DO BLOG DO PARSIFAL


A nociva consequência do aparelhamento partidário nos organismos do Estado

Shot016
Todo governo comete mais de um erro por dia. O dever da oposição é denuncia-los e minar a capacidade do governo de continuar com os elementos que os propiciam.
O sonho de todo governo é enfraquecer ou cooptar a oposição. Uma oposição que não cede é salutar ao processo democrático.
> Os efeitos de uma oposição anêmica
Os oito anos de Lula e dois de Dilma amofinaram a oposição e essa não forniu um líder que comande o processo de reoxigenação das estruturas de poder. O efeito imediato da fratura é que o PT aparelhou a União com uma voracidade “nunca antes vista na história desse país”.
> A Petrobras monocromática 
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), que tem pretensões presidenciais, mas não estoca tutano oposicionista para bater Dilma em 2014, publicou um retrato em preto e branco da Petrobras, debitando ao aparelhamento da petroleira as razões dos seus recentes insucessos.
Ao lado do aparelhamento está a crise global, mas a entrega de cargos estratégicos da empresa a quadros políticos sem expertise na área, potencializaram a debacle dos ótimos índices que a Petrobras historicamente acumulava.
> Troca de comando
Clique aqui e leia o artigo de Aécio, que deve ser visto sem o viés partidário para que se perceba a gravidade que os dados ali enumerados significam: foram eles as razões que levaram a presidente Dilma a arrefecer o aparelhamento, nomeando Graça Foster para presidir a empresa.