PIONEIRO DEVERÁ SER O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

O tucano Manoel Pioneiro deve receber, nas próximas horas, um reforço de peso na corrida à presidência da Assembleia Legislativa. O PMDB, partido do deputado Martinho Carmona, que também quer disputar o cargo, está disposto a trabalhar por uma chapa de consenso. Para isso, os tucanos dariam a primeira secretaria da Casa aos peemedebistas. O acordo prevê ainda que daqui a dois anos, quando terminar o mandato de Pioneiro, os tucanos ajudariam a eleger um nome do PMDB para a presidência do Poder Legislativo.
Ainda hoje, Carmona será chamado a uma reunião com a direção do PMDB para analisar a proposta. Até a noite de ontem, o peemedebista continuava defendendo a candidatura própria, mas já admitia desistir se fosse esse o desejo do partido. “Sou apenas um deputado. Se o PMDB abrir mão, não vou brigar, mas acho complicado o PMDB abrir mão para ficar à mercê (do PSDB)”, disse, afirmando que defende a candidatura por três motivos.
“Primeiro porque será importante para a governabilidade. Sou da base aliada e darei tranquilidade ao governo. Segundo porque vou respeitar e prestigiar os deputados e terceiro porque minha candidatura tem o objetivo de preservar o PMDB. Haverá um equilíbrio (de forças com o PSDB)”, disse o deputado, garantindo que não será candidato a deputado federal, senador ou prefeito nas próximas eleições. “Não usarei a presidência da AL como trampolim para nenhuma disputa”.
Carmona tem o apoio do PT e garante que, se for mantido na disputa, poderia angariar mais de 30 votos, maioria absoluta já que são 41 deputados que vão eleger o novo presidente da Casa. Diário