EXPOSIÇÃO POLÊMICA NO CEAL

A foto acima é de uma das 4 paredes do hall de entrada do Colégio Antonio Lemos, as outras 3 também estavam recobertas por telas pintadas pelos alunos do colégio sob a supervisão técnica da professora Gleiby que determinou as linhas gerais e as técnicas de pintura.
O inusitado da despretenciosa exposição foi a polêmica moral causada por algunmas telas.Veja.

Esta tela, diante de tamanha censura, foi trocada de lugar na exposição, teve que ficar mais escondida.


Veja que magnífica a tela acima, é uma releitura amzônida "Do nascimento da Vênus" (abaixo) do renascentista Botticelli.


É uma pena que pessoas adultas olhem para obras como esta e vejam apenas sexo, pornografia, pecado e não arte, e não a história humana moldada a partir do sentimento e da sensibilidade do próprio homem.


No momento em que eu via este quadro, um professor amigo meu me disse: "Bruno, o cara que pintou isso aí, tá com excesso ou com falta?", achei muito inteligente o comentário se invertida a posição, não mais compreendida na óptica do criador, mas se postada na percepção do apreciador: "Quem vê nesta tela mais 'pica' do que arte, está com excesso ou com falta?"
Gostaria de destacar o posicionamento louvável da diretora irmão Josefa que após ouvir as considerações da professora determinou que não houvesse censura e fosse respeitada a liberdade artística. As telas não foram retiradas da exposição.