Ministério Público denuncia desvio de funções na Polícia Militar

 O Ministério Público Estadual (MPE) divulgou, na tarde desta quinta-feira (25), que recebeu uma denúncia anônima de que o coronel da Polícia Militar do Pará, José Osmar de Albuquerque, estaria convocando para serviços pessoais, policiais militares de Abaetetuba e Moju, no período em que deveriam estar trabalho para a segurança pública.
A denúncia teria sido feita no dia 22 de setembro de 2010, quando o coronel convocou os cabos Luiz Fernando de Lima Mendonça, Tamilton Miranda da Silva e Tatimar Miranda da Silva para realizar serviço de pintura na sua residência no bairro da Marambaia, em Belém. 
Segundo o promotor de justiça do Ministério Público, Gilberto Valente, após receber a denúncia o MP encaminhou, no dia 24 de setembro de 2010, uma equipe para a residência do coronel e flagrou os servidores, a paisana, pintando a residência de José Osmar.

Os cabos foram encaminhados ao Ministério Público Estadual para prestar esclarecimentos. Em depoimento, eles afirmaram ao Ministério Público que não receberam qualquer tipo de pagamento para fazer o serviço, e afirmaram que estavam cumprindo ordens do coronel:
 Segundo o Ministério Público, para amenizar o flagrante, o coronel ordenou - através do major José Angelo Figueredo e do capitão Josimar Leão Queiroz- ; que o 1º tenente da unidade, oficial Victor Cezar, colocasse manipulasse o fichário de escala da PM, com a seguinte observação:  'Por ser merecedor de folga, pois em outros dias anteriores havia trabalhado além da jornada', consta no documento.
De acordo com Gilberto Valente, promotor de justiça, o coronel Osmar se recusou a prestar esclarecimentos no MPE. ' Ele está no direito de faculdade de falar apenas em juízo', explica. Afirmou ainda que o Ministério Público tem dificuldades em apurar os inquéritos da PM.
Em nota, a corregedoria da Polícia Militar divulgou que já concedeu a abertura do Processo Administrativo Disciplinar para apurar a conduta de ética, caso a denúncia seja comprovada.


Redação Portal ORM