A Assembléia Legislativa, Pioneiro e Chicão

O tema político em destaque  é a presidência da ALEPA. O governo e o PSDB já disse que quer a presidência e, o PMDB não quer largar. O cenário desta eleição é diferente de 2006, quando foi feito o acordo para o PMDB apoiar a então candidata Ana. 

Hoje, o governador Jatene tem mais campo de manobra, por não ter feito este acordo no segundo turno. O campo está mais consolidado, o governo já tem maioria para fazer a presidência da ALEPA, sem o PMDB, o que deixa o governo na seguinte situação. Levar a disputa para a presidência até o fim, ou fará um deputado do PMDB presidente, o que cerca mais ainda o PMDB para uma futura aliança em 2014?

 Hoje, o PMDB tem várias secretarias no governo Jatene, mas o PSDB não pode esquecer que o PMDB tem um grande pé no governo Dilma e em 2014 poderá  repensar suas relações prioritárias para o governo estadual.

 Jatene poderá ter um governo tranquilo, com um aliado na presidência da ALEPA ou apostar em ter um deputado do PSDB? 

O ano de 2012 é muito importante para 2014. Jatene buscará recuperar espaço nas eleições municipais, e o PMDB buscará ampliar suas prefeituras. O PR e o PT deverão buscar manter seus atuais redutos, mas a presidência da ALEPA é peça chave para fortalecer o jogo politico de 2012, devido principalmente ao orçamento que a Casa Legislativa possui.

 O deputado Pioneiro é o candidato do PSDB e provavelmente o seu candidato para prefeitura de Ananindeua. O PMDB não demonstra que quer entregar de bandeja o município e posicionou o Deputado Chicão como seu secretário de transporte, colocando a candidatura de Chicão no âmbito do governo Jatene. 

A presidência da ALEPA faz parte deste jogo.
Blog da Profª Edilza