Campeão paraense, Independente faz história

O Independente Tucuruí é o primeiro campeão estadual vindo do interior do Pará. O time derrotou o Paissandu nos pênaltis, por 3 a 0, na tarde deste domingo, no estádio Edgard Proença e levantou o título paraense da temporada. Os primeiros movimentos indicavam um Paissandu mais agressivo. Sidny avançava pela esquerda e movimentava os atacantes Rafael Oliveira e Mendes. A pressão surtiu efeito. Aos 13 minutos, a defesa do Independente parou o centroavante Mendes com falta na entrada da área. Sidny cobrou à meia altura. A bola desviou na barreira e enganou o goleiro Osmair, que substituía o titular Dida, barrado a poucos minutos do começo do jogo.
O Independente, que estava muito recuado até sofrer o gol, resolveu sair para o ataque e começou a criar oportunidades. Wegno e Joãozinho perderam duas grandes chances, aos 16 e 25 minutos, respectivamente. O Paissandu se fechou na defesa, tentando explorar os contra-ataques, mas passou a ser sufocado pela equipe de Tucuruí. Alexandre Carioca, que marcava Gian, levou cartão amarelo. O time parecia nervoso apesar da vantagem no placar. Aos 38 minutos, uma trama do ataque resultou no empate do Independente: Gian tocou bola para Marçal, este passou para Fábio, que devolveu para o meia dentro da área. Ele bateu de curva, fora do alcance de Alexandre Fávaro. Golaço de Marçal. Três minutos depois, Wegno aproveitou cruzamento de Marçal para a pequena área e desviou para as redes, depois de falha do zagueiro Diguinho. Aos 46 minutos, veio o terceiro gol: Joãozinho recebeu passe diante dos zagueiros e chutou rasteiro no canto de Fávaro.
No intervalo, Roberto Fernandes tirou Alisson e botou Sandro no time e substituiu Andrei por Héliton. E foi o atacante que descontou, logo aos 9 minutos, aproveitando rebote do goleiro Osmair em cobrança de falta de Mendes. O Independente se mantinha cauteloso, esperando oportunidades para contragolpear. Aos 32 minutos, Joãozinho cabeceou bola no travessão de Fávaro. Logo em seguida, Sinomar decidiu fechar ainda mais a defesa, trocando o atacante Wegno pelo volante Moisés. Aos 41, em perfeito lançamento de Marçal, Joãozinho invadiu a área e bateu na saída de Fávaro, que desviou a bola com o braço. Sinomar partiu então para a segunda mudança defensiva: tirou Gian e pôs o zagueiro Marraqueti no time. O castigo veio a galope: aos 44, após confusão na intermediária do Independente, a bola sobrou para Sandro chutar forte e empatar novamente a partida.
Com o empate no tempo normal, a decisão foi para os penais e aí veio nova surpresa. O Paissandu desperdiçou todas as três cobranças iniciais. Sidny, Rafael Oliveira e Mendes mandaram a bola por cima do gol. Os batedores do Independente, ao contrário, foram certeiros: Fábio Gaúcho, Lima e Adson converteram as suas cobranças e garantiram o título histórico.

Blog do Gerson