PT: Diretório define estratégias políticas para o estado

Em encontro realizado no último sábado, 12 de fevereiro, o Diretório Estadual do PT estabeleceu estratégias políticas gerais do partido para os próximos anos de atuação no estado, principalmente para os pleitos eleitorais de 2012 e 2014. O momento foi importante também para avaliar os processos eleitorais anteriores, lançando, portanto, novas perspectivas nesse sentido. Dentro desses dois aspectos, balanço e perspectivas, os participantes do encontro aprovaram resolução final que já está disponível neste site, na parte de Documentos.

A resolução aprovada apresenta inicialmente a atuação do partido no governo do estado, com a demonstração dos avanços empreendidos em vários setores. Com veemência o PT afirma que fará oposição atenta em todos os atos do governo do PSDB no Pará. Outros pontos destacados referem-se ao crescimento do PT em termos eleitorais e a necessidade do aprofundamento sobre o papel das tendências internas para o fortalecimento do partido e a importância dos setoriais que compõem o PT. O documento ressalta ainda a inserção do partido, desde a sua origem, com os movimentos sociais, ampliando cada vez mais esses laços, fortalecendo as entidades dos movimentos sindical, comunitário e popular, mas, respeitando sempre a autonomia dos mesmos. Junto a esses movimentos o PT pretende retomar o debate de temas importantes para a população, como o da reforma política.

A resolução aponta para a realização de encontros municipais como forma de dialogar com o conjunto de filiados e filiadas para a construção do processo 2012 e 2014. A agenda de encontros deverá se estender até junho deste ano, quando a Executiva Estadual realizará planejamento estratégico. A política de alianças também é destacada no documento, quando afirma que é necessário continuar o diálogo com os partidos coligados na eleição de 2010 e com os partidos da base de apoio do governo Dilma, no sentido de fortalecer os embates previstos para 2012.

Ao finalizar, o documento enfatiza que os passos indicados não são os únicos, mas são os mais importantes para o momento e assegura que a construção histórica do projeto de sociedade do PT sobreviveu a inúmeras dificuldades e os novos desafios constituem-se mais uma etapa a ser vivenciada pelo Partido dos Trabalhadores.

Ascom – PT/Pará