As negociações para uma eventual troca de partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) começaram a alimentar articulações para unir no mesmo projeto político petistas e kassabistas em 2012 e 2014, de modo que haja um 'revezamento' eleitoral nas próximas eleições. A ida de Kassab para um partido da base da presidente eleita Dilma Rousseff (PT) animou petistas, que viram na provável dança de cadeiras a chance de enfraquecer os adversários tucanos em São Paulo, Estado que é reduto do PSDB há 16 anos e tem a maior capital do País, com 8,4 milhões de eleitores.
O projeto, se confirmado, tornaria o prefeito paulista uma liderança híbrida: se beneficiaria da boa vontade do governo federal, com recursos para os seus pleitos, e, por enquanto, da aliança do PMDB com o PSDB na esfera estadual. Aumentando, portanto, o cacife para discutir o seu futuro eleitoral, o que, no DEM, tem valido menos cada dia que passa.
Na última semana, o prefeito paulistano intensificou as conversas com o PMDB, por meio do presidente da legenda e vice-presidente eleito, Michel Temer. Com a possibilidade de Kassab ingressar em um partido aliado ao PT no plano federal - as conversas chegaram ao PSB também -, petistas e peemedebistas passaram a cogitar uma aliança que passe pela eleição municipal, em 2012, e a estadual, em 2014.
Não podendo mais concorrer a uma segunda reeleição para a prefeitura paulistana, o projeto político de Kassab passa necessariamente pelo Palácio dos Bandeirantes em 2014. Para viabilizar esse plano, Kassab precisa controlar uma legenda forte no Estado, com verbas, tempo de TV e que não sirva de apêndice aos projetos do PSDB, que tem como caminho natural lançar Geraldo Alckmin à reeleição.
O PMDB paulista serviria a esse propósito. Com a liderança de Orestes Quércia enfraquecida por questões de saúde, o partido tende a passar por um rearranjo de poder em torno de Temer, que, com uma legenda raquítica em São Paulo, concederia a Kassab a liderança para reestruturar o partido no Estado. O PMDB paulista se enfraqueceu tanto regionalmente que só conseguiu fazer um deputado federal na última eleição.
Petistas e peemedebistas dizem que a ida de Kassab para a legenda daria novo gás na discussão de uma aliança entre os dois partidos, de modo a isolar os tucanos. Em 2014, o prefeito poderia contar com o apoio dos adversários históricos no PT para disputar o Palácio dos Bandeirantes. A contrapartida seria o apoio ao PT na disputa pela prefeitura paulistana daqui a dois anos - ou o compromisso de que a candidatura do PMDB seria 'de fachada'. Na prática, isso significaria o apoio de Kassab a um candidato pouco competitivo.
O principal atingido pelas articulações de Kassab é Geraldo Alckmin, com quem o prefeito mantém uma relação, no mínimo, distante. O governador eleito, que pretende dar as cartas no processo de sucessão na Prefeitura de São Paulo em 2012, perderia um importante aliado - e precioso tempo de TV - num cenário em que busque a reeleição. Além disso, teria de disputar em 2014 com um concorrente forte, num cenário de fadiga do PSDB, que estaria completando 20 anos de governo no Estado.
'Uma aliança com o PMDB de São Paulo em 2012 seria muito boa. Kassab pode se tornar um grande aliado, o que seria bom para o PT, que sabe que precisa ampliar sua política de aliança no Estado', afirmou um líder petista, destacando que a 'fidelidade' de Kassab é com José Serra e não com Geraldo Alckmin, e que 'o projeto de Alckmin não é o mesmo do de Serra'.
Fusão. Desde o começo do ano, Kassab já mantinha conversas com líderes de outros partidos, inclusive do PSDB, sobre a incorporação do DEM a outras legendas. O prefeito considerava natural a fusão entre o seu partido e tucanos, principalmente em razão da boa relação que tem com Serra. Mas empecilhos regionais, como a Bahia, onde as legendas disputam espaço, inviabilizaram um acordo.
Enquanto Kassab articula seu futuro político, o DEM trabalha para mantê-lo na sigla. O problema é que talvez isso já não seja mais possível politicamente. O ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC) colocou em campo uma operação para alterar o comando nacional da legenda e manter o prefeito paulista nas hostes democratas. Só que hoje essa articulação é de difícil execução, uma vez que o atual presidente do partido, deputado Rodrigo Maia (RJ), tem o apoio de diretórios influentes, como Rio, Bahia, Minas Gerais e Goiás.
O DEM vem perdendo espaço e encolhendo a cada eleição, e a saída de Kassab, prefeito da maior cidade do País, jogaria a legenda ainda mais no ostracismo. O prefeito paulistano enfrenta uma queda-de-braço com essa ala do partido encabeçada por Rodrigo Maia. Os dois se desentendem há algum tempo e o desgaste atingiu o seu ápice no final do primeiro semestre, durante as negociações para a escolha do vice-presidente na chapa do tucano Serra.
Uma saída articulada pelos que querem manter Kassab no partido seria destituir Rodrigo Maia da direção, concedendo ao prefeito o controle nacional da legenda. Mas, além de ter o controle da maior parte do DEM, Maia conseguiu angariar apoio de caciques que são contra a tese de fusão defendida por Kassab - uma fusão tiraria do DEM recursos do fundo partidário e estrutura como lideranças no Congresso, além de abrir brecha jurídica para uma debandada no partido.
Se a operação articulada por Bornhausen não tiver sucesso, restará mesmo a mudança de partido para Kassab. E, com isso, a mudança no xadrez eleitoral paulista.
Estadão
About Me
- BLOG DO BRUNO MARQUES
- Professor de Língua Portuguesa e mestrando do Instituto de Ciência Jurídica da UFPa.
Acessos
Category List
- Cultura (1)
- Juventude (1)
- Política (2)
- Política Pública (3)
- PP (3)
Blog Archive
-
▼
2010
(933)
-
▼
novembro
(244)
- EXTRA!! EXTRA!!! IARA É FOTOGRAFADA EM IGARAPÉ DA ...
- CIDADANIA- II
- Fraudes no “Minha casa, Minha Vida”
- ERROS
- SUCESSO
- Globo dá a Assunção o mesmo castigo de Arósio
- UMA CENA NUNCA ANTES VISTA NA HISTÓRIA DO SHOPPING...
- Ex-BBB é eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro
- REDUÇÃO DE GASTOS
- Nada acertado sobre Câmara, diz Vaccarezza
- COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO CAMPEÃO DA MAIRÃ
- CIDADANIA
- TEM ALGUMA COISA ERRADA
- O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!!
- RIO DE JANEIRO NESTE SÁBADO
- TEXTO CAMPEÃO
- CONVENCIDO
- PAS mem
- SECRETARIA DE SAÚDE
- Após 18 anos no ar, o programa de humor “Casseta &...
- Cardozo: sistema político não serve mais ao povo
- Tropa de elite osso duro de roer
- Ainda Tropa de Elite
- - ME ENGANA QUE EU ESTOU GOSTANDO!!
- ESCOLA NIKKEI- II MOSTRA CULTURAL
- RIO DE JANEIRO
- CARTÃO POSTAL
- AGRADECIMENTO
- HISTÓRIA DO BRASIL
- Uma Imagem Vale mais do que Mil Palavras
- Feira Multidisciplinar e Trabalhos movimentam a Ma...
- Próximas eleições
- A SEPAQ não sabe pescar
- Depois da Marinha, Exército e Aeronáutica entram n...
- Palocci é confirmado na Casa Civil
- Deputada Íris de Araújo (GO) quer barrar pesquisas
- MAIRÃ
- Português mau dizido que nimguém correge
- MEXIDA
- BEBA COM MODERAÇÃO
- QUANDO NÃO TIVER MAIS ESPAÇO, APELE PARA O BALDE
- TESTE
- PAPO PELO BLOG
- FHC DIZ QUE É CEDO PARA ESCOLHER O CANDIDATO TUCAN...
- Ministério Público denuncia desvio de funções na P...
- HABEMUS PAPA
- Natal de Benevides
- Dilma Rousseff divulga nomes da equipe econômica d...
- Jovens protestam contra homofobia em frente ao Mac...
- E o PT, questionará Ana Júlia? Quando?
- Seguro-defeso: Mário Couto pede detalhes sobre fraude
- Deputados defendem emendas que protejam crianças
- SAÚDE
- DIÁLOGOS DO PROFESSOR
- Crise no Faustão
- NOITE DE FILIAÇÃO DO PPS
- FLAGRANTE: NORONHA NADANDO NO MAR DE LAMA
- MAR DE LAMA
- SOMOS TODOS IRMÃOS BRAÇOS DADOS OU NÃO
- TENSÃO
- Entenda o conflito entre as duas coreias
- MORREU O REGINALDO
- DA SAÚDE NÃO
- CARTAZ DA URE
- Comissão de Direitos Humanos da Alepa investe na f...
- Com PDT, PC do B e PSB, Kassab tenta criar 3ª via
- BEIJINHO NA BR
- PF desfaz máfia de medicamentos no Pará
- Empresas que fornecem medicamentos são alvo de ope...
- CELEBRIDADE
- CORAGEM
- Após polêmica, goleiro Bruno troca de advogado
- Advogado paranaense diz que assumiu a defesa do go...
- ESPERADO
- Meirelles não continuará à frente do BC, diz fonte
- AVATAR
- TABULEIRO
- DECORAÇÃO DA FCAT
- NOITE ROSA
- PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES
- 2012 BELÉM
- Kassab quer ir para PMDB e levar 6 deputados do DEM
- MP peticiona nulidade do contrato dos carros da PM
- Atentados contra políticos no mundo
- AVENIDA ROMULO MAIORANA
- PT IZABELENSE
- BEIJINHO DE BOM-DIA
- BRASILEIRINHO
- É HOJE
- Sucessão em São Paulo pode aliar Kassab a petistas
- Surgem rumores sobre a fundação de um novo Partido...
- NOVO PARTIDO
- SARAU LITERÁRIO
- LINDAS
- As indicações para cargos federais.
- COMENTANDO A OPINIÃO
- ONDE ESTÁ A OUTRA CRIANÇA?
- 100 ANOS: PARABÉNS A TODO POVO ASSEMBLEIANO
- CEIA DE NATAL
- DEU NO BLOG DO DIEGO SOUSA
-
▼
novembro
(244)
Followers
Minha lista de blogs
-
-
EDITAL DO TSE UNIFICADO 2024, saiu!Há 5 meses
-
-
Chico BuarqueHá 8 anos
-
VELOCROSS EM AMERICANOHá 9 anos
-
-
Novo endereço do Pirata!!!Há 9 anos
-
-
-
NOVA CLÍNICA DA CIDADE!Há 10 anos
-
AGRADECIMENTOHá 10 anos
-
-
II Feira Ambiental do CEALHá 11 anos
-
TODO O CICLOHá 12 anos
-
-
-
-
-
-
-
Postagens populares
-
Quatro garotas de Santa Izabel criaram um Blog novo sobre artesanato, moda, design urbano, entre outros. Estão expostas peças do ateliê dela...
-
O quadro de cima é de Di Cavalcante o de baixo é de Botticelli. No quadro do italiano percebemos a influência renascentista do período,...
-
Frase que ouvi domingo de uma popular: "Amarelo é atenção, verde é siga em frente, é esperança".
-
Não se deve fazer a crítica pela crítica, nem a oposição para mera oposição. Devemos fazer a crítica e a oposição para contribuir com o d...
-
É isso mesmo, na Aratanha. Quem passou pela Aratanha nesses últimos dias verificou uma enorme vala no meio da rua, segundo informações ...
-
O Portal Santa Izabel que diga-se de passagem é o site mais acessado da cidade, colocou no ar a seguinte enquete: DOS PROVÁVEIS CANDIDATO...
-
Erros do Gestor Municipal Tantos empresários na luta pela prefeitura. Achando que podem administrar a coisa publica como se fosse suas e...
-
A Escola de Samba campeã do ano passado, Unidos da Tijuca, inaugurou sua nova quadra do samba, nela há um banheiro masculino, femino e o WC ...
-
Amanhã será comemorado o aniversário de um dos principais concorrentes ao palácio Capitão Noé de Carvalho, Dr. Gilberto irá comemorar seu ní...