ANÁLISE

Com a nova direção do PSDB local que tem o Walmir e possivelmente o Wanderley e o Tarzan, fica difícil para o Dr. Gilberto e o Gílson disputarem a eleição pelo partido tucano, acredito que lá só tem espaço para vice do Evandro que deve vir pelo PMDB.

Essa conjuntura, segundo minha análise, aproxima o Gilson do PPS, o que eu acho muito bom, porém dificulta sua eleição, pois lutará contra duas máquinas, e não é fácil, por este lado eu acho ruin.

O Dr. Gilberto não vai ser vice, tenho convicção disso, assim como o Gílson. É possível ele conversar com o PPS, mas nisso o Gílson já está mais adiantado e pela sua postura e crença tem maciço apoio do partido, leva imensa vantagem. O PPS para o Dr. é menos provável. Tem o DEM, mas o DEM eu não sei não, está sendo organizado pelo ex-vereador Lia que tem muita vivência em política izabelense, ele sempre foi Gilberto, porém dada a nova conjuntura acredito que possa apoiar o Gílson, podendo até emplacar um vice. Essa é a questão, é melhor um vice ou um candidato a prefeito? Eu particularmente ficaria com a segunda., no entanto a primeira pode ser interessante. Por esta conjuntura o DEM deve ser daqui para frente uma das noivas mais cortejadas.

O Dr. pode permanecer no PR, apesar de eu não crê nisso. O Dr. está com poucas opções interessantes. Talvez ele tenha esperado demais pelo PSDB.

Essa conjuntura a meu ver é favorável ao Jaime. A não polarização da eleição abre uma possibilidade real de uma quarta via surpreender, em virtude da divisão dos votos entre os três candidatos mais favoritos. Se o Jaime conseguir recurso para uma boa campanha, o que pode acontecer, pode sim surpreender com o apoio das igrejas.

Há a possibilidade assim de o Jaime conseguir uma aliança histórica com o PT trazendo o Keko de vice, se a coisa pegasse: "O candidato do povo contra os empresários" que é o que muitos alunos meus comentam, seria uma campanha apaixonante e poderia lograr o êxito maior no pleito.

O Keko pode ser o candidato do PT, se o PT lançar candidato deve ser ele, até mesmo pela ausência de outros nomes, pelos mesmos motivos que o Jaime, ganha uma luz no fim do túnel com este cenário, porém com menos possibilidade de sucesso.

O Dr. Ronaldo pode ser candidato também, vejo nele muita vontade, talvez por isso esteja cometendo alguns erros toscos que podem comprometer, porém a eleição é só ano que vem, tem tempo de rever as falhas e corrigi-las, se de fato for este o propósito.

Quero deixar claro que o que escrevi é apenas exercício mental, é apenas uma possibilidade, como o título da postagem afirma, é apenas uma análise com o fim de suscitar o debate. Trata-se, em  fim, de uma percepção particular sobre uma dada realidade, alguém pode concordar ou discordar, o bom disso é que logo, logo nós poderemos confirmar nossas teorias, cabe-nos no momento conjecturar cenários. Esse é o meu, talvez um pouco exagerado pelo propósito didático.

P.S.: Alguém tinha que criar um blog para o Lia, ele gosta deste tipo de exercício, pois ele exercita também.