Entenda como o Banco Panamericano se endividou

Instituição financeira de Silvio Santos terá dez anos para pagar fundo privado
Do R7

O Banco Panamericano anunciou nesta terça-feira (9) que receberá um empréstimo de R$ 2,5 bilhões do Grupo Silvio Santos, seu acionista controlador, para equilibrar as contas da instituição financeira.

A fonte dos recursos será o FGC (Fundo Garantidor de Crédito), uma reserva guardada pelos bancos brasileiros para garantir crédito a acionistas e clientes em caso de problemas com algum associado. O Grupo Silvio Santos, por sua vez, deu como garantia de pagamento para o empréstimo todos os seus bens.

O patrimônio do empresário Silvio Santos inclui, além do próprio banco, as lojas do Baú da Felicidade, a marca de cosméticos Jequiti, a rede de TV SBT, o Centro Cultural Grupo Silvio Santos, a imobiliária Sisan, a Liderança capitalização (administradora da Tele-Sena), a Braspag (empresa de pagamentos para e-commerce e call center), o Auto Moto Shopping Vimave (venda de veículos) e o Guarujá Jequitimar (hotel), entre outros. No total, as garantias somam R$ 2,7 bilhões.

O Grupo Silvio Santos terá dez anos para liquidar a dívida com o FGC, com carência de três anos – ou seja, a cobrança só começa após esse prazo. Não haverá incidência de juros sobre esse dinheiro, somente reajustes a partir da inflação do aluguel, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).

Em setembro, o empresário se encontrou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, e supostamente, naquela ocasião, discutiu uma ajuda financeira para o banco, que dava indícios de dificuldades para fechar as contas - fato que foi negado por Lula.