EXEMPLO


As fotos acima são da praça do conjunto César Gaspar que foi inaugurada no último dia 12. Com um olhar superficial desprovido da busca de significações sociais, parece não ser nada demais. Porém se olharmos para esta praça buscando o seu sentido sócio-histórico, descobriremos que ela é um exemplo pra a nossa república. Esta praça é o exemplo do que eu defendo para a grande revolução izabelense, para a transformação de Santa Izabel em um lugar que garanta a qualidade de vida de seus munícipes.

Esta praça foi construída pelas pessoas da comunidade, não sei se houve qualquer ajuda do poder público, para o que eu pretendo dizer não importa.

Eu acredito que Santa Izabel só se transforma se houver parceria entre o poder público e a sociedade, sem essa parceria será muito difícil crescermos garantindo o bem estar às pessoas.

O exemplo desta praça é importante, porque mostra que há pré-disposição do povo neste sentido, se o poder público encabeçar, promover, poderemos envolver a sociedade no cuidado com a cidade.

A prefeitura só, não consegue, pois se de um lado ela tenta organizar e urbanizar as ruas, por outro o cidadão continua achando que a rua não faz parte de sua casa e por isso não deve cuidar dela, por isso as pessoas tiram entulhos de dentro da sua casa e põem na rua em frente a casa.

Como mudar isso? A praça é o exemplo. Só com o envolvimento da sociedade será possível. Será que esta humilde praça será depredada rapidamente como é a práxi nas praças públicas? Eu acho que não, a própria comunidade cuidará dela, pois a comunidade participou de sua criação, está envolvida psicosomaticamente com o artefato cultural que ela ajudou a construir. A praça não é algo alheio a ela.

O poder público deve promover isso nas ruas. Fazer parceria com os moradores para limpar a rua, por calçada, canaleta de esgoto, pintar as frentes da casas mesmo com cal e se possível pavimentar. Precisamos de organização e de embelezamento na nossa paisagem urbana.

Essa parceria deve ser financeira e laboral. 

Por exemplo, se como cidadão convenço meus vizinhos de que podemos ter uma rua melhor para nossos filhos brincarem e concordamos estabelecer uma parceria com a prefeitura para organizá-la, esta parceria deverá ser em recursos. Verificaríamos qual o material necessário para fazer uma calçada por exemplo, os moradores entrariam com o cimento e a prefeitura com a mão de obra e a areia, a pedra o aterro. Se na rua tivessem dez casas, cada casa contribuiria no máximo com dois sacos de cimento ou R$ 70,00. Vale a pena gstar R$ 70,00 para ter uma rua com calçada? Eu pagaria.

A parceria laboral poderia ser em mutirões de limpeza por exemplo.

O mais importante deste envolvimento é que as pessoas passam a se importar com sua cidade, em cuidá-la, em se preocupar com ela. Cria e ratifica o sentimento de identidade cultural: O orgulho de ser izabelense.

Eu acredito que uma administração séria, austera e esse projeto de envolvimento da sociedade serão capazes de garantir que nossa cidade cresça, como está acontecendo, e ao mesmo tempo consiga promover o bem estar social que nós estamos perdendo dia após dia.