DEBATE- RBA

O debate foi bom entretenimento de fim de noite.

1º Bloco:

Rápido e sem graça, os dois foram bem em seus 30 segundos.

2º Bloco:

A Ana deu um baile no Jatene, tanto ela quanto ele estavam irreconhecíveis, ela, porque estava muito bem, ele, porque estava muito mal. Cometeu desvio de linguagem, seu raciocínio não fluiu bem, não foi claro, ele foi mal naquilo em que ele é melhor, na organização das ideias. Normalmente a Ana é assim.
Sem dúvida a Ana ganhou o segundo bloco. Explorou muito bem o "Minha Casa Minha Vida".

3º Bloco

A Ana foi um pouco mais Ana e o Jatene um pouco mais Jatene, com pouca vantagem o Jatene ganhou o 3º bloco. Não foi melhor porque o Jatene insiste muito nesse negócio de números. Tem momento de sua esplanação que nós nos perdemos, porque são muitos números e altos, dá para entender a mensagem no geral, mas no específico deixa a desejar.

4º Bloco

Início do 4º bloco, após a pergunta da Ana:

- O senhor entendeu a pergunta, candidato?

- Foi uma enrolada, mas eu vou ver como eu me saio.

A Ana voltou a usar a conjunção "mas" indevidamente, ela é profissional nisso, atrapalha todo seu raciocínio, porque o "mas" é uma conjunção muito forte, ele dá um sentido oposto à ideia anterior, se mal empregado atrapalha tudo, torna o texto incoerente, dificultando sua compreensão.

5º Bloco

O Jatene voltou a se atrapalhar com as ideias e com as palavras, falou contra si mesmo duas vezes em virtude da forma como construiu o raciocínio, foi obscuro em alguns momentos de sua esplanação, estava irreconhecível, errou naquilo que ele tem de melhor: A organização das ideias, ele é extremamente superior a Ana Júlia nesse quesito, porém neste debate, ela conseguiu melhorar muito nesse sentido e o Jatene surpreendentemente não conseguiu a desenvoltura de sempre.

Por conta dos deslizes do Jatene, tecnicamente o debate foi um pouco pior que os outros que tive chance de assistir.

Se tivesse que arriscar um ganhador para o debate, diria que a Ana, pela primeira vez, conseguiu fazer um bom debate, por isso ela seria a minha escolha, porém se assim o foi, ela foi penas um pouco melhor que o Jatene.