Os ditadores com mais de 20 anos de poder

Muammar Gaddafi (Líbia)
Muammar Gaddafi (Líbia)42 anos no poder - Aos 27 anos, Gaddafi era membro das tropas revolucionárias que tomaram o país em 1969. Com a queda do governo anterior, Gaddafi assumiu o poder.

José Eduardo dos Santos (Angola)
José Eduardo dos Santos  (Angola)32 anos no poder - Em 1961, o militante nacionalista ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola. Foi escolhido para estudar em Moscou, onde se especializou em problemas da indústria de petróleo. Foi eleito presidente em 1979 e ocupa o cargo desde então.

Theodoro Mbasogo (Guiné Equatorial)
Theodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial)32 anos no poder - Em 1979, deu um golpe de Estado e declarou que o novo governo traria um começo diferente do anterior, sem medidas repressivas. No entanto, a Anistia Internacional acusa Mbasogo de tortura e violação dos direitos humanos.

Robert Mugabe (Zimbábue) Robert Mugabe (Zimbábue)
31 anos no poder - Seu prestígio inicial foi se deteriorando ao longo do tempo por conta da crise econômica no país e a duvidosa legitimidade de seu governo. Mugabe é o segundo presidente da história do Zimbábue.

Paul Biya (Camarões)
Paul Biya (Camarões)29 anos no poder - No cargo desde 1982, Paul Biya é o segundo presidente do país. Antes de se tornar o líder de Camarões, Bya foi primeiro ministro de seu antecessor, Ahmadou Ahidjo. Em 1983, ele acusou Ahidjo de organizar um golpe contra ele, obrigando o ex-presidente a fugir do país.

Yoweri Museveni (Uganda)
Yoweri Museveni (Uganda)25 anos no poder - Esteve envolvido na derrubada de dois presidentes. Alterou a Constituição de seu país para deixá-lo concorrer a mais um mandato.
Blaise Compaoré (Burkina Faso)
Blaise Compaoré (Burkina Faso)24 anos no poder - Assassinou seu antecessor, Thomas Sankara, em um golpe de Estado em 1978.Desde então, venceu outras quatro eleições presidenciais.

Omar Hassan Al-Bashir (Sudão)
Omar Hassan Al-Bashir (Sudão)22 anos no poder - O ditador al-Bashir é o único chefe de Estado procurado pela Corte Criminal Internacional por crimes de guerra e contra a humanidade. Al-Bashir tomou o poder em 1989 com um golpe de Estado e protagonizou a maior crise humanitária do mundo, em Darfur. Mesmo assim, foi reeleito presidente do Sudão, no primeiro pleito realizado no país em 24 anos com 68% dos votos. As eleições, é claro, foram marcadas por acusações generalizadas de fraude, mas o porta-voz da Comissão Eleitoral do Sudão, Abel Alier, confirmou a vitória de Al-Bashir.

Islam Karimov (Uzbequistão)
Islam Karimov (Uzbequistão)21 anos no poder - Islam Karimov (esq. na foto) acabou com os partidos de oposição e é conhecido por torturar presos políticos nas cadeias. Foi reeleito três vezes por meio de referendos não reconhecidos pelos observadores internacionais. Seu governo é conhecido pela forte repressão e ganhou a fama depois de ferver vivas duas pessoas contrárias ao seu regime
Fonte: UOL