O destino de Kassab

  O DEM ainda se esforça para manter  Gilberto Kassab em seus quadros, mas o prefeito da maior cidade do país já está com um pé fora. O outro, na formação de um novo partido que, na verdade, servirá muito mais como etapa que desaguará no já criado PSB, que é da base governista.
    O próximo movimento de Kassab só vai acontecer depois do dia 15 de março, quando for eleita a nova direção do DEM. Mas ele tem intensificado as conversas e, depois que recebeu o convite para se filiar ao PSB, passou a ser procurado por políticos descontentes em vários partidos.
     A atual legislação eleitoral cria dificuldades para a troca de partido porque permite que a legenda pela qual aquele político foi eleito reivindique o mandato – o que coloca em risco o mandato daquele que troca de partido. Mas abre uma brecha para a troca for por uma legenda que está sendo criada ou para caso de fusão. No caso, Kassab deve dar os dois passos: criar um novo partido e depois promover sua fusão com a base aliada.
      Kassab deve terminar no partido aliado ao PT, mas isso não significa que ele irá se tornar, imediatamente, um aliado do governo. Essa aliança poderá acontecer de fasto se ele conseguir costurar uma candidatura ao governo de São Paulo com o apoio do PT. Antes, porém , Kassab espera ver o destino de José Serra, seu principal aliado político em São Paulo. Se Serra for candidato ao Palácio dos Bandeirantes, naufraga o sonho de chegar ao governo paulista. Mas se Serra se tornar candidato a prefeito de São Paulo em 2012 ou conseguir viabilizar sua candidatura à presidência da República pela terceira vez, isso será possível.
      É mínima a chance de Kassab se reconciliar com o DEM. Ele avalia que o partido perdeu condições para atrair novos quadros; e é também pequena a chance de ele optar por filiar-se ao PMDB, que foi sua alternativa primeira. Ele chegou a ter conversas com o presidente do partido, Michel Temer, e acenar com a possibilidade de ficar com o espólio político de Orestes Quércia em São Paulo.
     Mas ele só bai bater o martelo no mes que vem.
Blog do David Tiago