Universidades abrem inscrições para vestibulares


Mais de 13 mil vagas serão ofertadas, este ano, em mais de 250 cursos de graduação em Belém e no interior do Estado pela UFPA (Universidade Federal do Pará), Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia), Uepa (Universidade do Estado Pará), e Unama (Universidade da Amazônia).

Começam nesta segunda-feira (20) as inscrições para o PS 2011 (Processo Seletivo 2011) da UFPA (Universidade Federal do Pará), seguindo até o dia 19 de outubro. O edital foi divulgado na última quinta, 16, e pode ser conferido no site http://www.ceps.ufpa.br/. São ofertadas 6.134 vagas, sendo 3.602 para a capital e 2.532 para o interior do Estado, divididas em 146 cursos e 12 municípios. A expectativa é receber, segundo Marlene Freitas, pró-reitora de Ensino e Graduação da UFPA, 80 mil inscrições. Em 2010, se inscreveram 68 mil pessoas, que concorreram a 6.083 vagas. O PS 2011 disponibiliza também vagas a pessoa com deficiência, negros, pardos e candidatos que desejarem pleitear a isenção na taxa de inscrição.

O Processo Seletivo 2011 da UFPA terá apenas duas fases. Na primeira, a seleção será feita por meio de notas obtidas das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), nos dias 6 e 7 de novembro, em 77 municípios paraenses. A segunda fase corresponde a uma prova objetiva contendo 55 questões de múltipla escolha, de 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões cada. Ela será aplicada no dia 19 de dezembro, das 8h às 12 h, em 30 municípios do Pará. Pela primeira vez, o processo será realizado em São Geraldo do Araguaia, Portel, Novo Progresso, Senador José Porfírio, Santa Izabel e Conceição do Araguaia.

O assessor da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação, Mauro Magalhães, informa os critérios de eliminação do Processo Seletivo 2011: 'Estará automaticamente eliminado o candidato que não houver se submetido à prova do Enem em 2010; obtiver nota zero em uma das quatro áreas do Enem/2010; obtiver nota inferior a 4 na prova de Redação; não comparecer à 2ª Fase; obtiver nota bruta inferior a 30% de acerto do número total de questões da prova objetiva da 2ª Fase, ou seja, abaixo de 17 questões; apresentar-se à prova da 2ª Fase com atraso ou sem a documentação exigida; obtiver nota zero em 3 disciplinas da prova da 2ª Fase'.

Inscrição - Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site http://www.ceps.ufpa.br/, a partir das 14 horas de hoje. As inscrições terminam às 23 horas do dia 19 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 e pode ser pago até 20 de outubro, dentro do horário bancário. Para os candidatos que não dispõem de acesso à Internet, o CEPS/UFPA (Centro de Processo Seletivo) disponibiliza computadores e impressoras, de hoje até terça, 26 de setembro, das 9 às 17 horas, exceto aos sábados, domingos e feriados. Os equipamentos estão disponíveis no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado no Campus do Guamá, em Belém, e nos campi do interior do Pará.

Isenção - Os candidatos que desejarem pleitear a isenção no pagamento da taxa devem informar, no ato da inscrição, o número do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), conforme prevê o Decreto n.º 6.135, de 26 de junho de 2007. Quem ainda não fez o cadastro deve procurar a prefeitura de seu município e solicitar a inclusão, que segue os mesmos critérios de inclusão nos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família. Em Belém, a inscrição para obter o CadÚnico deve ser feita nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura Municipal). O resultado das isenções deferidas será divulgado a partir de 8 de outubro de 2010, no endereço eletrônico http://www.ceps.ufpa.br/.

Ufra - A Ufra (Universidade Federal Rural da Amazônia) recebe de hoje até a próxima segunda, 27, os pedidos de isenção de pagamento da taxa do Processo Seletivo 2011, que oferta 2 mil isenções. Pode se inscrever candidatos que cursam ou cursaram, integralmente, o ensino médio em escola pública.

De 27 de setembro a 1 de outubro os candidatos deverão entregar os documentos nos campi da Ufra em Belém, Capitão Poço, Paragominas e Parauapebas. A relação final estará disponível a partir de 15 de outubro de 2010 no site da Ufra (http://www.ufra.edu.br/) e nos quadros de aviso dos campi da Ufra.

Unama garante 3.345 vagas em 30 cursos - A partir de hoje, a Universidade da Amazônia (Unama) abre inscrição para o Processo Seletivo 2011.1. São ofertadas 3.345 vagas, distribuídas em 30 cursos de graduação. As inscrições vão até 18 de outubro e podem ser feitas pela no Portal Unama (http://www.unama.br/). A universidade também disponibiliza nas Centrais de Atendimento de seus campi equipamentos de informática à realização de inscrições. Quatro cursos superiores são as novidades: Tecnologia em Processos Escolares, Tecnologia em Radiologia, Comunicação Digital e Tecnologia em Design de Interiores. Este ano, houve, ainda, o aumento de 890 vagas. A taxa da inscrição que custa R$ 65.

A prova será dia 14 de novembro, das 8h às 13h.

Seletivo da Uepa oferece 2.860 vagas em Belém e no interior - Estão abertas até 23h do dia 5 de outubro, as inscrições para os Processos Seletivos Prise e Prosel 2011 da Uepa. O vestibular oferta 2.860 vagas, das quais 1.600 são para o interior e 1.200 para Belém. As inscrições podem ser feitas somente pela internet no endereço eletrônico www.prodepa.psi.br/uepa.

Os dez mil candidatos que conseguiram isenção de taxa devem confirmar as inscrições, juntamente com os demais candidatos, pois os isentos não estão inscritos automaticamente no processo. As inscrições começaram no dia 3 de setembro e na próxima semana a assessoria de comunicação da Uepa ficou de divulgar dados parciais da quantidade de candidatos já inscritos.

Este ano a Uepa oferta os novos cursos em Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas, em Castanhal e Redenção; Engenharia Ambiental, em Altamira; Enfermagem, em Conceição do Araguaia; Geografia, em Vigia; Design, em Paragominas; Tecnologia Agroindustrial, em Salvaterra e Castanhal; e Tecnologia de Alimentos, em Salvaterra. Mais uma novidade é o aumento de vagas, que este ano saltou de 2,53 mil para 2,86 mil, um acréscimo de 328 vagas, isto é, 12,5% em relação ao processo anterior.
Fonte: Amazônia