AVANT PREMIÉRI

Ainda não se concluiu a eleição presidencial, mas, uma virtual vitória de Dilma Rousseff já ensaia uma primeira crise politica entre PT e PMDB pela disputa das presidências das duas casas parlamentares.
O PMDB detectou sinais de fumaça vindos do Palácio do Planalto que visam estimular deputados e senadores do PT a endurecerem o jogo pelo comando do Congresso.
Decifrou ainda, o PMDB, nas entrelinhas do fumo, que o PT trabalha com a hipótese de, em não prosperando a opção de arrebatar à sigla o comando pretendido, incentivar novos parlamentares do PMDB a abrirem dissidência dentro do partido, a fim de obstaculizar a pretensão de Renan Calheiros no Senado e Henrique Alves, na Câmara, a conquistar as respectivas presidências.
Os alvos pretendidos pelo governo, para, dentro do próprio PMDB estabelecer a luta interna de poder, são os novos senadores Marcelo Miranda (TO) e Eduardo Braga (AM).
Avalia o PT que a estratégia, no mínimo, faria o PMDB pressionar Michel Temer a reavaliar a candidatura de Alves, por ele avalizado, à presidência da Câmara.
A movimentação petista causou irritação em Sarney e Renan e desconforto estomacal em Michel Temer.
Os três combinaram manter, doravante, distancia regulamentar do PT e, como primeira demonstração de descontentamento, não aceitaram o convite de Dilma para com ela acompanhar a apuração no domingo: vão todos para a casa de Temer.
É o que eu sempre digo: eleição é difícil e quando se ganha piora muito a dificuldade.

blog do Parsifal 5.0