Impeachment


O vereador Joaquim Lucena (PSB) garantiu que até a próxima segunda-feira (28) encaminhará à Corregedoria da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o pedido de impeachment do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), em função do episódio ocorrido na última segunda-feira (21), quando se desentendeu com uma moradora de área de risco na comunidade Santa Inês, zona Norte de Manaus, Laudelice Paiva. O caso ganhou repercussão nacional e autoridades do Estado do Pará exigem que Amazonino peça desculpas pelo tratamento dado à moradora paraense.

Lucena explicou que o pedido será embasado no artigo 81 da Lei Orgânica do Município (Loman), que trata da responsabilidade do prefeito. Em um dos incisos da legislação, o prefeito pode ser processado em caso de agir de modo incompatível com a dignidade e decoro do cargo.

“O mínimo que o prefeito pode fazer agora é pedir desculpas e até agora não fez. O Amazonino expôs a cidade, desrespeitou a todos e com isso agiu de modo incompatível com a sua função”, diz Lucena.

Na Câmara, o pedido será relatado pelo corregedor da casa, vereador Wilton Lira (PTB), que após parecer encaminhará o processo ao plenário da CMM para votação pelo deferimento ou não do pedido.


Fonte: DOL