VISUAL

Chapas da pintura de muro do Evandro
O visual da campanha do Evandro teve plus ontem com a colocação de cavaletes nas principais avenidas da cidade, cousou um impacto visual tremendo, o que reforçou a ação de fixar as bandeiras no chão em algumas ruas também. O centro da cidade é domínio visual dos verdes.

Apesar deste domínio visual vejo alguns pontos fracos neste aspecto.

1- Pintura de muro: a coordenação do Evandro está com uma demanda muito grande de muros para pintar, mas não está dando conta, terminou julho e ainda falta muito muro para ser pintado. Neste aspecto tenho a sensação de que os amarelos estão na frente, por todo canto tem muro pintado do Dr.. Isso deve ser remediado com a entrada em campo da Equipe Batchan que usará sua técnica para tentar vencer os pedidos de pintura de muro para o Evandro. De qualquer forma é um bom problema, seria ruim se não tivesse muro para pintar, mas tem e é muito.

2- Evandro Só: O visual da campanha todo está o Evandro sozinho, até compreendo a estratégia, porém é uma estratégia heterodoxa, tem coisa que não adianta tentar inventar, o mais simples é ser ortodoxo, ou seja, o mais comum é o material de campanha de qualquer candidato majoritário sair com o seu vice, como fez o Dr. e o Cadinho, o Dr. Ronaldo e o Carlinho do Jaú. Principalmente quando seu vice é o Carlinhos Cancela, é preciso explorar a imagem dele, é preciso agregar a popularidade do Carlinho ao Evandro que é, para muitos izabelenses, um ilustre desconhecido, as pesquisas mostram isso, as pessoas que dizem que não votam no Evandro é porque não o conhecem.

Além do Carlinho o Evandro podia colar sua imagem a de outras pessoas populares da cidade como o Gílson Freitas, Edílson Abreu, Marió, bem como de alguns candidatos a vereador como o Nunes, o Tony, o Ricardo, o Valdeci entre outros. Por isso me preocupo de ver a propaganda visual dos candidatos a vereador do lado do Evandro sem visual deste, alguns não citam sequer o nome do candidato a prefeito. É preciso que isso seja revisto.

3- Balançadoras de bandeira: Aquelas mulheres que são a cara da riqueza balançando bandeira nas principais ruas da cidade é uma ação de campanha ortodoxa, toda eleição tem, todos os candidatos põem mulheres para passar o dia em pé balançando bandeira, inclusive o PT fez isso nas últimas eleições estaduais e o Gilberto deverá fazer daqui uns dias, isso é normal. 

Eu particularmente acho deprimente, como disse-me uma fez o escritor João Bosco Maia, é a exploração da miséria alheia. Não sei o que acrescenta a uma campanha aquelas mulheres maltrapilhas, com  o sofrimento de vida estampado na cara e sem nenhuma vontade de balançar a bandeira. É preferível deixar afixadas as bandeiras no chão como foi feito. Seria mais útil utilizar a balançadeiras nas caminhadas ou em outras ações de campanha.