Dr. GILBERTO

Na última conversa que tive com o Dr., já postei sobre essa aqui no blog, ele fez uma análise sobre sua candidatura a dputado estadual. Quando perguntei a ele, porque ele foi candidato, se ele não achava que havia saído enfraquecido da eleição, o médico me apresentou basicamente três argumentos:

1- O político deve sempre estar em evidência: Foi isso que o Priante falou ao Tony Lisboa para convencê-lo a ser candidato a deputado estadual, e de fato é verdade, porém não pode demonstrar fraqueza no resultado da eleição, se não pode ser um tiro no pé: O argumento na verdade é a razão da minha pergunta, os poucos mais de 4.000 votos do Dr. em Santa Izabel, seria uma demonstração de fraqueza? Em primeira análise sim, porém no segundo argumento o Dr. apresentou-me uma informação nova que me fez pensar.
2- O Salame teve pouco mais que 6.000 votos em Marabá, sua cidade; o candidato de Capanema Eduardo Costa, não fez 4.000 lá; o Gilberto teve 4.200: Comparando a votação das grandes lideranças citadas, de fato parece que o Dr. foi bem votado, considerando-se sobre tudo dois aspectos: Santa Izabel divide muito voto com estrangeiro, e tinham mais 3 candidatos da cidade.
3- Neutralizar os adversários:Se ele não fosse candidato, a votação dos prefeitáveis Carlinho Cancela e Tony Lisboa seriam maior do que foram.

No geral parece que o Dr. tem razão, sua candidatura não foi um fracasso como muitos consideraram, inclusive eu. Analisando toda a conjuntura política à época, e os seus mais de 8.0000 votos no total, não podemos considerar desastrada a candidatura.