ELEIÇÃO PARA VEREADOR: AVALIAÇÃO

Tenho focado muito as campanhas majoritárias aqui no blog, a partir de hoje passarei a dar um enfoque especial para a eleição proporcional em nossa república.

Para início de conversa observo que esta é uma das melhores eleições para se disputar uma cadeira da Câmara, digo isto porque nenhum dos principais candidatos a prefeito está municiando seus candidatos a vereador além daquilo que é necessária para se fazer uma campanha padrão.

Do lado do Dr. os candidatos nunca tiveram ajuda extra em nenhuma das eleições que ele já disputou, quem quiser concorrer à Câmara pelo lado do Dr. tem que ter seus recursos próprios. Por esta razão na última eleição enquanto alguns candidatos do lado do Marió se legeream com mais de 700 votos os que apoiavam o Dr., como o Luciano, se elegeram com pouco mais de 350 votos ou como o Totó que teve pouco mais de 400.

O Marió sempre injetava um gás em seus principais candidatos o que os fazia disparar na votação, com o Evandro, os candidatos a vereadores do palácio estão tendo uma ajuda básica e igualitária. O Evandro está  garantindo cartazes, santinhos, carros som por coligação entre outras pequenas ajudas, como são mais de 90 candidatos ao seu lado, esta ajuda é bem diluída.

Ou seja, sem essa injeção especial do majoritário nos proporcionais a eleição à Câmara está mais parelha. Para mim , neste cenário, os candidatos que tiverem base eleitoral, nome bem avaliado pela comunidade devem entrar.

Esta eleição proporcional será mais equilibrada e dará destaque aqueles que conseguirem articular uma boa campanha, formar uma boa equipe. Assim candidatos de comunidades que não tem muitos recursos financeiros, mas possuem muito conhecimento com as pessoas podem ter chance de chegar.

Nesta eleição têm oito coligações disputando as 13 vagas na casa do povo.

Acredito que das oito, duas não farão o coeficiente, que é a quantidade de voto mínima para uma coligação fazer um vereador. Seis coligações devem fazer o coeficiente, destas seis pelo menos duas devem fazer três vereadores.

Hoje falarei de uma das coligações que eu acredito que vá fazer três vereadores. É a coligação formada pelo PC do B, PTB e PRP. A coligação tem 20 candidatos, é uma das que tem menos, porém deve ser uma das que vai fazer mais vereadores pela força de alguns candidatos.

Os candidatos são:

Nunes
Ricardo do Meio Ambiente
Denílson Viana
Fátima Vereadora
Cris
Baiano do Lanche
Edna
Hélio
Deco
Jaime Silva
Nice
Nildo
Joelmo
Jorge Locutor
Rodolfo
Gílson Abelha
Luis Ribeiro
Madalena
Paulinho Pexeiro
Sandrinha ACS

P.S.: Os nomes em negrito estão com os registros indeferidos.

Esta coligação está disputando diretamente a terceira cadeira com a coligação do PMDB-DEM-PMN. Apesar de ter esta consciência, eu acredito mais na coligação que tem o Ricardo, o Nunes e o Denílson, os três irão ter muitos votos, só a votação deles mais a da Fátima Vereadora deve fazer o coeficiente, a votação dos outros candidatos deve dar a capilaridade necessária para se fazer mais um ou dois vereadores. É desta coligação que sairá o vereador mais votado que será o Nunes, entrementes, quem pode ameaçar este título do Promoções é o Ricardo.

Se fizer três, entra o Nunes o Ricardo e o Denílson. Se fizer apenas dois devem entrar o Nunes e o Ricardo, e o Denílson ficaria de fora, o que seria uma lástima, pois o Denílson é um vereador muito bom, muito  atuante e comprometido com a comunidade.

Eu particularmente torço para que esta coligação faça três vereadores.

Amanhã analisarei outra coligação do lado do Evandro, quando terminar as palacianas, passarei para as coligações oposicionistas.