CADASTRO AMBIENTAL RURAL-CAR

coffee break
Aílton Chagas e Jesuína Watanabe
Carla Kató, Valdeci do Travessão e Nerci Cruz

Aconteceu ontem no prédio do SINPRIZ importante reunião para esclarecimento dos produtores rurais de Santa Izabel e Santo Antonio do Tauá sobre o CAR. Segundo o folder do sindicato "o Cadastro Ambiental Rural, consiste no registro cartográfico e literal dos imóveis rurais junto a SEMA-PA, por meio eletrônico, para fins de controle e monitoramento. O CAR atende a exigência legal do decreto 7.029-09 e tem a finalidade de controlar e monitorar imóveis rurais. O CAR é o primeiro passo para o processo de regularização ambiental, uma vez que o licenciamento só é concedido mediante este cadastro. "

Vale observar que os produtores rurais só terão acesso a Crédito Rural se mais essa exigência legal for cumprida.

Este decreto é muito importante para o uso consciente dos recursos naturais, bem como para a preservação do meio-ambiente. Vai exigir modernização e profissionalismo dos produtores rurais.

Aos interessados, a documentação necessária para cadastrar-se é a documentação da propriedade (Título definitivo ou comprovante de Compra e Venda ou Título de Posse) e documentos pessoais do proprietário (RG, CPF, RNE, Certidão de Casamento, comprovante de residência e telefone para contato).

Mais informações podem ser obtidas na EMATER  de Santa Izabel ou Tauá e na sede do SINPRIZ.

O evento foi bem movimentado, ao que parece, quando cheguei já havia terminado a assembleia, estavam no coffee break, nada light por sinal, entrementes fantástico.

Algumas autoridades do município prestigiaram este importante evento, estavam lá o Marió, o vereador Luciano, assim como o Totó, os secretárias Ricardo Amaral, Edir do Sindicato, Carla Kató e Ione.

Aproveito para agradecer a Nerci Cruz, ao Ailton e ao Valdeci do Travessão a urbanidade e gentileza com que fui recebido, foram excelentes cicerones.