O portal IG, para alavancar acessos na sua página de entrada,
vem realizando pesquisas online.
Na mais recente perguntou "qual presidente fez mais pelo
país?". Venceu o tucano FHC, ficando Lula em 2° lugar:
Diz o IG que a pesquisa é "baseada no conceito real time",
desenvolvido pela "IBT, empresa que pertence à Brztech", o que não quer dizer
coisa alguma: todas as pesquisas online são 100% manipuláveis pelos usuários e
por isso 100% imprestáveis.
> O processo de votação online
O foco aqui não é discutir se o FHC foi, ou não, melhor que o
Lula, mas expor a ingenuidade tecnológica de se procederem a enquetes pela
internet.
Qualquer urna virtual que se desenvolver vai ter que se basear
em uma identidade para computar o voto e não deixar, com a mesma identidade,
repeti-lo.
A identidade virtual é o IP (Internet Protocol), um número de
11 unidades que pode ser fixo ou dinâmico. Se fixo ele não será mudado em
quantas conexões se faça; se dinâmico ele pode mudar toda vez que se entra na
rede.
> Motores que mudam o IP automaticamente
Os scripts de votação gravam o IP do voto recebido e o impedem,
por um intervalo de tempo, de votar novamente. Passado o intervalo o IP é
liberado, mas quem não quiser esperar o intervalo instala um script que,
automaticamente, desconecta o PC e reconecta-o com um IP diferente. Pronto: em
menos de 1 minuto a mesma pessoa poderá votar de novo, e assim sucessivamente
quanta vezes quiser.
E por que o IP usado para votar não é impedido por toda a
duração da pesquisa? Por que 95% dos IPs são dinâmicos, ou seja, os servidores
de nomes podem dar a mim hoje o mesmo IP que deram a você ontem e se ele estiver
impedido eu não poderei votar e isso, também, seria um elemento a mais para
tornar a pesquisa falaciosa.
> Manipule à vontade
Portanto, em qualquer pesquisa online, quem quiser aparecer
"bem na foto", convida os amigos a baixar um motor de troca de IPs (há centenas
na net) e orienta-lhes a votar repetidamente até o fim da brincadeira.
Admira-me o IG, um portal que não precisaria desses artifícios
para aumentar pageviews, prestar-se a uma figuração do tipo.
Blog do Parsifal