ERROS

Em 2004 Jatene cometeu um erro que custou muito caro ao PSDB. Ele deixou o PMDB se fortalecer muito nas eleições municipais daquele ano. Dois anos depois o PMDB dava o pagamento ajudando decisivamente Ana a vencer o Almir.
Em 2008 Ana cometeu o mesmo erro, ajudou a fortalecer o PMDB que abocanhou muito mais municípios que o PT. Um bom exemplo é o que aconteceu em Santa Izabel em que o bloco do PT capitaneado pelo Professor Franciel Paz tentou coligar com o PR, porém o PT de Belém dava indicações que a coligação seria com o PMDB o que de fato veio a acontecer. Era comum as lideranças petistas, entre elas o presidente estadual João Batista dizer que o aliado preferencial para as eleições de 2008 era o PMDB. Resultado, o Jatene venceu em quase todos os municípios comandados pelo PMDB.
Acredito que qualquer projeto de hegemonia política no Pará, quer do PSDB, quer do PT, perpassa pelo enfraquecimento do PMDB, mas não da forma covarde como a DS fez com o Priante em Belém.
Desde às eleições de 2008 eu achava que o PT deveria ter procurado mais alianças com outros partidos como o PR principalmente, assim que o PMDB deveria ter sido enfraquecido, talvez com a ajuda do PT o PR tivesse vencido a eleição em Santa Izabel. O PMDB teve 12.000 votos o PR 10.000 no majoritário, e o PT aliado com o PMDB. Os proporcionais do PT juntos fizeram mais de 4.000. Se o PT tivesse coligado com o PR talvez a história tivesse sido outra em 2008.