Ex-presidente argentino anuncia que disputará sucessão de Cristina Kirchner

O  ex-presidente argentino Eduardo Duhalde, anunciou no começo da noite de hoje (5), por meio de comunicado, que lançará oficialmente, na primeira semana de dezembro, sua candidatura à sucessão da presidenta Cristina Kirchner nas eleições do ano que vem. Duhalde é o primeiro político argentino a anunciar seu nome publicamente como participante da corrida presidencial.

De acordo com o comunicado, 'a decisão de Duhalde não se vincula e nem deve ter qualquer leitura relacionada com a morte de Néstor Kirchner. Ele sempre pensou em sua postulação à Presidência da Argentina. Não há qualquer fundamento nas versões segundo as quais Eduardo Duhalde teria pensado em desistir da disputa eleitoral'.

Até o momento, a sucessão de Cristina Kircher era discutida quase que exclusivamente no ambiente oficialista, a partir de declarações do ministro das Relações Exteriores, Héctor Timerman, e do chefe de gabinete da Casa Rosada, Aníbal Fernandez, que deram várias declarações afirmando que a presidenta está pronta para s reeleição.

Entidades que apoiam o governo argentino como a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e a Associação das Mães da Praça de Maio também se manifestaram nos últimos dias, apoiando a candidatura de Cristina Kirchner.

Eduardo Duhalde, um dos nomes mais conhecidos do chamado peronismo, governou a Argentina de janeiro de 2002 a dezembro de 2003, período em que o país enfrentou a sua pior crise econômica. Ele cumpriu o restante do mandato do então presidente Fernando de la Rúa, que renunciou ao cargo por causa da crise, somente vencida quando Néstor Kirchner assumiu a Presidência em 2003. Kirchner deixou o governo em 2007, passando a faixa presidencial para sua mulher Cristina Kirchner.

Fonte: Agência Brasil