PENAS

Serra descarta assumir pré-candidatura a presidente

O ex-governador de São Paulo José Serra afirmou, no final da noite de segunda-feira, depois de participar de um jantar com a cúpula do PSDB, que não pretende se colocar como pré-candidato a presidente da República para 2014, como fez o senador Aécio Neves (MG).

"Não me coloquei, mas acho positivo que o Aécio se coloque", disse Serra, ao ser questionado se imitaria o ato de Aécio, que estava ao seu lado. "Achei interessante, verdadeira", afirmou ainda o ex-presidenciável tucano, sobre as declarações do senador mineiro de que está disposto a entrar na disputa presidencial mesmo que o candidato do PT seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou a presidente Dilma Rousseff.

Os principais líderes do PSDB participaram da reunião do conselho político da sigla, que é presidido por Serra. O encontro aconteceu no Palácio Bandeirantes, sede do governado paulista. Além de Serra e Aécio, também estiveram presentes os outros quatro integrantes do órgão: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE), o governador de Goiás, Marconi Perillo, e o anfitrião, o governador paulista Geraldo Alckmin.

"Nós analisamos as questões das eleições municipais do ano que vem. A estratégia do partido. Situação de alianças, que é uma coisa muito diversificada, quadro nacional e perspectivas para os próximo anos, inclusive as linhas de atuação do partido", afirmou Serra.

Aécio disse que a reunião ocorreu em clima de cordialidade e serviu para demonstrar a unidade do PSDB.

"Avaliamos que o governo da presidente Dilma repete a postura do governo do presidente Lula em relação às grandes reformas. Não se discute as grandes questões para não contrariar aliados. Com isso, o tempo vai passando e o país vai perdendo", destacou o senador.

De acordo com Sérgio Guerra, todos os integrantes do conselho político tucano concordaram que devem ser realizadas prévias para a definição do candidato do PSDB, em São Paulo. Já no Rio deve ser buscado um acordo.

Da Agência O Globo