Lula diz que anuncia amanhã decisão sobre Battisti

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou no fim da tarde desta quinta-feira, durante visita a Salvador (BA), que pretende oficializar amanhã sua decisão sobre o destino do ativista italiano Cesare Battisti. Embora a previsão seja a de que formalize a decisão de conceder refúgio político ao italiano, Lula amenizou: “Não posso falar. O presidente só se manifesta nos autos”, disse, acrescentando que irá orgulhosamente anunciar a decisão somente quando receber a orientação da Advocacia Geral da União (AGU).

“Não existe retaliação da Itália. O Brasil é soberano, maior de idade, ou seja, faz o que quer”, adiantou Lula. Para ele, a Itália respeitará a decisão brasileira assim como o Brasil respeita decisões soberanas de outras nações.
Alencar

Lula, que conversou com a imprensa ao deixar um ato do programa Minha Casa Minha Vida na capital baiana, aproveitou para confirmar que não terá a presença do vice José Alencar na posse da presidenta eleita Dilma Rousseff, no próximo dia 1º. Depois de passar a faixa presidencial para sua sucessora, ele planeja embarcar para São Paulo e fazer uma visita ao vice.
“Me parece que o Zé (José Alencar) não vai poder vir a Brasília para descer a rampa comigo”, afirmou Lula. “Vou prestar a minha homenagem ao companheiro Alencar. Vou passar no hospital”, adiantou.

Portal último segundo