DO BLOG DA PROFESSORA EDILZA

Sobre o debate da Band: debate para fazer programa eleitoral

O debate da Band oscilou entre 3% a 5% pontos na audiência, ficando na quinta posição entres as redes de TV. Os candidatos e suas assessorias sabendo que o debate não teria grande audiência, partiram para a possibilidade de "gravar programas eleitorais". Ou seja, o debate da Band foi aproveitado basicamente pelos candidatos, para conseguirem  munição para os seus programas e por isso o "clima quente" nas perguntas entre os presidenciáveis. Logo no primeiro bloco, Dilma pergunta sobre o uso de uma "campanha caluniosa" - Você considera que essa forma de fazer campanha, que usa o submundo, é correta?”.

Se considerarmos que o objetivo principal era garantir horas de gravação, podemos dizer que Dilma ganhou  munições muito eficientes, uma que podemos citar, é  para o estado de São Paulo - quando Serra falou sobre a privatização do Banco Nossa Caixa, ele deixou escapar a frase “Eu vendi a Nossa Caixa". A privatização foi o tema prioritário de Dilma no debate, mesmo tema principal dos debates em 2006 e que levaram Geraldo Alckmin à derrota em 2006. Já para Serra, o tema focado era o aborto, tema que garantiu o segundo turno para Serra.

Quanto ao debate, ele foi muito melhor do que os do primeiro turno, do ponto de vista dos enfrentamentos entre os candidatos, mas fraco no quesito propostas. Acredito que nos próximos debates, deveremos ter uma postura mais equilibrada de ambos os candidatos, mesclando propostas e ações mais incisivas.

Quanto ao geral, Dilma ganhou e surpreendeu Serra pela postura mais aguerrida. Serra diferente de Geraldo Alckmin não tem tanta empatia por um enfrentamento aberto.




Alan Pereira