PMDB deverá comandar Câmara e Senado a partir de 2013



Shot001
Em reunião na última terça-feira (10), a presidente Dilma Rousseff, o vice Michel Temer (PMDB) e o presidente do PT, Rui Falcão, definiram que os petistas vão cumprir o acordo, firmado no ano passado quando o PMDB apoiou a eleição de Marcos Maia (PT) para presidente da Câmara, e apoiar Henrique Alves (PMDB-RN) à sucessão de Maia.
É lógico que somente PT e PMDB não elegem o presidente da Câmara, mas o cumprimento do acordo por parte do PT coloca pedrinhas de brilhantes no caminho de Henrique Alves.
> Regimento Interno do Senado dá presidência à maior bancada
Já no Senado, o sucessor de José Sarney (PMDB-AP) será, também, do PMDB, pois o próprio regimento interno da Casa escreve que a presidência será exercida por um senador do partido que detenha a maior bancada.
Como o PMDB possui a maior bancada, com 19 senadores e o PT tem a segunda, com 13, falta apenas escolher o nome no PMDB que, até o momento, está indefinido, por conta da predileção da presidente Dilma pelo senador Edison Lobão, atual ministro de Minas e Energia.
> Dilma quer Lobão, mas PMDB prefere Renan
Ocorre que o PMDB no Senado crê que Lobão não é o mais indicado, pois o seu alinhamento irrestrito com a presidente coloca dúvidas nos caciques peemedebistas que preferem alguém alinhados com eles e esse alguém tem nome: Renan Calheiros (PMDB-AL).

Blog do Parsifal