RETROSPECTIVA: ESTA POSTAGEM É DO DIA 11/09

AH! ANA...

Ana Júlia deve perder a eleição, ou em 1º ou em 2º turno, mas provavelmente perderá. Por que isso vai acontecer?
Da minha forma de ver a coisa, isso vai acontecer porque o governo da Ana Júlia não fez bem aquilo a que se propôs.
A diferença dos governos de esquerda (se é que se pode falar assim) para os de direita (e se pode falar assim) é a condução do Estado. Os governos de direita, representados no Brasil exponencialmente pelo PSDB, propõem uma administração mais austera, desenvolvimentista, com intervenção mínima do Estado (privatizações)... Esta mentalidade de governo padece na questão social.
Por outro lado os partidos de esquerda defendem uma intervenção maior do Estado principalmente em ações sociais.
Não significa que uma forma de governar está certa e a outra está errada, apenas são perspectivas diferentes de administrar, quem escolhe em última instância a forma de condução é o povo. E não há de negar que o povo escolhe bem, ele não tem consciência dessa disputa ideológica, e de fato para ele nem interessa, entrementes ele sente, e na pele se um governo vai bem ou vai mal.
Por esta razão Lula hoje é tão popular, porque o povo sentiu na pele os benefícios de seu governo. Dentro da linha dos governos de esquerda Lula fez bem o seu papel, suas ações socias alteraram positivamente o quadro da miséria em nosso país, o Brasil está melhor. Mas isso não significa que o FHC tenha sido um presidente ruim, longe disso. Ele se desgastou por acreditar e seguir o modelo neo-liberal muito à risca, porém muitas ações do seu governo, dentro da perspectiva dos governos de direita(visando a austeridade fiscal, a organização e enxugamento da máquina administrativa, o encaminhamento econômico- de certa forma seguido por Lula) foram positivas para o país.
No Pará isso ocorreu também, Almir representou a mentalidade de direita ao governar: Privatizou, construiu, reformou, fiscalizou, exugou, organizou..., porém as suas obras sociais, assim como as do FHC foram para inglês ver (lembram do "Maria Maria"), porque essa não é a preocupação principal deste tipo de governo. Por isso Ana vence de Almir. Apesar dos avanços conseguidos nos 12 anos de administração tucana, o povo se ressentia das obras sociais, saturou o direcionamento de Estado dado pelos tucanos no Pará (e no Brasil), porque o povo via que as coisas só mudavam para os mais ricos e não para os mais pobres.
No Brasil Lula deu conta do recado, se reelegeu, e vai eleger a Dilma, mostra a aprovação do povo pela forma como o Estado está sendo conduzido. No Pará a Ana até tentou dar o direcionamento social para suas ações de governo, porém se a obra social não é bem feita, ela não aparece, não vira votos, é mais fácil uma Alça Viária dar votos que um projeto social (por isso o Almir se reelegeu). Obra social só se torna patrimônio eleitoral se for capaz de mudar a vida das pessoas; obra de concreto? Basta fazê-la.
As obras sociais da Ana foram para inglês ver, não mudou a vida de ninguém, e pior se tornaram fonte de corrupção. Exemplos: Kit escolar. Caso sintomático do que estou falando. Um horrror de dinheiro jogado pelo ralo. O kit com a agenda do ano só chegou em agosto. O pró-jovem, com ajuda do governo federal e tudo, foi um fiasco, até hoje muitos jovens não receberam os R$ 100,00, é um projeto para as pessoas aprenderem a ler e a escrever, como isso é possível com uma turma de 60 alunos e um professor? Entre outros projetos que não funcionaram efetivamente: Um milhão de árvores, Água para todos...
Onde o Jatene entra nisso? O Jatene é um sortudo é o cara certo, na hora certa, no lugar certo. Ele está entre a saturação de Almir e o fiasco social de Ana. Acredito que fará um bom mandato, pois ele é o meio termo entre Ana e Almir, ele não está nem para cá nem para lá. E não precisa fazer milagre, é só aplicar bem aplicado os projetos sociais do governo federal no Estado e organizar, enxugar a administração. O que a Ana deveria ter feito, porém seus companheiros de DS... Isso é uma outra história. Ah! Ana...


ERA PATENTE A DERROTA DE ANA E SEU GOVERNO DA DS, TROCARAM O GOVERNO DO ESTADO PELA CADEIRA DO FILHO DA PUTY EM BRASÍLIA.