ESTABILIDADE

Já chegamos ao segundo mês do ano eleitoral, o quadro atual de candidatos está assim:

-Dr. Gilberto
-Gílson
-Evandro
-Jaime
-Dr. Ronaldo

Não acredito que o PT deva ter candidatura e nem que o Carlinho seja candidato a prefeito.

A ordem em que botei os nomes também sugere como os candidatos estão nas pesquisas. O Dr. bem a frente de todos, o Gílson um pouco na frente do Evandro, talvez até um empate técnico, talvez até o Evandro um pouco na frente, dentro da margem do empate técnico, o Jaime deve vir mais atrás, assim como o Dr. Ronaldo.

Para mim o quadro de candidaturas está estabilizado, não deve se alterar. Volto a repetir o que tenho dito com insistência, a única força que pode mudar este quadro é a pesquisa, nada mais.

Imaginem se no dia 28 de junho a pesquisa aponta o Gilberto com 20% de intenção de voto, atrás do Gílson e do Evandro, será que ele manteria sua candidatura. É claro que este hipotético cenário tem conotações sulreais.

O mesmo exercício de abstração serve para o Gílson e o Evandro. Se lá no dia 28 de junho um ou outro estiver com menos de 10 %, ainda manterão sua candidatura? O Dr. Gilberto com toda sua experiência diz que não, se um dos dois não alavancar, deve desistir, ele tem plena convicção, de que um dos dois não vai crescer, o que ficar para trás desiste. Tem muito sentido isso que o Gilberto diz.

Qualquer analista político compreende que é quase impossível vencer a eleição quem começa a campanha com menos de 10%, para virar exceção desta regra, só sendo um fenômeno político, sem isso não dá.

É isso aí o que eu penso por hora, aguardemos os dias se passarem. O bom de toda análise que é feita agora, muito em breve se comprovarão verdadeiras ou falsas. Aguardemos.