Nada acertado sobre Câmara, diz Vaccarezza

Em entrevista exclusiva à TV Congresso em Foco, líder do governo diz que ainda não há qualquer entendimento entre o PT e o PMDB sobre qual dos dois partidos presidirá a Câmara no ano que vem
A. Cruz/ABr
Vaccarezza à TV Congresso em Foco: muita conversa ainda terá que ser feita para definir quem ficará com a presidência da Câmara


Daqui até fevereiro, ainda haverá muita briga entre o PT e o PMDB pelo comando da Câmara no ano que vem. Quem admite é o próprio líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT), um dos aspirantes ao posto de comando, em entrevista exclusiva à TV Congresso em Foco. Segundo Vaccarezza, muito ainda terá de ser conversado daqui até fevereiro, quando a Câmara escolherá seu novo presidente, terminado o mandato de Michel Temer (PMDB-SP), eleito vice-presidente da República.
Embora tenha eleito a maior bancada na Câmara (88 deputados), o PT não conseguiu ainda fazer os acertos para ficar com o cargo. Ainda que tanto a Câmara como o Senado busquem fazer uma divisão proporcional dos cargos da Mesa Diretora, esses cargos são preenchidos em eleições feitas um dia antes do primeiro dia de sessão legislativa. E já houve vezes em que a disputa, ou algum outro acerto, fez com que a presidência ficasse com alguém que não pertencia à maior bancada.

Agora, o comando da Câmara entrou no jogo da disputa de poder entre o PMDB e o PT pela hegemonia política no país. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) ambiciona também a presidência da Câmara e pode empanar a pretensão do PT, que tem Cândido Vaccarezza como seu principal candidato (também sonham com o cargo os deputados petistas Arlindo Chinaglia (SP), João Paulo Cunha (SP) e Marco Maia, do Rio Grande do Sul). 

De saída, o PMDB tentou formar um bloco com outros partidos para ultrapassar o PT e também reivindicar o posto pelo critério da proporcionalidade.  O governo trabalhou para evitar a formalização do chamado “blocão”, mas isso não significa, Vaccarezza deixa claro, que os problemas com o PMDB estão resolvidos.

Congresso em Foco