2ª PARCIAL

A segunda parcial de minha enquete com meus alunos apontou um pouco mais para aquilo que venho defendendo em minha análise sobre a eleição.

Pude tirar algumas importantes conclusões desta experiência.

1- A grande maioria do eleitorado ainda não sabe em quem vai votar para vereador. Ainda estamos no início da campanha, mais para frente isso vai se definindo, mas o fato é que os candidatos têm que cair na rua, tem muito voto para ser conquistado.

2- A campanha do Dr. ainda não está no imaginário popular, é preciso que a coordenação de campanha dos amarelos promovam um fato político do tipo geral urgentemente, pode ser um comício na praça, ou preferencialmente uma carreata. Sei que os intelectuais dos amarelos substimam a força de uma carreata, substimam porque só veem um monte de carro "que não vota". Como já disse aqui no blog, uma carreata não pode ser vista como um monte de carro que não vota, deve ser vista como um símbolo, um símbolo de poder e mobilização popular, por isso ela é importante. Assim como as bandeiras que não podem ser vistas como um simples TNT pendurado em um cabo de vassoura, a bandeira é o símbolo da aglutinação, da união por um ideal, simboliza os iguais, empunhar a bandeira significa aceitar ser igual aos outros que também a empunham, a bandeira demarca o território. Os jingles também são símbolos, são símbolos de festa, de alegria, de animação, não é só uma letra vazia que não diz nada como consideram aqueles que estão limitados pelo senso comum.

É a boa utilização desses símbolos, como a bela música do Edílson Moreno, que cria o imaginário coletivo de que o Evandro vai ganhar a eleição, essa percepção está atraindo votos para o prefeitável do 15. Por isso considero urgente que o Dr. promova um grande evento que afirme sua candidatura. Apesar de está fazendo alguns bons movimentos, a campanha está limitada porque são eventos localizados por isso restritos àquela comunidade.

3- Se a eleição fosse hoje o Evandro já a ganharia na sede do município, não falo pela zona rural, pois não tenho esta amostragem, meus alunos são dos bairros da cidade. Na sede do município, o Evandro já está na frente, não é uma vantagem grande mas já sai da margem do empate técnico. Isso indica que a campanha está surtindo efeito como era previsível.

4- Tony Lisboa é um candidato a vereador muito competitivo, minha enquete confirma seu potencial político, é o mais escolhido. Foi assim na eleição passada, também em 2008 o Tony sempre aparecia na frente junto com o Jr. Brasil.

5- O Ricardo do Meio Ambiente também confirmou seu favoritismo, aparece na preferência dos alunos com frequência, só fica um pouco atrás do Tony.

6- Uma boa parcela do eleitorado ainda não escolheu em quem vai votar para prefeito, tem muito voto para ser conquistado ainda.

Devo concluir a enquete até amanhã, pode ser que alguma coisa mude, entrementes considero que esta análise da 2ª parcial não se altere uma vez que aparece com uma tendência.