CHORADEIRA

A choradeira do governo do Estado para não pagar o piso salarial nacional que é lei, não se justica. O argumento do governo é  mesmo que foi usado quando da unificação nacional do salário mínimo, o governo dizia que ia quebrar se pagasse, pagou e paga até hoje e o Estado não quebrou.

Em verdade o que se evidencia neste caso, é o descaso com a educação. Um professor m 200h mensais, pelo piso nacional, R$ 1.180 e uns trocados é esse valor que o Jatene não quer pagar. Imaginem, o salário base de professor no Pará é pouco mais que dois salários mínimos, dá para acreditar?

Tem motorista de caminhão que ganha  mais, tem vendedor que ganha mais, PM ganha quase a mesma coisa, ou mais. Não é que eu esteja desmerecendo outros profissionais, entrementes, para exercer estas profissões não é necessário passar 4 anos em uma faculdade. Se alguém passa 4 anos em uma faculdade para ganhar o mesmo de quem não vai, qual estimulo para se estudar? Qual o estímulo para entrar para educação?

Na Coreia do Sul o professor é uma das categorias mais bem pagas, o objetivo disso é atrair para a educação as melhores cabeças, no Brasil é ao contrário, a educação expurga as melhores cabeças que se evadem para outros ramos mais rentosos.

O petróleo do Pré-sal deveria servir para isso em minha opinião, melhorara a educação, a começar pelo salários dos professores. Concordo com o senador Cristovão Buarque que afirma que professor deveria ter um salário de uns 5 a 6 mil reais mensais. O pior é que muita gente acha um absurdo essa proposta do senador.

Sem a valorização do professor o desenvolvimento do nosso país vai estancar na falta de preparo técnico adequado de nosso povo.

Dessa forma não tem como se acreditar que um governo que quer o desenvolvimento do Estado, se não melhora a educação nem naquilo que é obrigado por lei.