FORTALECIMENTO

Analisando o atual cenário político, percebo que o universo está conspirando para o desenvolvimento de Santa Izabel, para seu fortalecimento, independente do grupo político que venha a vencer as eleições. Passo a explicar as razões desta afirmação.

O projeto da situação em linhas gerais é bem claro de ser entendido, em caso de vitória do Evandro, buscar-se-á o fortalecimento político e econômico da cidade, por conta disso passei a apoiar o projeto do PMDB, pois o Evandro tem plenas condições de atrair indústrias para a cidade e se gabaritar para a disputa de deputado federal, mostrou força e inteligência para isso. O fortalecimento político perpassa por termos o prefeito, um deputado estadual e um federal, segundo o Evandro, as cidades que estão dando certo no Pará conseguiram criar esta estrutura política como Paragominas, Castanhal e Benevides, é importante ressaltar que o projeto político destas cidades ainda está em curso, pode ser que nas próximas eleições já atinjam seu objetivo conquistando as cadeiras na Câmara Federal: Adnam ou Sidnei, Hélio Leite e Edimauro. O plano para Santa Izabel é o mesmo no campo político, fazer o Evandro prefeito, daqui a dois anos, fazer o Marió deputado estadual, e mais quatro anos para fazer o Evandro federal. É um excelente e viável projeto político, particularmente me senti tentado por ele. O Lino escreveu um texto muito bom sobre isso estes dias, há tempos "Santa Izabel não tem nem voz nem vez".

Por outro lado o projeto da oposição, mesmo sem um planejamento izabelense, também leva a isso. O interesse do Edimauro na eleição do Gilberto é claro, daqui a dois anos ele será candidato a deputado federal, o prefeito de Benevides quer se tornar a liderança desta região que era dominada pelo Colares, ou seja Santa Izabel faz parte da zona de interesse dos poderosos da política de Benevides. Assim Santa Izabel, em caso de vitória do Gilberto, Será representada na ALEPA pela Rosineide esposa do Edimauro, em Brasília pelo Edimauro e em Santa Izabel pelo cunhado, o Gilberto (parece até dinastia). Com a vitória do Gilberto Santa Izabel se tornará politicamente forte, porém não seríamos liderados por izabelenses, antes por líderes de Benevides. Eu não sou bairrista, não vejo problema nenhum nisso, contanto que ajudem nossa cidade a se desenvolver com sustentabilidade, toda ajuda é bem vinda seja de quem seja, seja de onde quer que venha.

Os argumentos que apresentei acima sustentam minha tese de que independente de quem vença a eleição quem ganhará é Santa Izabel, estamos em uma rota política de sucesso e fortalecimento, onde dois grupos políticos disputam o poder regional, o grupo do PMDB de Santa Izabel e o do PR do Edimauro de Benevides, as eleições de 2012 referendará um dos grupos.

Apesar de acreditar que tanto um caminho quanto o outro são bons para nossa cidade, ainda creio que o melhor caminho é o de fortalecimento de nossas próprias lideranças, ninguém poderá fazer por nós, melhor que nós mesmos.