de
24
Após dez horas, julgamento sobre ficha limpa no STF termina empatado
Posted by BLOG DO BRUNO MARQUES in on 06:39
Após dez horas de julgamento, a decisão sobre recurso do candidato do PSC ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz, contra a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de outubro, terminou empatada, em 5 a 5. Roriz teve seu registro de candidatura barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei.
Com o empate, o plenário terá de decidir agora a forma de desempate entre três possibilidades: pelo voto de desempate do presidente do STF, pela espera da nomeação de um novo ministro para a Corte ou pela manutenção da decisão da Justiça Eleitoral.
Segundo o regimento interno da Corte, o presidente do STF, Cezar Peluso, tem a prerrogativa de desempatar o placar. Porém, desde que foi instituído, em dezembro do ano passado, o voto de desempate ainda não foi utilizado pelo Supremo.
Outra opção prevista no regimento é interromper o julgamento e aguardar a indicação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de um novo ministro para ocupar a cadeira deixada por Eros Grau,que se aposentou em agosto passado.
Os ministros podem ainda optar por uma terceira possibilidade, prevista nas regras da Corte: considerar como resultado do julgamento a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Candidatura negada
Roriz teve o registro barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral do DF (TRE-DF), decisão depois confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter renunciado ao mandato de senador em 2007 para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado, e recorreu ao STF.
Roriz teve o registro barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral do DF (TRE-DF), decisão depois confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter renunciado ao mandato de senador em 2007 para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado, e recorreu ao STF.
A ficha limpa proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas e que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação. Com base na lei, Roriz ficaria inelegível durante o restante do mandato e nos oito anos seguintes. Dessa forma, o ex-governador não poderia se candidatar até 2023, quando terá 86 anos.
Os advogados de Joaquim Roriz (PSC) defendiam que a norma não poderia vigorar nas eleições deste ano. Segundo o advogado Pedro Gordilho, o recurso não questionava a constitucionalidade da ficha limpa, mas o fato de ter retroagido para modificar um ato ocorrido no passado.
“O dispositivo não pode retroagir em face da renúncia que aconteceu em 2007, porque trata-se de um ato que não seria praticado, se seu autor pudesse imaginar que um dia os tribunais brasileiros iam aplicar a punição retroativamente, punindo de modo implacável uma renúncia legítima”, afirmou o advogado de Roriz Pedro Gordilho.
Votos
Votaram contra a validade da lei nas eleições deste ano e a liberação do registro de candidatura de Joaquim Roriz os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso. A favor da lei e contra a candidatura do ex-governador, Carlos Ayres Britto, Cámen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen racie.
Votaram contra a validade da lei nas eleições deste ano e a liberação do registro de candidatura de Joaquim Roriz os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso. A favor da lei e contra a candidatura do ex-governador, Carlos Ayres Britto, Cámen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen racie.
Em seu voto, o relator do processo no STF, Ayres Britto, afirmou que a Constituição prevê dispositivo para a criação de lei complementar que estabeleça novos casos de inelegibilidade para resguardar a moralidade administrativa.
"A Constituição manda que a lei complementar considere a vida pregressa do candidato. E claro que vida pregressa é vida passada. Parodiando Dias Gomes, não pode ser algo que se passa 'prafrentemente', só 'pratrasmente'. Vida pregressa não é vida futura, e o fato é que a lei convocada não podia desatender os preceitos de sua convocação", disse.
O ministro Gilmar Mendes foi responsável por um dos votos mais combativos contra a aplicação da ficha limpa. “Sabe-se que a escolha dos candidatos não é feita da noite pra o dia. A lei interferiu numa fase específica do processo identificada como fase pré-eleitoral.
Polêmica no primeiro dia
No primeiro dia de julgamento, logo após o voto do relator do caso, o presidente do STF, Cezar Peluso, propôs declarar inconstitucional a Lei da Ficha Limpa por conta de uma mudança na redação do projeto feita pelo Senado.
No primeiro dia de julgamento, logo após o voto do relator do caso, o presidente do STF, Cezar Peluso, propôs declarar inconstitucional a Lei da Ficha Limpa por conta de uma mudança na redação do projeto feita pelo Senado.
Segundo ele, depois de modificação de um tempo verbal, o texto deveria ter sido analisado novamente pela Câmara dos Deputados, sob pena de violar o processo legislativo. Ao final do julgamento, nesta quinta, a proposta foi rejeitada por 8 votos a 2.
Uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que foi considerada apenas como uma mudança de redação, alterou cinco alíneas do projeto que tratam de quais condenações estão abarcadas pela lei.
Nestas alíneas foi substituída a expressão "tenham sido condenados" por "que forem condenados". A intenção, segundo os senadores, era padronizar o projeto, que já trazia nas outras alíneas expressões com o tempo verbal no futuro.
(Fonte: G1)
(Fonte: G1)
About Me

- BLOG DO BRUNO MARQUES
- Professor de Língua Portuguesa e mestrando do Instituto de Ciência Jurídica da UFPa.
Acessos
521759
Category List
- Cultura (1)
- Juventude (1)
- Política (2)
- Política Pública (3)
- PP (3)
Blog Archive
-
▼
2010
(933)
-
▼
setembro
(194)
- CONHEÇO GENTE QUE VAI FICAR ASSIM DOMINGO
- QUE TIPO DE PALHAÇO EU SOU? E VOCÊ?
- DIÁLOGO DO PROFESSOR-XI
- PROFESSOR E O GOVERNO
- DEBATE
- TEM SIGNIFICADO
- PUTY E O PT
- FILHO DA PUTY
- SERÁ QUE DÁ MARINOR?
- DISPUTA DAS BANDEIRAS
- PABLO NERUDA
- FOTOS DA RE-REAÇÃO
- ABANDONAR NAVIO- IV
- Ministros do STF querem sair do impasse, diz relat...
- RE-REAÇÃO
- EU SEI QUE NÃO FOI
- Em decisão inédita, STF condena deputado à prisão
- HÁ ALGO DE PODRE NO REINO DA ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO
- TENDENCIOSO
- GREVE
- MAX MARTINS
- SACANAGEM!
- BOCA MIUDA
- CIDADANIA
- REAÇÃO
- TEM COISA BOA SIM!
- COMO É QUE PODE?
- QUEM TEM A FORÇA?
- MALLARMÉ
- MINHA CASA (mas não é o “minha vida” do governo fe...
- SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
- MATARAM O GILMAR NA MARRA
- Promotor quer fazer teste com Tiririca
- O jornal, FHC diz que oposição 'errou ao mistifica...
- NIKKEI: SEMANA DO TRÂNSITO
- DO MEU IRMÃO Dr. RONALDO SOUTO
- JÚRI SIMULADO
- AO AMIGO ARIEL CASTRO
- PROFESSOR ANDRÉ COELHO
- FICHA LIMPA
- DIÁLOGOS DO PROFESSOR-IX
- FLORBELA ESPANCA
- ARMADILHA
- DESCULPAS
- AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA
- CLIMA NA TERRINHA- II
- TÁ DIFÍCIL!
- DECISÃO POR OMISSÃO
- QUE BARULHO É ESSE?
- EMPATE
- Após empate, STF decide suspender julgamento sobre...
- Após dez horas, julgamento sobre ficha limpa no ST...
- Com 51%, Dilma venceria Serra e seria eleita no 1º...
- Apresentador é flagrado sem calça em programa ao v...
- NÃO É A CARA DO YURI, ESSE LEONARDO DI CAPRIO?
- OBRIGADO
- PARSIFAL FONTES
- CHARGE QUE FALA
- PORONGA
- EMPATOU
- EXTRA- STF
- Um pescador somali foi flagrado carregando um tuba...
- SE ELE VIESSE PARA O BRASIL...
- PARECE QUE VAI EMPATAR- STF
- É ASSIM QUE ESTÃO NA CASA DO PAULO ROCHA E DO JADE...
- CABEÇAS VÃO ROLAR
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL-II
- ZÉ GERALDO E WALDIR GANZER EM SANTA IZABEL
- INVOLUÇÃO?
- Dilma tem 49%, e Serra, 28%, aponta pesquisa Dataf...
- EFEITO LULA
- MERCADANTE- II
- CLIMA NA TERRINHA
- SOU OU NÃO UM PRIVILEGIADO?
- PEDOFILIA EM VIGIA
- PRISÃO DE TRAFICANTES NO TAUÁ
- Rejeição a Dieckmann ofusca brilho de Lombardi
- MÁRIO QUINTANA
- SALMO 27
- SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
- LUAN SANTANA X BETO BARBOSA
- Universidades abrem inscrições para vestibulares
- MARINA ECOLÓGICA
- Atropelador do filho de Cissa Guimarães vai a júri...
- ANA DA GASTANÇA
- RECORD
- O NASCIMENTO DE VÊNUS
- Mercado exige mais qualificação profissional
- SERRA
- DO BLOG DO BACANA
- ABANDONAR NAVIO- III
- Parte do PR abandona a campanha de Ana Júlia
- LA REVOLUCION
- SONETO DE FIDELIDADE
- SALMO 23
- DEBATE
- SÓSIA?
- DEPUTADO ESTADUAL
- DEPUTADO FEDERAL
- Ministério Público oferece denúncia
-
▼
setembro
(194)
Followers
Minha lista de blogs
-
-
-
-
Netinho de PaulaHá 9 anos
-
2º ECOTRILHA SUCESSOHá 9 anos
-
-
Novo endereço do Pirata!!!Há 9 anos
-
-
-
NOVA CLÍNICA DA CIDADE!Há 11 anos
-
AGRADECIMENTOHá 11 anos
-
-
II Feira Ambiental do CEALHá 11 anos
-
TODO O CICLOHá 12 anos
-
-
-
-
-
-
-
Postagens populares
-
Quatro garotas de Santa Izabel criaram um Blog novo sobre artesanato, moda, design urbano, entre outros. Estão expostas peças do ateliê dela...
-
O quadro de cima é de Di Cavalcante o de baixo é de Botticelli. No quadro do italiano percebemos a influência renascentista do período,...
-
Frase que ouvi domingo de uma popular: "Amarelo é atenção, verde é siga em frente, é esperança".
-
Não se deve fazer a crítica pela crítica, nem a oposição para mera oposição. Devemos fazer a crítica e a oposição para contribuir com o d...
-
É isso mesmo, na Aratanha. Quem passou pela Aratanha nesses últimos dias verificou uma enorme vala no meio da rua, segundo informações ...
-
O Portal Santa Izabel que diga-se de passagem é o site mais acessado da cidade, colocou no ar a seguinte enquete: DOS PROVÁVEIS CANDIDATO...
-
Erros do Gestor Municipal Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas e...
-
A Escola de Samba campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, inaugurou sua nova quadra do samba, nela há um banheiro masculino, femino e o WC ...
-
Amanhã será comemorado o aniversário de um dos principais concorrentes ao palácio Capitão Noé de Carvalho, Dr. Gilberto irá comemorar seu ní...