PIROTECNIA- II

Conversei ontem com o comandante da PM de santa Izabel e ele me falou sobre a o peração da semana passada. Eu pensava que a polícia de Santa Izabel não havia participado da inteligência da operação, foi justamente o contrário. A PM local comandada pelo oficial França fez o levantamento das bocas de fumo de forma sigilosa, em seguida foi feito o pedido para a polícia da capital dar reforço à operação, bem como a solicitação à justiça. Apenas 5 pessoas sabiam da operação que se desenrolou na sexta de manhã, mesmo assim houve sim fazamento da informação. 
Na sexta de manhã, reuniram-se todos no quartel e determinaram os alvos de cada equipe, eram 16.

Duas situações inusitadas ocorreram na ação:
1- O oficial França foi para o Novo Horizonte, rua do Pânico, ao chegar em frente à casa do traficante ele observou que o portão estava enrolado com uma corrente e presa com cadeado, ele olhou e mirou a madeira do portão que dava sustentação à corrente para dar o pisão e arrombar o portão para que a guarnição entrasse toda de uma vez de assalto para não dar tempo para fugas. Quando ele deu o pisão, o portão ficou do mesmo jeito, não afetou nada, porém toda a cerca da frente da casa veio abaixo. Deve ter sido uma quebra de expectativa danada, todos esperando o portão cair para invadir e de repente cai a cerca, o que foi bom pois a invasão foi mais rápida e nenhum traficante fugiu, para o bem da sociedade.
2- Segundo um interlocutor que estava na conversa, o Éder Mauro tentou fazer a mesma coisa na invasão do seu alvo no Bairro Novo, só que lá não era um a cerca, era  a porta da frente da casa, o delegado tomou distância, saiu correndo e deu de ombro na porta para derrubá-la, devia ser muita adrenalina. Pois bem o famoso delegado deu com o ombro na porta e voltou, caindo no chão e desarrumando a sua peruca, eu nem sabia que o Éder Mauro usava peruca. Após a invasão do imóvel, viu-se que a trás da porta que o delegado tentou arrombar tinham duas tramelas que nem o Super-Man derrubaria.

Conversei também com o Major França a cerca da pirotecnia da ação, concordamos que isso se deu em virtude do sensacionalismo dos programas policiais paraenses que precisam alardear para vender seus produtos.

Para finalizar, devo dizer que continuo achando que, apesar do sucesso da operação, seus efeitos práticos são duvidosos(Ver postagem do Blog do Diego Sousa abaixo). Esta ação da sexta, deveria acontecer toda semana ou sempre que se souber da reativação de uma boca de fumo, pelo contrário, os traficantes continuarão a espalhar o seu ciclo de violência.
De qualquer forma o tráfico precisa ser combatido, neste sentido parabenizo a PM de Santa Izabel, em especial ao Major França (Autor intelectual da ação) pela iniciativa. Pelo que acompanhei na mídia tive a impressão de que toda a ação tivesse se desenrolado por Belém, o que eu estava achando ruim, pois, se assim tivesse sido, a Polícia local ficaria desmoralizada, pois cabe a ela o combate ao tráfico na cidade, não á polícia de fora. Os polícias de fora vieram apenas dar reforço à operação que foi toda planejada no 12 batalhão. Isso é bom, porque, ao contrário do que muitos dizem, a PM em Santa Izabel faz um grande trabalho, essa operação foi só mais uma das tantas que são feitas em pequena escala.