, seus assessores disseram que ele passaria 20 dias por lá. Mas pelo menos um dos exames médicos anexados pela defesa aparece com a data de 10 de outubro. O cabeçalho mostra que o endereço do consultório fica bem longe de Itapipoca. É de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, base eleitoral do deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP), réu no processo do mensalão e líder do partido ao qual Tiririca é filiado.
G1
O MAIS ACESSADO
Senadora eleita pelo Pará diz que não teme convocação de novas eleições
Segundo ela, ainda não há uma estratégia montada por seu partido para apresentar à Justiça, caso a eleição seja contestada na Justiça. Apesar disso, Marinor alega que os dois candidatos impedidos de assumir pela Lei da Ficha Limpa – Jader Barbalho (PMDB) e Paulo Rocha (PT) – não somam mais de 50% dos votos.
Ela defende a legitimidade de sua cadeira no Senado, apesar de ter tido menos votos que outros dois candidatos. De acordo com Marinor, o tribunal tem até o dia 17 de dezembro para diplomá-la, mas o resultado “já está proclamado”.
Ontem, o Supremo Tribunal Federal (STF) ficou dividido sobre a possibilidade de a Lei da Ficha Limpa retroagir para punir Jader Barbalho. Ele renunciou ao mandato de senador em 2001 para escapar de um processo de cassação. Diante do impasse, os ministros optaram por manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que aplicou a Lei da Ficha Limpa ao candidato e não permitiu seu registro de candidatura.
Com isso, os votos de Barbalho, que ficou em segundo lugar na disputa para o Senado pelo Pará, não foram considerados. O candidato que ficou em terceiro lugar, Paulo Rocha (PT-PA), não poderá assumir a vaga porque também está impedido pela lei. O Tribunal Regional Eleitoral anunciou hoje que Marinor Rocha assumirá então o cargo de senadora pelo estado.
Fonte: Agência Brasil
COMO EU ESPERAVA
Blog do Bacana se manifesta, o Blog do Parsifal também, traz um excelente texto, da pena do grande artífice das letras Parsifal Pontes, sobre a questão da nova eleição para o Senado paraense:
Novas eleições para o senado, no Pará
O TRE deverá sacramentar a lei.
Contando com o fato de que o recurso de Paulo Rocha ainda não foi votado pelo STF e que as urnas eletrônicas devem ficar 60 dias periciadas antes de uma eleição e que a partir de janeiro vence o prazo de renúncia de Barbalho na época que era senador, o que o torna "elegível" novamente, o que deve acontecer será;
1 - O TRE deverá fazer nova eleição para o senado no Pará.
2 - Tudo zera e Jader poderá ser candidato novamente.
3 - A história toda ainda está longe do fim.
SGUNDO TRE NÃO HÁ NECESSIDADE DE NOVA ELEIÇÃOPRA O SENADO NO PARÁ
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) avalia, segundo informou a assessoria jurídica do tribunal, que não há necessidade de uma nova eleição para o Senado no estado, mesmo depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar a Lei da Ficha Limpa válida para as eleições deste ano.
A soma dos votos obtidos pelo deputado Jader Barbalho e pelo terceiro colocado na disputa – o petista Paulo Rocha, também barrado pela ficha limpa – ultrapassa 50% dos votos válidos
Nesse caso, a legislação eleitoral abriria a possibilidade de realização de novas eleições. O PMDB-PA informou que "tomará todas as providências jurídicas necessárias para a realização de nova eleição para o cargo de senador".
Mas a assessoria jurídica do TRE informou que não será necessária uma nova eleição porque os votos de Jader Barbalho e Paulo Rocha não foram incluídos na contabilidade oficial pelo TSE. Os senadores eleitos pelo Pará são Flexa Ribeiro (PSDB), com 67,73% dos votos; e Marinor Brito (PSOL), com 27,11% dos votos.
A assessoria jurídica informou que, "caso receba uma provocação oficial" a respeito do resultado das eleições para o Senado, o TRE do Pará vai analisá-la.
Fonte: G1
AVANT PREMIÉRI
PARADA DECIDIDA
IBOPE
Dilma 57%, Serra 37%.
JADER EM : O DIA SEGUINTE
Nada como uma decisão do STF para se relaxar, tirar férias, viver...
MANDOU BEM!!
PODE FESTEJAR, MARINOR É SENADORA!!
ABATEU-SE O TUBARÃO
DO REPERTÓRIO DE LUANA MELO
verificam que um está com a mulher do outro... Após alguns
instantes de constrangimento, um diz ao outro, em tom solene e
respeitoso:
- Caro colega, creio que o correto seria que a
minha mulher viesse comigo, no meu carro, e a sua mulher voltasse com Vossa
Senhoria no seu automóvel.
Ao que o outro retruca:
- Concordo, caro colega, que isso seria o "correto", mas não seria
"justo", levando em consideração que vocês estão saindo e nós
estamos chegando...
NOVA ELEIÇÃO PARA O SENADO?
É possível, porém não creio que seja fácil consegui-la.
CNT/Sensus: Dilma tem 51,9% e Serra 36,7%
Quando são analisados apenas os votos válidos (excluindo-se os brancos e os nulos), a petista figura com 58,6% das intenções de voto, contra 41,4% do tucano – uma diferença de 17,2 pontos percentuais. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Segundo a CNT/Sensus, outra novidade da pesquisa foi o crescimento do índice de rejeição ao candidato tucano. Serra é rejeitado por 43% dos eleitores, e Dilma, por 32,5%, de acordo com o levantamento. É o maior índice de rejeição do ex-governador paulista desde o início da série de pesquisas do instituto. No levantamento feito entre 11 e 13 de outubro, 37,5% dos entrevistados rejeitavam o tucano, e 35,4%, a petista.
O instituto ouviu ainda os eleitores sobre a expectativa de vitória: 69,7% dos entrevistados declararam acreditar na vitória de Dilma Rousseff, e 22,3% disseram confiar na eleição de José Serra. No levantamento anterior, 59,6% diziam apostar na petista, e 29%, no tucano.
A nova pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 25 de outubro. Foram ouvidos 2 mil eleitores em 136 municípios de 24 estados, com sorteio aleatório de 136 municípios. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 20, com o número 37609/2010.
POLÍCIA FEDERAL CUMPPRE MANDADO EM ESCRITÓRIOS POLÍTICOS
CHICO DA PESCA
APRENDENDO AS COISAS
Mário fala.
PESQUISA: Dilma é a nova presidente do Brasil
STF SINALIZA QUE VAI SUPERAR O IMPASSE DA LEI DA FICHA LIMPA
Há quem avalie que algum dos ministros possa mudar o voto, mas a maioria acredita que Peluso optará por uma solução regimental em favor de uma ou de outra tese. Com isso, o debate sobre a validade ou não da Lei da Ficha Limpa para as eleições deste ano recomeça.
No julgamento de Roriz, houve um racha no STF, com cinco ministros a favor e cinco contra a validade. Há expectativa de que os ministros do Supremo se reúnam informalmente amanhã, para tentar encontrar, no regimento da Corte, a solução mais viável para evitar um novo empate.
Entre as hipóteses, estão: o presidente votar duas vezes, o que desempataria em prol do grupo favorável à validade da lei nestas eleições; outra possibilidade é que, diante do empate, seja validada a decisão do TSE (artigo 146 do regimento do STF), que manteve cassado o registro de Jader; e a terceira opção seria o próprio Peluso, em novo empate, dar um voto de “qualidade”.
Neste caso, se o placar estiver cinco a quatro, Peluso votaria de acordo com a corrente majoritária, mesmo que seja contrária a seu voto original. ‘O que imagino é que não chegamos a um novo impasse. O impasse no julgamento passado implicou em desgaste para o tribunal. Para se ter cinco a cinco de novo, eu, se fosse o presidente, não colocaria de novo em pauta. O que acredito é que ou um dos ministros irá evoluir (para um dos dois grupos) ou o presidente irá evoluir com o voto de minerva’, afirmou o ministro Marco Aurélio Mello, contrário à validade da lei para este ano. Oliberal
2012
Análise dos cientistas políticos: Dilma evolui e Serra não convence
Cientistas políticos convidados pelo Radar Político para assistir ao debate da TV Record concordaram na análise de que a petista Dilma Rousseff "cresceu" ao longo dos últimos debates, enquanto o tucano José Serra se perdeu na tentativa de parecer um político carismático. Na avaliação de Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), e José Paulo Martins, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, o encontro desta segunda-feira, 25, começou tenso, com todos os ataques de ordem ética concentrados no primeiro bloco para aproveitar o pico da audiência.
Senadores: quem disputou, quem venceu e quem perdeu nas urnas
ACYR GURGACZ (PDT-RO)
ALVARO DIAS (PSDB-PR)
AUGUSTO BOTELHO (sem partido-RR)
CÍCERO LUCENA (PSDB-PB)
EDUARDO SUPLICY (PT-SP)
ELISEU RESENDE (DEM-MG)
EPITÁCIO CAFETEIRA (PTB-MA)
FRANCISCO DORNELLES (PP-RJ)
GERALDO MESQUITA JR. (PMDB-AC)
GERSON CAMATA (PMDB-ES)
GILBERTO GOELLNER (DEM-MT)
GIM ARGELLO (PTB-DF)
INÁCIO ARRUDA (PCdoB-CE)
JAYME CAMPOS (DEM-MT)
JOÃO DURVAL (PDT-BA)
JOÃO TENÓRIO (PSDB-AL)
JOSÉ SARNEY (PMDB-AP)
KÁTIA ABREU (DEM-TO)
MARIA DO CARMO ALVES (DEM-SE)
MÁRIO COUTO (PSDB-PA)
MARISA SERRANO (PSDB-MS)
MAURO FECURY (PMDB-MA)
MOZARILDO CAVALCANTI (PTB-RR)
NEUTO DE CONTO (PMDB-SC)
PEDRO SIMON (PMDB-RS)
RÉGIS FICHTNER (PMDB-RJ)
ROBERTO CAVALCANTI (PRB-PB)
SÉRGIO ZAMBIASI (PTB-RS)
VALTER PEREIRA (PMDB-MS)
4 senadores foram eleitos governadores
RAIMUNDO COLOMBO (DEM-SC)
RENATO CASAGRANDE (PSB-ES)
ROSALBA CIARLINI (DEM-RN)
TIÃO VIANA (PT-AC)
1 foi eleito vice-governador
FLÁVIO ARNS (PSDB-PR)
17 senadores foram reeleitos
ANTONIO CARLOS VALADARES (PSB-SE)
CRISTOVAM BUARQUE (PDT-DF)
DELCÍDIO AMARAL (PT-MS)
DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO)
EDISON LOBÃO (PMDB-MA)
FLEXA RIBEIRO (PSDB-PA)
GILVAM BORGES (PMDB-AP)*
GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB-RN)
JOÃO RIBEIRO (PR-TO)
JOSÉ AGRIPINO MAIA (DEM-RN)
LÚCIA VÂNIA (PSDB-GO)
MAGNO MALTA (PR-ES)
MARCELO CRIVELLA (PRB-RJ)
PAULO PAIM (PT-RS)
RENAN CALHEIROS (PMDB-AL)
ROMERO JUCÁ (PMDB-RR)
VALDIR RAUPP (PMDB-RO)
3 senadores foram eleitos deputados federais
ALMEIDA LIMA (PMDB-SE)
EDUARDO AZEREDO (PSDB-MG)
SÉRGIO GUERRA (PSDB-PE)
1 senadora foi eleita deputada estadua
l PATRICIA SABOYA (PDT-CE)
1 senador disputa o 2º turno
MARCONI PERILLO (PSDB-GO) – candidato a governador
1 senadora perdeu a disputa para presidente
MARINA SILVA (PV-AC)
11 senadores não conseguiram se reeleger
ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB-AM)
CÉSAR BORGES (PR-BA)
EFRAIM MORAIS (DEM-PB)
FÁTIMA CLEIDE (PT-RO)
JEFFERSON PRAIA (PDT-AM)
HERÁCLITO FORTES (DEM-PI)
MÃO SANTA (PSC-PI)
MARCO MACIEL (DEM-PE)
PAPALÉO PAES (PSDB-AP)
ROMEU TUMA (PTB-SP)
TASSO JEREISSATI (PSDB-CE)
8 senadores perderam a eleição para governador
ALOIZIO MERCADANTE (PT-SP)
FERNANDO COLLOR (PTB-AL)
HÉLIO COSTA (PMDB-MG)
IDELI SALVATTI (PT-SC)
JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE)
OSMAR DIAS (PDT-PR)
JOÃO VICENTE CLAUDINO (PTB-PI)
1 senador não conseguiu se eleger suplente de senador
4 senadores não conseguiram se eleger deputados
LEOMAR QUINTANILHA (PMDB-TO)
SERYS SLHESSARENKO (PT-MT)
JOSÉ NERY (Psol-PA)
O MILAGRE
PESQUISA
Dilma tem 12 pontos de vantagem
Petista aparece com 56% dos votos válidos, contra 44% do adversário do PSDB
Na contagem geral, a candidata do PT tem 49% e o tucano aparece com 38%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos chegam a 8%, de acordo com a pesquisa. Com este resultado, Dilma seria eleita sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na última sondagem do Datafolha, divulgada no dia 22 de outubro, Dilma aparecia com 12 pontos de vantagem sobre Serra: 56% contra 44% dos votos válidos.
A pesquisa mais recente de intenção de voto para a Presidência foi divulgada na segunda-feira (25) pelo Vox Populi. Ontem, o instituto apontou uma vantagem de 14 pontos para a petista, que aparecia com 57% dos votos válidos, contra 43% de Serra.
O Datafolha ouviu 4.020 eleitores nesta terça-feira. A sondagem foi feita a pedido do jornal Folha de S.Paulo e da Rede Globo. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito no dia 21 de outubro com o número 27.404/2010.
Dilma abre 14 pontos sobre Serra a seis dias do segundo turno, diz Vox Populi
Na sondagem geral, quando brancos e nulos são considerados, Dilma tem 49% da preferência do eleitorado, contra 38% de Serra. Brancos e nulos somam 6% e indecisos chegam a 7%, de acordo com a pesquisa.
Na última pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada na última terça-feira (19), Dilma tinha 51% das intenções de voto, e Serra aparecia com 39%. Considerando apenas os votos válidos, a candidata obteve 57% da preferência, contra 43% do adversário.
No primeiro turno, Dilma teve 46,91% dos votos válidos – quando brancos e nulos são excluídos. Serra teve 32,61% e Marina Silva (PV) chegou a 19,33%, de acordo com a apuração do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O Vox Populi ouviu 3.000 eleitores do dia 23 ao dia 24 de outubro. A sondagem foi feita a pedido do portal iG. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no dia 20 de outubro com o número 37.059/2010.
O segundo turno das eleições acontece no próximo domingo (31), quando 135 milhões de eleitores voltam às urnas.
DEBATE
DATA MARCADA
"BICUDAS" DE ALMIR EM JATENE TEM SURTIDO EFEITO. PARECE
A aferição dos marqueteiros é a de que Almir inspira uma certa credibilidade quando diz que Jatene fez ou deixar ou fazer.
Não se sabe ainda qual é o efeito das bicudas verbais do doutor Almir em termos de reversão de votos em benefício da governadora.
Mas que a estratégia de pôr Almir na telinha e no rádio está dando certo, não há dúvida que está, segundo a avaliação dos petistas.
fonte: blog espaço aberto
POSTAGEM DO JUCA, PSICOGRAFADA NESTA DATA
A PROFESSORA EDILZA ESTÁ ENGANADA
BOMBADO- II
JATENE HULK
GLOBO MENTE
O MOLINA?
BLOG COISAS DO REINO
About Me

- BLOG DO BRUNO MARQUES
- Professor de Língua Portuguesa e mestrando do Instituto de Ciência Jurídica da UFPa.
Acessos
Category List
- Cultura (1)
- Juventude (1)
- Política (2)
- Política Pública (3)
- PP (3)
Blog Archive
-
▼
2010
(933)
-
▼
outubro
(268)
- VIVA A DEMOCRACIA
- QUEM É QUEM
- Descrente na reeleição, Ana articula candidatura a...
- A vingança de Duciomar no "Jogo Aberto"
- IBOPE
- RECURSO IMPROVIDO
- NA DÚVIDA
- PARA BRUNA CAR 7
- O mais provável é que a Ana perca a eleição, isso ...
- CARREATAS
- LULA FEZ DE TUDO PELA VITÓRIA DA DILMA
- SERRA EM: REZANDO PARA DEUS
- Substituta de Jader Barbalho não vê possibilidade ...
- Pesquisa Datafolha mostra Dilma com 56%, 12 pontos...
- DITADOR?
- PESQUISA
- VERITATE
- ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
- CHUPA ESSA MANGA!!-II
- DILMA X SERRA
- CHUPA ESSA MANGA!
- TIRIRICA DIZ QUE NÃO PODE PROVAR QUE SABE ESCREVER
- O MAIS ACESSADO
- Senadora eleita pelo Pará diz que não teme convoca...
- COMO EU ESPERAVA
- SGUNDO TRE NÃO HÁ NECESSIDADE DE NOVA ELEIÇÃOPRA O...
- AVANT PREMIÉRI
- PARADA DECIDIDA
- JADER EM : O DIA SEGUINTE
- MANDOU BEM!!
- PODE FESTEJAR, MARINOR É SENADORA!!
- ABATEU-SE O TUBARÃO
- CUMPRIU-SE EM FIM SUA SENTENÇA!
- CAQUINHA
- SALA DE TROFÉUS DO "FICHA LIMPA"
- BLOG DO BACANA
- DO REPERTÓRIO DE LUANA MELO
- NOVA ELEIÇÃO PARA O SENADO?
- CNT/Sensus: Dilma tem 51,9% e Serra 36,7%
- POLÍCIA FEDERAL CUMPPRE MANDADO EM ESCRITÓRIOS POL...
- CHICO DA PESCA
- APRENDENDO AS COISAS
- Mário fala.
- VOTE EM MIM DOMINGO, EU SOU O LULA, Nº 45
- PESQUISA: Dilma é a nova presidente do Brasil
- STF SINALIZA QUE VAI SUPERAR O IMPASSE DA LEI DA F...
- 2012
- Análise dos cientistas políticos: Dilma evolui e S...
- Senadores: quem disputou, quem venceu e quem perde...
- O MILAGRE
- PESQUISA
- Dilma tem 12 pontos de vantagem
- Dilma abre 14 pontos sobre Serra a seis dias do se...
- DEBATE
- DATA MARCADA
- AGORA VAI!! É O FILHO DO BRASIL
- "BICUDAS" DE ALMIR EM JATENE TEM SURTIDO EFEITO. P...
- QUEIMADA GAY
- POSTAGEM DO JUCA, PSICOGRAFADA NESTA DATA
- A PROFESSORA EDILZA ESTÁ ENGANADA
- BOMBADO- II
- -ESTOU EM CASA!
- JATENE HULK
- GLOBO MENTE
- O MOLINA?
- BLOG COISAS DO REINO
- PEDIDO
- À frente nas pesquisas, Dilma deve fazer maioria d...
- PV francês apoia Dilma Rousseff
- Eleição presidencial no Brasil
- QUAL SERÁ A VERDADEIRA?
- JATENE X ALMIR
- PRÓXIMO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA
- DO BLOG DO ARIEL CASTRO
- Eleição no meio do feriado deve tirar mais votos d...
- OLHA ELE AÍ
- CHARGE-MARIANO
- Recurso de Jader será julgado na próxima semana
- DATA FOLHA
- NOTA DE FALECIMENTO
- PT
- OLHA QUEM ESTÁ ATRÁS
- PRÓXIMAS PESQUISAS
- NOTA DE FALECIMENTO
- NA NET
- DEBATE- RBA
- BIN LADEN FOI ENCONTRADO
- FUNDO DO POÇO
- COMO EU ESPERAVA
- Globo manipulou agressão a Serra
- E O CAETANO?
- Entenda o que aconteceu com Serra nesta quarta no Rio
- VERGONHA
- Lula acusa Serra de mentir e simular agressão em t...
- QUEM É O SERRA DE VERDADE?
- NOVA VERSÃO
- PESQUISA
- JÁ VAI TARDE!!
- MACHA
- Cidade de Deus é eleito o sexto melhor filme de ação
-
▼
outubro
(268)
Followers
Minha lista de blogs
-
-
-
-
Netinho de PaulaHá 9 anos
-
2º ECOTRILHA SUCESSOHá 9 anos
-
-
Novo endereço do Pirata!!!Há 9 anos
-
-
-
NOVA CLÍNICA DA CIDADE!Há 11 anos
-
AGRADECIMENTOHá 11 anos
-
-
II Feira Ambiental do CEALHá 11 anos
-
TODO O CICLOHá 12 anos
-
-
-
-
-
-
-
Postagens populares
-
Quatro garotas de Santa Izabel criaram um Blog novo sobre artesanato, moda, design urbano, entre outros. Estão expostas peças do ateliê dela...
-
O quadro de cima é de Di Cavalcante o de baixo é de Botticelli. No quadro do italiano percebemos a influência renascentista do período,...
-
Frase que ouvi domingo de uma popular: "Amarelo é atenção, verde é siga em frente, é esperança".
-
Não se deve fazer a crítica pela crítica, nem a oposição para mera oposição. Devemos fazer a crítica e a oposição para contribuir com o d...
-
É isso mesmo, na Aratanha. Quem passou pela Aratanha nesses últimos dias verificou uma enorme vala no meio da rua, segundo informações ...
-
O Portal Santa Izabel que diga-se de passagem é o site mais acessado da cidade, colocou no ar a seguinte enquete: DOS PROVÁVEIS CANDIDATO...
-
Erros do Gestor Municipal Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas e...
-
A Escola de Samba campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, inaugurou sua nova quadra do samba, nela há um banheiro masculino, femino e o WC ...
-
Amanhã será comemorado o aniversário de um dos principais concorrentes ao palácio Capitão Noé de Carvalho, Dr. Gilberto irá comemorar seu ní...