FISIOLOGISMO

O PDT ingressa pel porta da ASIPAG no governo do Jatene, era o partido do vice de Ana, o Odair. Agora só estão de fora da base o PT  e o PSOL por opção e o PV por abandono do governo. PDT, PR, PTB, PSC todos esses partidos que coligaram com a Ana, antes de encerrado o 1º  mês do governo de Jatene já estão na base governista. Isso mostra porque esses partidos são pequenos e continuarão pequenos, não possuem ideologia política o que é ruin para um partido político. Mesmo o PMDB, apesar de grande, se apequena pelo seu fisiologismo crônico, por isso não fazem presidente nem governo aqui no Pará.
Um partido para ser de massa deve marcar posição, disputar eleições sempre, sem pragmatismos, esse é o exemplo do PT, que era um partido nanico na década de 80, e se tornou o principal partido do país no início do novo milênio, sempre disputou as eleições, sempre marcou território. O PSOL vem fazendo a mesma coisa, a cada eleição cresce um pouco como foi com o PT.
Os partidos políticos foram criados na democracia representativa para defender posicionamentos ideológicos, é isso que forja suas siglas: PR- Partido da Reública, espera-se que um partido com essa sigla defenda os princípios republicanos; PV- Partido Verde, espera-se que defenda as causas ecológicas; PCdo B- Partido Comunista Brasileiro, espera-se que esse partido com essa sigla defenda a doutrina Marxista e assim por diante, porém na prática, cada partido não está nem aí para a sua doutrina para seus princípios, querem é abocanhar uma fração de poder do Estado, isso engrandece os dirigentes partidários , mas não os partidos.