UMA VIDA DEDICADA AO A.C. IZABELENSE

Os que testemunharam o trabalho de Manoel Ernestino da Silva, o mestre Silva, junto ao glorioso A.C. Izabelense, sabem da sua dedicação e zelo por esta agremiação da qual era o último fundador vivo. Além de idealizador e criador do nosso hoje Frangão da Estrada , este cametaense, de coração izabelense ,muito lutou (às vezes até sozinho), para que a chama de seu ideário jamais apagasse.
Em 26 de Abril de 1924 ele concretizava o seu maior sonho, fundando com um grupo de amigos o Izabelense Futebol Clube que mais tarde adotou o atual nome. Foram muitos anos de trabalho e abnegação, quando ele ocupou todos os cargos na agremiação: de fundador, diretor, atleta e treinador -demonstrando em todas essas atividades, o espírito de companheirismo, lealdade e pujança, sendo um verdadeiro motivador para aqueles que com ele conviviam, também defendessem com igual denodo as cores vermelha e branca. Durante essa trajetória, muitos foram aqueles, que por sua simpatia, os levou para fazer parte da Família Izabelense, principalmente valorosos atletas. Mesmo em situações adversas como nas décadas de 40 e 50 , jamais fugiu da luta e com a sua incrível dedicação, fazia o clube -que sempre amou- ressurgir das cinzas. Não foram poucas as vezes, que realizava pequenos sorteios (rifas), para angariar meios e fazer com que o clube não cerrasse as portas. Um dos últimos elencos que conseguiu montar foi nos anos 60, ao convidar um grupo de jogadores que participavam de um time de categoria juvenil de nome Leãozinho, quando quase todos assumiram a condição de titular do Vermelhão da Estrada em 1963.
Por tudo que o Mestre fez pelo Izabelense, podemos afirmar que ele fora o maior baluarte de toda a sua história e sua obra, deve ser continuada pelos que o prezavam e o acompanharam nessa árdua caminhada, em profundo respeito ao seu legado e sua invulgar dedicação.
Um vulto de sua envergadura, jamais pode ser esquecido ou vilipendiado, principalmente quando lhe retiraram o nome do frontispicio do Ginásio de Esportes, em um ato descabível e oportunista. Figuras como Manoel Silva, merecem um busto no estádio Avi-Rubro , que ele fez nascer, crescer e ainda deixou a chama imorredoura de sua dedicação.
Ele nos deixou, pelos designos Divinos, no dia 30 de Setembro de 1999, aos 91 anos de idade -porém sua obra jamais será esquecida, enquanto existir verdadeiros Alvi-Rubros com o seu perfil e, soergam a bandeira desse clube, com o mesmo denodo e dedicação.

Blog do Lino