ESTRATÉGIA

A estratégia do PPS izabelense é lançar o contador Ronaldo de Americano a prefeito em 2012. A decisão não é unânime, alguns dirigentes do partido ainda buscam a filiação do Gílson do Paraense.
Ambas as estratégias tem virtudes e problemas.
A virtude do Dr. Ronaldo é que ele é um homem intelectualizado e sensível, além de ser partidário; porém sua candidatura pode padecer de aliados, corre o risco de o PPS lançar candidato sem coligação como já ocorrera na primeira campanha do Cadinho. Outro problema que pode ocorrer é de não se conseguir candidatos a vereador que em geral migram para as candidaturas de mais expressão, o que também aconteceu com o Cadinho quando foi candidato pelo PPS.
A virtude do Gilson é que ele é deve polarizar a elição com o Dr. Gilberto, ou seja, ele pode ser o prefeito em 2013, o que seria uma grande vitória do PPS, porém o Gílson, pode não ser partidário e controlar o partido absolutamente diminuindo as suas instituições, como acontece em Marituba com o Bertoldo, além de que sua vinda para o PPS pode inflar o partido com políticos tradicionais que sempre estão as voltas dos candidatos mais abonados esperando uma boquinha.